Seguindo a ideia de deixar os materiais de leitura e estudo mais visíveis, disponibilizo uma lista daqueles que entendo ser importante para os profissionais que já estão atuando e já leram os documentos básicos.
Imagino que vocês já leram os documentos da página Está começando no CRAS? o que ler? se não, acesse AQUI , se sim, ótimo, mas eles continuarão com vocês! isso mesmo, são documentos imprescindíveis e requerem uma constante consulta, seja para elaborar projetos, planos de trabalho, planejar atividades mais rotineiras, seja para preparar materiais de divulgação do trabalho da PSB, porque quem aí nunca teve que montar uma apresentação – pp- para ir dar uma palestra sobre CRAS, SUAS, PAIF, BPC, e outros assuntos? é preciso ter esses materiais sempre em mãos.
NOTA: ESSA DIVISÃO DO POST É APENAS PARA FACILITAR QUEM BUSCA POR ESSES MATERIAIS E OU ESTÃO COMEÇANDO NO CRAS (maior parte das perguntas/comentários se refere a isso) – por isso dividi em duas categorias. acredito que quem acabou de ser contratado para atuar na PSB não vai começar lendo caderno de gestão do PETI ou NOB-RH … começaria pela Tipificação, cadernos PAIF, não é?
Vou disponibilizar materiais do SUAS em geral, mas ressalto que temos que visitar e/ou revisitar teóricos, teorias de nossa área de atuação e porque não visitar algo que nos esclareça as atribuições dos demais colegas de trabalho e conhecer um pouquinho sobre áreas que nos favoreça e auxilie numa atuação mais eficiente.
Devo dizer também que os materiais referente ao CREAS são parte desta sugestão, porque não dá para atuar em CRAS sem saber o que se faz no CREAS! e vice-versa. Quero dizer que devemos conhecer a rede socioassistencial e a rede intersetorial do nosso Município, o que reflete positivamente nos serviços ofertados nas unidades da proteção social.
Abaixo a relação dos materiais:
é só clicar para baixar
1 – Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS– NOB-RH/SUAS
3 – O CRAS que temos, o CRAS que queremos – Volume 1
4 – Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS
7 – Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
11 – Lei 08.742 – 07.12.1993 – LOAS consolidada (Lei 12.435_2011)
12 – LIVRO Bolsa_Familia
13 – Resolução Retifica a composição da equipe de referencia
14 – Resolução CIT 2011 – 004 – 24.05.2011 – Parametros para o registro de informações no CRAS e CREAS-1
Artigos
16 – TRABALHO INTERDISCIPLINAR
17 –Apresentacao Painel 1.1 Lucia Afonso-2
18 – METODOLOGIA FAMILIAS
19 – acompanhamento a familias PBF MDS ( de 2006, mas é interessante – tem exemplos de dinâmicas de grupo no final)
20 – INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS NA COMUNIDADE
21 – O papel do psicologo – Martin-Baro
22 – Martin-Baró
23 –PSICOLOGIA E POBREZA NO BRASIL
24 – O ELOGIO DA TRANSVERSALIDADE
26 – processo grupal martinbaro
27 – crepop psi
Por hoje é isso pessoal! a maioria está disponível no site do MDS, onde tem mais materiais não disponibilizados aqui – endereço do site: http://www.mds.gov.br/ e os demais são materiais do meu arquivo.
Ps. Vou atualizar a página com indicações de sites e blogs afins… sugestões de LIVROS vocês podem conferir abaixo

Boa leitura
Espero que seja útil!
deixe sua sugestão e quais leituras vocês consideram imprescindíveis para o trabalho no SUAS!
E SOBRE OS OFICINEIROS ,OQUE VC ACHA
CurtirCurtir
Olá Rozana, seu blog muito informativo. Gostaria de que me esclarecesse uma dúvida. Observo que o Conselho Tutelar ao receber denuncias de maus tratos, abuso ou negligência contra crianças e adolescentes, costuma a emitir requisições de serviço, requerendo do serviço social do cras a averiguação da denúncia. A equipe técnica do CRAS tem tal atribuição? Isso pode ser demandado pelo conselho Tutelar?
CurtirCurtir
Rozana bom dia, primeiramente parabéns pelo blog, é uma fonte de conhecimento a qual recorro sempre q preciso. Eu gostaria de uma informação a respeito do acompanhamento familiar, qual o numero máximo de famílias podem ser inseridas no acompanhamento por período, em um Cras porte 1?
