73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

747 trabalhadoras do SUAS participaram da pesquisa sobre Assédio Moral no Trabalho no SUAS.


Com este título gigante do post começo agradecendo às 747 trabalhadoras do SUAS que participaram da pesquisa sobre Assédio Moral no Trabalho no SUAS. A pesquisa só foi possível porque a rede do BPS provou a relevância deste espaço, me permitindo concluir que a pesquisa tem ainda mais valor simbólico para a minha vida pessoal e profissional.

Não estudei o SUAS em si, mas com a pesquisa realizei mais do que um dia pude sonhar: a oportunidade de juntar o SUAS, o Blog Psicologia no SUAS e um tema inédito no campo da Assistência Social. Sinto que cumpri minha missão de problematizar o SUAS em uma perspectiva crítica, que assume, com essa pesquisa, a abertura de um caminho até então não trafegável para que a assistência social recomece a escrever sua história valorizando e protegendo quem sustenta sua única razão de existir: proporcionar seguranças socioassistenciais a quem sofre as piores violações dos direitos fundamentais e sociais.

Concluir o mestrado me trouxe mais alegria do que imaginava ser possível sentir. Na defesa caiu de vez a ficha sobre a importância do meu trabalho e a isso agradeço primeiramente à minha orientadora Profa. Dra. Sandra Nunes, que me mostrou a grandeza e a importância de uma pesquisa quantitativa. Digo que não só eu ganhei um presente quando ela aceitou orientar o meu estudo, mas todo o SUAS ganhou um presente que nem ele mesmo sabia que precisava. Aos professores examinadores e em especial ao Prof. Dr. Carlos Eduardo Carrusca que brilhantemente percorreu toda a minha dissertação apontando o que elevava seu mérito para o campo do SUAS, para a Saúde da(o) Trabalhadora(r) e para a ciência. Tive a alegria de contar com o Prof. Dr. Everaldo Lauritzen, trabalhador do SUAS desde que ele existe e é professor e por fim, pude contar com a Profa. Dra. Ana Carneiro, antropóloga, não conhecedora do SUAS, mas que me deu um presente ao dizer na banca que pôde aprender sobre o SUAS ao ler a dissertação.

Eis que temos: “A Dissertação foi avaliada pela banca como um trabalho acadêmico de excelência, pela sua profundidade e complexidade teórica e pelo requinte metodológico e ineditismo no campo da Assistência Social” […]. (Recomendação da banca) – A minha defesa do mestrado ocorreu no último 20 de fevereiro de 2024. Sou mestra! Mestra em mexer em vespeiro! Muitos desdobramentos poderão vir após a divulgação da pesquisa e muitos desafios também. Certamente, pelos achados da pesquisa, urge ações de enfrentamento ao assédio moral no SUAS e ao estado de degradação do trabalho – A Gestão do Trabalho precisará compor a primeira fila.

Eu tenho tarefas ainda a cumprir quanto a revisão da dissertação com as recomendações da banca, que não foram muitas, mas são importantes e farei isso o mais breve possível. Após isso, irei organizar um seminário on-line para divulgar os resultados da pesquisa e espero contar com a participação de vocês para fazermos ecoar o que já não pode mais ser escondido e negligenciado.

Origem das trabalhadoras do SUAS que participaram da pesquisa. Não apareceu no mapa: DF= 15; RJ= 50; PE= 26; AL= 7

Muito obrigada a cada uma que participou!

Uma resposta para “747 trabalhadoras do SUAS participaram da pesquisa sobre Assédio Moral no Trabalho no SUAS.”.

  1. Avatar de Aline Ferandes
    Aline Ferandes

    Curiosa para ler a respeito! Feliz por você, mestra!

    Curtir

Comentários