Livro sobre acolhimento institucional


Novos rumos do acolhimento institucionalOi Pessoal, no post Material sobre o trabalho com famílias (NECA) divulguei o Livro Novos rumos para o trabalho com famílias. Fui pesquisar mais sobre ele e sobre outras publicações do Neca – Associação de Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente e encontrei outro livro dessa Coleção Novos Rumos e aproveitei para compartilhar com vocês também, trata-se do livro intitulado: Novos rumos do acolhimento institucional.

A publicação é de 2010, mas tenho certeza que muita coisa ainda pode ser considerada como “novos rumos”, porque romper com o velho, com aquilo que se tornou obsoleto  é urgente todo dia, ainda mais quando consideramos o tanto que precisamos avançar na materialização do ECA (que completou 25 anos no último dia 13). Reflexão que permeia todos os textos que produzo aqui no Blog.

“Uma publicação que contribui para a efetivação da proteção integral e a reorganização dos projetos e programas de proteção especial previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Política de Assistência Social. Apresenta insumos teórico-práticos para orientar a formação das equipes das instituições de acolhimento institucional, visando à promoção da dignidade humana, a segurança afetiva e o crescimento saudável de crianças afastadas temporariamente dos cuidados familiares”. Fonte

Gulassa. Maria Lúcia Carr Ribeiro. Org. Novos rumos do acolhimento institucional. São Paulo: NECA – Associação dos Pesquisadoresde Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente, 2010.

Acesse o Post: Material sobre o trabalho com famílias (NECA)

 Fanpage do Blog

14 comentários

  1. LANÇAMENTO!
    A Editora Pontocom anuncia o lançamento da segunda edição de QUEM CUIDA DO CUIDADOR?, de Eugenio Paes Campos (Doutor em Psicologia e Professor Titular do UNIFESO). O livro apresenta uma nova modalidade de relacionamento, dentro das equipes de saúde, fundamentada na teoria de Winnicott. A ideia central é a de propiciar aos profissionais de saúde, enquanto cuidadores, a possibilidade de vivenciarem um ambiente de apoio a partir do próprio relacionamento da equipe.
    DOWNLOAD GRATUITO – assim como todos os demais livros da Editora Pontocom!
    http://www.editorapontocom.com.br

    Curtir

  2. Oi Rozana! Comecei a trabalhar em dois abrigos institucionais para crianças e adolescentes (concurso público), não estou achando um material que me de respaldo quanto às funções que o psicólogo deve exercer neste setor, você pode me indicar algum material? Desde já agradeço, abraço!

    Curtir

    1. Olá Renata, sou coordenadora de uma IA no interior de SP, onde nossa Casa tornou -se referência em nossa região pelo trabalho e estrutura que formamos. ‘O livro de cabeceira’ que utilizamos cotidianamente e norteia tds as funções e serviços desenvolvidos na Instituição, é “orientações técnicas para o serviço de acolhimento à crianças e adolescentes” tem tds as informações que necessita. No site do Neca tbm existem vários materiais disponíveis sobre o serviço de acolhimento que são excelentes, como tbm, algumas capacitações. Espero ter ajudado.

      Curtir

  3. Bom dia Rozana Fonseca! Meu é Suseth Andrade, sou Psicóloga, e trabalho em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Gostaria de saber se você tem referências de dinâmicas para trabalhar com familiares de adolescentes. Procurei no seu blog, mas não encontrei. Encontrei somente músicas. Muito obrigada por ter lido o e-mail. Att,

    Curtir

  4. Parabéns, e obrigado por disponibilizar materiais e idéias tão relevantes para quem trabalha no SUAS e também para outros que desejam descobrir como esta definido o trabalho em rede.
    Tenho usufruído bastante dos materiais disponibilizados e partilhado o blog com a nossa rede municipal.
    Tudo isso só nos informa, forma e nos fortalece para o trabalho.
    Muito Obrigada!
    Att.
    Cidinha Coordenadora CRAS/SUL Viçosa -MG

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Cidinha! Maravilha seu comentário, acho que o valor do Blog é justamente esse de multiplicar informação e conhecimento, por isso agradeço por você fazer parte dessa rede. Grande abraço pra você e pra todos aí de Viçosa que já tiveram contato com o Blog 💛

      Curtir

  5. Olá, amo seus posts, os conteúdos são ótimos….

    Parabéns….

    *Nádia Cristina Proença dos Santos* *Assistente Social -CRESS 42890* *tel-11-983576864*

    Acusar recebimento deste.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi, gosto muito dos artigos publicado no blog, os materiais são muito bons. Gostaria de saber se por acaso não tem nada sobre Acolhimento Institucional Adultos. Desde já agradeço.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s