CurtirCurtir
Bom dia Rozana. primeiramente quero parabeniza-la pelo blog, sua disponibilidade em compartilhar conhecimentos por si só já é a grande estrela do lugar. Parabéns, você é uma profissional digna de servir de exemplo para todos os profissionais.
sou assistente social, trabalho na secretaria de planejamento ( departamento de projetos para a Assistência social) do meu município no oeste do estado do Pará, município de pequeno porte. Foi em busca de orientações fundamentadas que ajudasse no meu trabalho que encontrei seu blog. Amei!!!! Que Deus te abençoe a cada dia. Certamente estarei por aqui sempre que puder, aprendo muito com você. obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Ana,
Mil vezes gratidão por você ter reservado um tempinho do seu dia para me escrever esse retorno tão cheio de carinho e afeto. Saiba que é pensando em colegas como você que me dedico a esse espaço!
Volte sempre mesmo, esse espaço é nosso😍
Um abraço
CurtirCurtir
Muito bom o Blog! Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Thiago 🙂
CurtirCurtir
Boa noite Rozana, sou estudante de Serviço Social e estou no sexto semestre, preciso elaborar meu projeto de intervenção nesse período, com a realidade do meu campo de estágio, pensei em fazer em relação a Busca Ativa, então se possível tem como me indicar algum material ou sugestão de livro para que eu possa fundamentar o meu projeto.
Agradeço desde já.
Arilma Melo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Arilma, boa noite. O livro “O BRASIL SEM MISÉRIA” do MDS traz bastante coisa sobre Busca Ativa, veja aqui:https://craspsicologia.wordpress.com/2014/12/15/o-mds-lanca-livro-sobre-o-plano-brasil-sem-miseria/
Um abraço
CurtirCurtir
Obrigada Rozana!
CurtirCurtido por 1 pessoa
estou precisando de uns materiais sobre o direito do idoso na terceira idade,por favor e obrigada
CurtirCurtir
Você conhece o Estatuto do Idoso, Antônia?
CurtirCurtir
OBRIGADA!! Iniciei a leitura sobre CRAS e estou encantada com suas dicas, já salvei sua pagina em meus favoritos, imprimi diversos artigos, fiz a lista de livros para comprar…
Busco primeiro entender o funcionamento do CRAS e logo em seguida pensar sobre a atuação do psicólogo neste campo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Marta! por nada 🙂
Achei ótimo seu comentário. Brigada pela visita. Um abraço
CurtirCurtir
Bom dia Rosana,
Sou Psicóloga e trabalho no CRAS em um município de Pequeno Porte I.
Normalmente, o juiz da região emite solicitações de relatórios psicossociais sobre determinado usuário/família para a equipe técnica do CRAS. Estive em uma palestra sua no CRP – Salvador, e me recordo de uma fala sobre uma resolução que nos isenta da obrigatoriedade da construção deste tipo de documento, uma vez que não somos peritos técnicos para avaliação, e esta prática não compõe as nossas atribuições técnicas no CRAS. Você poderia me informar acerca de qual resolução seria esta?
CurtirCurtir
Olá Rozana, sou psicóloga e atuo no Cras de Iraquara-BA. Desde que comecei o meu trabalho aqui venho seguindo o seu blog, que sempre me (nos) ajuda muito. Portanto, primeiramente parabéns!!! Em segundo lugar, gostaria de saber se o MDS já disponibilizou alguma orientação sobre o SCFV após o reordenamento, além do caderno “concepção de convivência e fortalecimento de vínculos”. Pesquisei no site, mas não encontrei nada muito recente. De qualquer modo, achei melhor me certificar com você. Caso eles ainda não tenham disponibilizado, você teria alguma sugestão de material que sirva como orientação para os orientadores sociais que trabalharão com grupos de crianças e adolescentes? Se sim, peço, encarecidamente, que me passe.
Desde já, muito abrigada.
Abraços. Ruana
CurtirCurtir
Oi Ruana, obrigada pelas considerações sobre o Blog, fico feliz por isso!
Conheço os materiais que você citou, mas já fiz um post com materiais que podem contribuir na execução do serviço, segue o link: https://craspsicologia.wordpress.com/2013/04/27/acoes-socioeducativas-e-de-convivencia-com-criancas-e-jovens/
um abraço
CurtirCurtir
Bom Dia Rozana!
Sou Assistente Social do CRAS do meu município e gosto de mais de seu Blog, sempre com postagens magnificas pra nossa área…curti muito a Dinâmica vou aplica-la na minha equipe…Você está de parabéns.
CurtirCurtir
Oi Ideania! seja sempre muito bem-vinda! obrigada pelo comentário! fico feliz que gostou e irá aplicar a dinâmica! bom trabalho!
Um abraço
CurtirCurtir
Amei o seu blog, muito bom mesmo. Obrigada pela sua disponibilidade de servir e de compartilhar o seu conhecimento a respeito do assunto. Pessoas como você é que fazem toda diferença em um mundo tão individualista e egoísta. Obrigada mesmo.
CurtirCurtir
Oi Carla, muito obrigada pelo carinho! participe sempre aqui conosco!
Um abraço!
CurtirCurtir
Olá Rozana Boa Tarde, gostaria de enviar uma pergunta para que eu, você e outros profissionais aqui possamos refletir sobre o assunto. No Cras recebemos muitas denuncias de maus tratos contra a pessoa idosa. Aqui na minha cidade por exemplo tem o PSF e o CRAS não temos outros orgãos que possam nos ajudar na questão. Bem, desta forma,eu psicóloga, juntamente com a assistente social e um enfermeiro ou outros profissionais quando necessário realizamos a visita para identificação da demanda. Uma vez identificada fazemos orientações a família para que tome providencias ou em ultimo caso levamos para um asilo em cidades próximas com consentimento da pessoa e da família onde possa receber todo o suporte necessário, mas não gosto muito dessa decisão. Nos casos em que a família não demostra interesse em mudanças e a pessoa se recusa a ir para um asilo como proceder??? Me sinto muito impotente nessa questão para que a situação não se prenda somente aos relatórios e/ou encaminhamentos.
CurtirCurtir
Oi Jacyara, Obrigada pela seu comentário.
O Município que não possui CREAS, onde tem o serviço destinado aos idosos que sofrem violência, a Secretaria deve manter uma equipe de proteção especial até que seja providenciado a unidade para ofertar deste serviço. Esta “política” de asilo já foi revista e hoje a PNAS – Tipificação dos Serviços socioassistenciais orienta sobre o Acolhimento institucional, o qual é feito provisoriamente. O trabalho da equipe da Proteção Social Especial é identificar os problemas que levam ou levaram a violência e como é a dinâmica familiar, fazendo assim um acompanhamento para que a família se responsabilize pelo idoso – família que pode ser filhos, irmãos ou alguém muito próximo e que tenha laços com este idoso. Assim, somente na impossibilidade do idoso conviver com a família é que se insere o idoso numa instituição de longa permanência – ILP.
Veja mais em: http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/assistencia-social/pse-protecao-social-especial/servicos-de-alta-complexidade/servico-de-acolhimento-institucional
e acesse a Tipificação neste Post, ou no site MDS https://craspsicologia.wordpress.com/leitura-cras-e-creas/papel-do-psicologo-no-cras/
Um abraço!
CurtirCurtir
Oi Rozana, sou Secretária de Assistencia social no cras a 6 meses e tenho uma psicologa que atende no dia todo entre 1 a 2 pessoas ;ou as vezes nenhum e coloca a culpa no as pacientes que nao vem, ,acho pouco e ela me disse que no cargo dela no cras não é para pacientes que vem de outras secretarias, tipo saude e educacao e. me pede pra contratar mais outra psicologa,, pois está sobrecarregada ao questiona-la ela me disse que não é pra atender individualmente e sim em grupo, mas nen assim ele faz, como é concursada me vejo de mão atadas. Meu municipio tem apenas 5.000 habitantes e ela é a unica psicologa e não quer atender a comunidade, nem mesmo criancas do adolescer, projetos do cras
Gostaria de fazer a coisa certa só isso,.Voce pode me ajudar
CurtirCurtir
Olá Luciane, Seja bem-vinda e obrigada pela participação!
A profissional a qual você se refere, é da equipe do CRAS? o trabalho do CRAS desenvolve obrigatoriamente o PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, assim, essa profissional, deverá executar as atribuições elencadas para o profissional de nível superior que compõe a equipe – obrigatoriamente a equipe é formada por assistente social e psicólogo. Cada política pública tem uma sua especificidade e objetivos, assim, a assistência social não pode fazer o papel da saúde, ofertando atendimento na área de saúde mental por exemplo! espero ter colaborado e aguardo seu retorno para continuarmos a conversa!
Um abraço
CurtirCurtir
Gostei do site, parabens…. Sou assistente social e coordenadora de um cras
CurtirCurtir
Obrigada Marinalda! bem-vinda sempre!
