Manual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa


Violencia contra o idoso - blog Rozana

No Dia Mundial de Combate a Violência contra o Idoso (15 de Junho), compartilho com vocês um Manual elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos – SDH/PR, sobre o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, 2013. “A publicação traz o contexto sociodemográfico brasileiro, as situações de violência contra pessoa idosa e estratégias de ação e prevenção contra a violência”- SDH.

Veja os detalhes do manual:

Manual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
Brasil. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasil: manual de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. É possível prevenir. É necessário superar. / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Texto de Maria Cecília de Souza Minayo. — Brasília, DF: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2013.

 

“As potencialidades das pessoas idosas são uma base sólida de desenvolvimento futuro, permitindo que a sociedade conte cada vez mais com suas competências, experiência e sabedoria(Declaração de Madrid, II Assembleia da ONU sobre o Envelhecimento, 2002).

Para baixar o documento clique no link, ou visite a página da SDH/PR

Que o combate à violência contra a pessoa idosa seja todos os dias!

Boa Leitura!

 

 

11 comentários

  1. Olá Rosana! estou cursando , Serviço Social e meu TCC é sobre A melhoria de vida do idoso institucionalizado.
    gostaria que passe para mim algumas dicas por favor onde obter conteúdos.

    Curtir

  2. Adoro tudo que vcs postam, trabalho com idosos, em CentrobSocial Urbano e tem me ajudado muito. Valeu quero que me mande tudo.

    Curtir

  3. adorei o site, está sendo muito útil para mim. Estou como gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social há oito meses e sempre em busca de melhorias, tanto para os profissionais que atuam comigo, quanto para as pessoas que participam dos scfv. Estou reordenando todo o serviço, que antes era centralizado, Tenho lido muito suas publicações . Parabéns…

    Curtir

    1. Oi Ana Luiza, Que bom receber seu comentário e sua participação! seja bem-vinda!
      Fico feliz em saber que gostou do espaço e que está empenhada e comprometida com o SUAS. Desejo sucesso e espero suas próximas visitas e participações.

      Um abraço

      Curtir

  4. Trabalho em um CRAS, sou psicóloga, a gestora resolveu colocar nos relatórios que eu sou orientadora social de alguns grupo do SCFV. o QUE FAÇO? denuncio?

    Curtir

    1. Oi Alessandra, pode estar havendo algum equívoco, pois a composição das equipes de PAIF E SCFV são bem claras. Você enquanto psicóloga pode ser técnica de referência do SCFV, mas quem executa as atividades com os grupos de SCFV é o orientador social, profissional de nível médio. Sugiro que você converse com ela embasada na NOB/RH-SUAS e na Resolução no 09/2014, que trata das ocupações e funções dos profissionais de nível fundamental e médio do SUAS, está disponível aqui: https://craspsicologia.wordpress.com/2014/04/22/funcoes-do-tecnico-de-nivel-medio-e-fundamental-no-suas/, o diálogo é sempre o melhor caminho, pode ser trabalhoso, mas é assim que vamos desconstruindo equívocos em prol de um trabalho mais fortalecido para todos.
      Um abraço e boa sorte!

      Curtir

  5. Rozana, muito obrigada por todas as informações postadas aqui no blog.
    Esse manual chegou na hora certa, sou psicóloga numa ILPI, trabalho com idosos vítimas de violência.
    um abraço.

    Curtir

  6. Rozana, muito obrigada por todas as informações postadas aqui no blog. Elas são muito importantes para melhorarmos a qualidade dos serviços realizados na política de Assistência Social. Esta semana fui convidada para outro desafio: atendimento a populações tradicionais – ribeiirnhas, quilombolas e pequenos agricultores familiares – no CRAS volante. Estou iniciando a busca de material e legislação específica. Assim que encontrar, compartilho por aqui. Abraços

    Curtir

    1. Oi Lívia, eu que agradeço pela sua companhia de sempre, aqui e na página no facebook! como é gratificante saber que este espaço contribui com o trabalho dos colegas do SUAS e só é possível saber isso com o retorno de vocês, obrigada por contribuir e incentivar meu trabalho!
      Vamos aguardar seu retorno quanto aos materiais! 😉
      um bjo
      Ah, e tenha um ótimo trabalho nesta nova experiência!

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s