CREAS – Dicas de leitura

Olá leitores! hoje o post é direcionado aos colegas que atuam na Proteção Social Especial, média e alta complexidade, CREAS e os demais serviços e unidades. Organizei uma lista com alguns materiais acerca do trabalho neste níveis de proteção social, os quais acredito ser de relevância para nortear discussões e pautar a atuação dos técnicos de referência, coordenadores e gestores em geral.

MATERIAIS MDSPara baixar os documentos é só clicar nos títulos abaixo

  1. Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais – Reimpressão 2013 
  2. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
  3. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua
  4. Perguntas e Respostas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
  5. Perguntas e Respostas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)
  6. Cartilha BPC – Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social
  7. Política Nacional do Idoso
  8. Estatuto do Idoso
  9. Lei Orgânica de Assistência Social – Loas Anotada
  10. Orientações Técnicas sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos (prioridade para crianças e adolescentes integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)
  11. Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004 e Norma Operacional Básica – NOB/SUAS
  12. Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS
  13. conanda_acolhimento

ARTIGOS-TEXTOS – Para baixar os documentos é só clicar nos títulos abaixo

  1. A Revelação de Abuso Sexual
  2. ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS
  3. Adolescentes em Conflito com a Lei
  4. VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MENINOS – DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
  5. QUANDO O SILÊNCIO É ROMPIDO
  6. A Revelação de Abuso Sexual

PSE – Gestão PETI – Para baixar os documentos é só clicar nos títulos abaixo

  1. Programa de erradicação do trabalho infantil
  2. O TRABALHO INFANTIL DOMÉSTICO
  3. MULHERES QUE SOFREM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
  4. MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
  5. Adolescentes em Conflito com a Lei
  6. Um Olhar sobre a familia de jovens MSE
  7. ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS
  8. Oficina Socioeducativa com adolescentes em medidas socioeducativas
  9. Adolescentes em conflito com a Lei e as medidas socioeducativas
Atuação na Proteção Social Especial – Alta Complexidade – Para baixar os documentos é só clicar nos títulos abaixo 
  1. Orientações Técnicas:Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes ORIENTAÇOES_TECNICAS_FINAL
  2. Plano de Acolhimento
  3. Novos rumos do acolhimento
Indicação Site NECA  – Assista também aos dois vídeos, clique nos links a seguir: Vídeo 1: Que casa é essa? – Vídeo 2: Abrigos em movimento

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Update: 02/06/2016

george

Boa leitura a todos!

37 comentários em “CREAS – Dicas de leitura

Adicione o seu

  1. sou psicóloga no creas, trabalho sozinha com o Paefi. gostaria de saber mais a respeito da forma de trabalho que pode ser realizada pela psicologa no SUAS, principalmente com crianças. obrigada

    Curtir

  2. Oi, Rozana! Sou estudante do 7º período do curso de Serviço Social e gostaria de ler algo sobre a interface entre as proteções sociais Básica e Especial, Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

  3. Boa tarde Rosana. Tenho uma dúvida sobre desligamento da família do Crea. Caso a família não compareça aos atendimentos em casos de negligência ou violência a família o Creas deve desligar a família? E encaminhar para o Cras ?

    Curtir

    1. Viviana, se a violação persiste o ideal é que você encaminhe a demanda ao Ministério Público para que outras intervenções sejam realizadas.

      Curtir

  4. Oi, Rozana! Parabéns pela iniciativa! Eu sou coordenadora de um CREAS em Aracaju-SE e estou buscando material para discussão sobre o trabalho psicossocial das equipes, mas eu estava querendo algum texto que discutisse os papeis e as relações entre psicólogos e assistentes sociais, não uma normativa técnica, sabe? Será que você pode me ajudar?

    Curtir

    1. Boa tarde.
      Rozana
      Estou como coordenadora da Especial e gostaria de saber se existe este material supracitado.
      Grata

      Curtir

  5. Rozana boa noite! Comecei a trabalhar no CREAS e queria q vc me explicasse melhor na atuação a diferença entre CREAS e Conselho tutelar.

    Curtir

    1. Maria,
      Acredito que por aqui a melhor forma de ajudar seja reforçando os documentos que você precisa ler que constam a diferença da atribuição.
      Por exemplo o artigo 136 do ECA trata especificamente das atribuições do CT (TÍTULO V – DO CONSELHO TUTELAR
      CAPÍTULO I – DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 131 ao 140).
      Atribuições do Conselho Tutelar (comentado):http://www.crianca.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1835

      Clique para acessar o caderno-de-orientac3a7c3b5es-creas-mds.pdf

      Curtir

  6. Olá Rozana! Sou Catiana, gostaria de saber se existe algum site ou documento para que possa me auxiliar no quesito de responder ao Juiz em relação aos processos de adoção? Atualmente saí do Cras e estou no CREAS e eles tem direcionado para execução de Estudo Psicossocial para processo de adoção, mas sabemos que este serviço é direcionado para O psicólogo Perito que muitos municípios deveria ser cadastrado e não tem. Mesmo assim preciso responder para não desacatar, porém além do código de ética gostaria de mais algum embasamento para realizar tal resposta.