CurtirCurtir
Oi Rosana..gosto muito do seu blog e gostaria de saber se voce tem algum material sobre o o reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Parabéns pelo seu trabalho
CurtirCurtir
Oi Sabrina! visite o post a seguir, o qual contém diversos links para acesso a diversos materiais:
https://craspsicologia.wordpress.com/2013/04/23/reordenamento-do-servico-de-convivencia-e-fortalecimento-de-vinculos-scfv/
Agradeço pelo carinho e por você gostar deste espaço!
CurtirCurtir
Olá, parabéns pelo trabalho!
Não consigo abrir os links 10 a 14…
Um grande abraço
Lílian
CurtirCurtir
Oi Lílian, Obrigada por avisar! já atualizei
um abraço
CurtirCurtir
bom dia, não consigo abrir nenhum link das sugestões de artigos…
CurtirCurtir
Oi Janne, agradeço muito por ter avisado! já atualizei os links!
Obrigada!
CurtirCurtir
Parabéns pelo blog! É de extrema importância para a categoria. Gostaria de saber sobre a carga horária do cras para os psicologos. Obrigada!
CurtirCurtir
Oi Paula! obrigada!
A carga horária será de acordo com o contrato – ou concurso realizado pelo Município! o CRAS tem que funcionar 40 horas semanais, assim, a maioria dos contratos são 40h, mas têm alguns Cras que montam 2 equipes, cada uma com 20h. Mas isso é muito relativo e muda muito de uma região para outra! um abraço
CurtirCurtir
Oi Rosana, gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho que prestas a todos nós que atuamos nos programas sociais do governo como o CRAS e aos futuros profissionais que ainda irão atuar. Sou psicóloga e mesmo trabalhando já ha bastante tempo no CRAS em diversos municípios, tenho edificuldades pois a maioria destes profissionais nao estão costumados a trabalharem em gupos ou equipes e assim nosso acesso a informação fica mais restrito a procura nas livrarias , MDS e sites como o seu. Obrigada suas boas idéias são sempre bem vindas. Abraço fraterno.
Tania
CurtirCurtir
Obrigada Tânia, muito contente ao ler seu comentário! luto todos os dias para manter minha dedicação e motivação ( que pra mim é continuar vendo razão e sentido no meu trabalho) e este Blog é meu companheiro e a maneira que encontrei para manter um nível satisfatório de comprometimento com o trabalho. Já tive e tenho momentos dificeis no trabalho, provenientes de vários atravessamentos que impedem um trabalho mais qualificado e mais coeso, mas, ainda, o Blog me ajuda a permanecer interessada neste fazer. Por isso, é muito bom e animador ler comentários como seu! Obrigada e que tenhamos força e coragem para prosseguirmos, mesmo com tantos desafios!
CurtirCurtir
Olá, Rozana, sempre que possível acompanho teu blog e quando encontro algo interessante para atuação Psi no SUAS lembro logo daqui. A maior parte do material já se encontra no blog. Trago uma sugestão de material sobre boas práticas para garantir a convivência familiar e comunitária a crianças e adolescentes. É direcionado (contextualizado) para o Rio Grande do Sul, pois foi produzido por equipe de pesquisadores de lá. Mas acredito que é possível realizar as adaptações necessárias para outros contextos. Os links estãio abaixo (arquivo em pdf):
http://www.msmidia.com/ceprua/arquivos/boas_praticas.pdf ou
http://www.ceprua.org/
Abraços e parabéns pelo blog.
CurtirCurtir
Oi Lívia, Sim, gosto muito de suas participações e fico muito contente em saber que você continua dando sentido ao Blog! obrigada mesmo!
e meus agradecimentos pela valiosa colaboração! vou ler e depois vou indicar num post aqui!!
Obrigada!
CurtirCurtir
Parabéns pelas informações!!!
estão bem consistentes.
CurtirCurtir
Obrigada Manoel! bem-vindo
CurtirCurtir
Oi Rozana parabéns pelo trabalho! Estou iniciando um trabalho no Cras e gostaria de conhecer projetos com crianças e adolescentes, se puder me enviar algum projeto fico grata. um abraço
CurtirCurtir
Oi Rosalia, obrigada pelo carinho! eu não tenho “projetos” para este público. Mas quando você fala projeto é o quê? ideias de atividades? ou como é formatado os serviços? postarei em breve, um material socioeducativo sobre trabalho com adolescentes – para saber quando for publicado cadastre seu e-mail aqui no blog (canto direito da página) assim vocÊ ficará sabendo via e-mail, sobre esta e outras postagens!
abços
CurtirCurtir