Debate temático trata da importância do monitoramento das deliberações de conferências de Assistência Social


CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social

Em todas as conferências de Assistência Social realizadas, sejam municipais, estaduais ou nacional, são votadas as deliberações. No entanto, até 2013 não era feito acompanhamento dessas deliberações e, dessa forma, não se tinha a informação do cumprimento, total ou parcial, ou mesmo do não cumprimento dessas deliberações.

No ano passado, para a preparação da IX Conferência Nacional de Assistência Social, foi implantada uma mudança substancial: o CNAS propôs que fosse feita a avaliação local, por meio de uma metodologia de verificação   do cumprimento das deliberações anteriores. A importância desse trabalho é percebida com mais clareza quando sabemos, por exemplo, que em inúmeros municípios as deliberações anteriores não estavam sequer sistematizadas. A orientação do CNAS possibilitou que esses municípios fossem buscar os registros dos anos anteriores para, a partir daí, avaliar o grau de aplicação que havia sido feita – a chamada avaliação local. Esse processo agitou conselhos e conselheiros estaduais…

Ver o post original 305 mais palavras

Autor: Rozana Fonseca

Psicóloga - CRP03/6262, especialista em Gestão Social:Políticas Públicas,redes e defesa de direitos. Autora do Blog Psicologia no SUAS, palestrante, supervisora técnica e consultora acerca da execução de políticas públicas como Assistência Social, criança e adolescente, idosos, mulheres e sobre a atuação do profissional de psicologia nas políticas públicas em geral.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s