    Abraços!

    Curtir

    1. Boa tarde, Catiana!

      Existe a Nota Técnica da Secretaria Nacional de Assistência Social/ MDS nº 02/2016, que trata da relação entre o SUAS e os órgãos do Sistema de Justiça.

      Clique para acessar o NotaTecnica_SUAS_Sistema%20de%20Justica_2016.pdf

      Existe também Ofício do Conselho Federal de Serviço Social nº 041/ 2014 encaminhado ao Presidente do Conselho Nacional de Justiça com Pedido de Providência acerca dessas questões.

      Clique para acessar o oficio-41-2014.pdf

      Abraços!

      Curtir

  7. Boa tarde! Rosana, parabéns pelo lindo trabalho. Sou Assistente social, me formei faz 2 anos, vou trabalhar na área da educação da minha cidade, gostaria de pedir a você dicas de leitura para nortear melhor o meu trabalho.
    Um abraço.

    Curtir

  8. Olá Rozana Fonseca
    Sou Otacílio Jr. Atualmente estou prestando serviço no CREAS do município de Itapajé-CE.
    Mas estou responsável pela chefia e pela implementação do Departamento de Proteção Social Especial de Alta e média complexidade.

    Gostaria de saber se tens informações sobre a chefia e o referido departamento.

    muito grato pela atenção.

    Otacílio Jr.

    Curtir

  9. Rosana sou estudante do terceiro ano de Serviço Social e estou em fase de estágio gostaria de maiores esclarecimentos a esse respeito. Obrigado.

    Curtir

  10. Pode informar um link onde eu encontre este material: Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)…o site do Mds está inoperante

    Curtir

  11. Oi Sonia Regina Mendonça Brandt, sou psicóloga e trabalho no CREAS. Aqui na minha cidade temos o mesmo problema. Várias denúncias do disque 100, além de pedidos da polícia civil para indicar autor de agressões físicas em caso de criança e adolescente. É um fato lamentável!!

    Curtir

  12. Bom dia, Rozana! Tudo bem?
    Sou assistente social da equipe de referência da Proteção Social Especial em Macatuba/SP.
    Eu, juntamente com a psicóloga, iniciamos um projeto junto aos adolescentes das famílias acompanhadas, cujo objetivo é possibilitar o desenvolvimento das habilidades sociais.
    Gostaria, por gentileza, que indicasse um filme que trate sobre a interação social.

    Grata,

    Curtir

  13. Estou iniciando o trabalho no CREAS PAEFI da minha cidade e me deparei com uma dúvida e que gerou um grande impasse na equipe, pois eu particularmente entendo o serviço como Órgão de atendimento e acompanhamento, e não como fiscalizador. No entanto, o Ministério Público nos envia todas as denuncias do disque 100 para a averiguação. Entendo o Disque 100 como o inicio do processo investigativo e que cabe ao conselho tutelar e delegacias especializadas. A partir de então, após analise do caso, deve-se encaminhá-lo para o devido acompanhamento. Estou certa neste entendimento, por favor me esclareça.

    Curtir

    1. Oi Sônia,

      Estou de acordo com seu entendimento, o CREAS não é um órgão INVESTIGADOR! Tem muitos Municípios com este problema, uma vez que o nº de Conselhos é insuficiente e não tem delegacia especializada. Se no seu Município existir esta rede, seria proveitoso reunir todos os órgãos para dialogarem e criarem um fluxo após o recebimento da denúncia.

      Depois nos conte como vocês resolveram esta questão! um abraço

      Curtir

  14. Rosana,parabéns pelo trabalho, sou Assistente Social, fui contratada para trabalhar no Cras Volante da minha cidade,e o meu primeiro trabalho,gostaria se for possível algumas dicas,e material para que eu possa desenvolver um bom trabalho desde já agradeço.

    Curtir

  15. Rosana, parabéns, pelo lindo trabalho: sou Assistente Social, me formei faz um bom tempo rs, vou coordenar o CREAS da minha cidade, que responssabilidade! gostaria de pedir você dica de leituras para eu nortear melhor meu trabalho. Um abraço: email, maehelena.1@gmail.com

    Curtir

  16. Sou estudante de psicologia e estou no 9º período. Comecei a trabalhar com oficinas no CREAS este ano e estou gostando muito. Me deparei com este blog maravilhoso e cheio de matérias interessantíssimas que está me ajudando muito. Quero te parabenizar por esta iniciativa. Esses materiais são excelentes…

    Curtir

      1. Rozana , trabalho como educadora social do CREAS. CAI DE PARAQUEDAS A MINHA COORDENADORA ESTA ME PEDINDO UM PLANEJAMENTO E ATIVIDADE COM GRUPOS E FORA O CREAS, O QUE POSSO FAZER?

        Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: