No Dia Mundial de Combate a Violência contra o Idoso (15 de Junho), compartilho com vocês um Manual elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos – SDH/PR, sobre o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, 2013. “A publicação traz o contexto sociodemográfico brasileiro, as situações de violência contra pessoa idosa e estratégias de ação e prevenção contra a violência”- SDH.
Veja os detalhes do manual:

“As potencialidades das pessoas idosas são uma base sólida de desenvolvimento futuro, permitindo que a sociedade conte cada vez mais com suas competências, experiência e sabedoria“(Declaração de Madrid, II Assembleia da ONU sobre o Envelhecimento, 2002).
Para baixar o documento clique no link, ou visite a página da SDH/PR
Que o combate à violência contra a pessoa idosa seja todos os dias!
Boa Leitura!
Olá Rosana! estou cursando , Serviço Social e meu TCC é sobre A melhoria de vida do idoso institucionalizado.
gostaria que passe para mim algumas dicas por favor onde obter conteúdos.
CurtirCurtir
Adoro tudo que vcs postam, trabalho com idosos, em CentrobSocial Urbano e tem me ajudado muito. Valeu quero que me mande tudo.
CurtirCurtir
adorei o site, está sendo muito útil para mim. Estou como gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social há oito meses e sempre em busca de melhorias, tanto para os profissionais que atuam comigo, quanto para as pessoas que participam dos scfv. Estou reordenando todo o serviço, que antes era centralizado, Tenho lido muito suas publicações . Parabéns…
CurtirCurtir
Oi Ana Luiza, Que bom receber seu comentário e sua participação! seja bem-vinda!
Fico feliz em saber que gostou do espaço e que está empenhada e comprometida com o SUAS. Desejo sucesso e espero suas próximas visitas e participações.
Um abraço
CurtirCurtir
Trabalho em um CRAS, sou psicóloga, a gestora resolveu colocar nos relatórios que eu sou orientadora social de alguns grupo do SCFV. o QUE FAÇO? denuncio?
CurtirCurtir
Oi Alessandra, pode estar havendo algum equívoco, pois a composição das equipes de PAIF E SCFV são bem claras. Você enquanto psicóloga pode ser técnica de referência do SCFV, mas quem executa as atividades com os grupos de SCFV é o orientador social, profissional de nível médio. Sugiro que você converse com ela embasada na NOB/RH-SUAS e na Resolução no 09/2014, que trata das ocupações e funções dos profissionais de nível fundamental e médio do SUAS, está disponível aqui: https://craspsicologia.wordpress.com/2014/04/22/funcoes-do-tecnico-de-nivel-medio-e-fundamental-no-suas/, o diálogo é sempre o melhor caminho, pode ser trabalhoso, mas é assim que vamos desconstruindo equívocos em prol de um trabalho mais fortalecido para todos.
Um abraço e boa sorte!
CurtirCurtir
Rozana, muito obrigada por todas as informações postadas aqui no blog.
Esse manual chegou na hora certa, sou psicóloga numa ILPI, trabalho com idosos vítimas de violência.
um abraço.
CurtirCurtir
Oi Maria do Carmo! que ótimo, fico feliz por saber que irá contribuir com seu trabalho. Um bjo
CurtirCurtir
Rozana, muito obrigada por todas as informações postadas aqui no blog. Elas são muito importantes para melhorarmos a qualidade dos serviços realizados na política de Assistência Social. Esta semana fui convidada para outro desafio: atendimento a populações tradicionais – ribeiirnhas, quilombolas e pequenos agricultores familiares – no CRAS volante. Estou iniciando a busca de material e legislação específica. Assim que encontrar, compartilho por aqui. Abraços
CurtirCurtir
Obrigada pela sua constante participação e companhia Lívia! desejo boa sorte nesta caminhada e vamos aguardar seus materiais! obrigada
um bjo
CurtirCurtir
Oi Lívia, eu que agradeço pela sua companhia de sempre, aqui e na página no facebook! como é gratificante saber que este espaço contribui com o trabalho dos colegas do SUAS e só é possível saber isso com o retorno de vocês, obrigada por contribuir e incentivar meu trabalho!
Vamos aguardar seu retorno quanto aos materiais! 😉
um bjo
Ah, e tenha um ótimo trabalho nesta nova experiência!
CurtirCurtir