Aqui você encontra uma lista com alguns dos meus trabalhos de consultoria e supervisão e participação em eventos.

Clique AQUI e acesse o Site sobre os serviços oferecidos pela autora do Blog, Rozana Fonseca: CONSUAS (Consultoria e Supervisão em Assistência Social)

(Em atualização…)

Palestra na II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Salto da Divisa – MG (Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente)


Quintal Psi – CRP03/CREPOP com o tema: atuação da(o) psicóloga(o) no Sistema Único de Assistência Social- SUAS: Produção de Relatórios Psicossociais – Saiba mais AQUI  10 de Julho de 2014:

“Quintal Psi é promovido pela Biblioteca e CREPOP-03
 O CRP-03, através da Biblioteca e do CREPOP-03, realizou na tarde de ontem (10/07) o evento Quintal Psi, com o tema:  atuação da(o) psicóloga(o) no Sistema Único de Assistência Social- SUAS, na Sede do Conselho e contou com a presença de aproximadamente 70 participantes, entre ela(e)s psicóloga(o)s, assistentes sociais e estudantes das duas áreas.  Durante o encontro houve a exibição do vídeo “Assistência Social”, Programa Diversidade 75, produzido pelo CRP-SP em parceria com a TV PUC ; apresentação de referências técnicas como os sites da Biblioteca do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Conselho Nacional  de Assistência Social (CNAS) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-Psi); além da Mostra da Biblioteca para expor as novas aquisições da Biblioteca do CRP-03, com materiais de referência sobre a atuação da(o) psicóloga(o) e da(o) assistente social no SUAS produzidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelo MDS. Foi promovida também durante o encontro, uma Roda de Conversa com a psicóloga Rozana Fonseca (CRP03/6262, coordenadora do CRAS de Eunápolis e criadora do blog “Psicologia no SUAS”, tendo a participação das orientadoras fiscais: Helena Miranda do CRP-03, Camila Marques e Daniele Nunes do Conselho Regional de Serviço Social da Bahia (CERSS) para pontuar questões éticas a respeito das duas profissões. A discussão do debate girou em torno dos desafios para atuação multi e interdisciplinar no SUAS e das resoluções que regulamentam a produção dos documentos técnicos da Psicologia e Serviço Social – Resolução CFP N.º 007/2003 que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a Resolução CFP º 17/2002 e a Resolução CFESS Nº 557/2009 que dispõe sobre a emissão de pareceres, laudos, opiniões técnicas conjuntos entre o assistente social e outros profissionais. Fonte:https://www.facebook.com/notes/comunica%C3%A7%C3%A3o-conselho/quintal-psi-%C3%A9-promovido-pela-biblioteca-e-crepop-03/604583222974404″ 11 de julho de 2014 às 17:02

 ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ

 Ciência no CRAS – Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Seguro/BA – PSB – 28 de Maio de 2014:

“Com o objetivo de estimular e auxiliar na qualificação profissional, o setor de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social realizou, na última semana, o 1º Ciência no Cras, no auditório da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.A programação foi composta por palestras e discussões sobre a contribuição do discurso científico nas ações práticas e diárias desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social.

O coordenador da Proteção Social Básica, Everaldo Lauritzen, fez abertura das atividades, chamando a atenção do público para os conceitos e características do conhecimento científico. A principal palestra foi ministrada pela psicóloga e blogueira, Rozana Fonseca, que explorou o tema “A aplicabilidade da ciência no fazer diário do Cras”. Com grande participação dos servidores do Centro de Referência de Assistência Social o evento foi considerado positivo e um grande incentivo para a iniciação científica dos trabalhadores do SUAS.

Fonte: ASCOM/PME Porto Seguro através dos sites: Porto News Net e  Topa Tudo News

 ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ ψ

 Curso ofertado pela UNIGRAD : A ATUAÇÃO DO TÉCNICO SOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – Vitória da Conquista/BA,  no dias 22 e 23 de Março de 2014.

Objetivos do Curso

Atualizar e capacitar os trabalhadores do SUAS para atuarem conforme as diretrizes e normativas da Política Nacional de Assistência Social, além de instrumentalização técnica e prática para a execução da proteção social.

 Metodologia

  • Aulas expositivas
  • Dinâmicas de grupos para trabalhar os temas expostos
  • Estudos de Caso

 Publico Alvo

  • Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, estudantes destas áreas e demais profissionais que compõem o SUAS, inclusive para os profissionais que exercem o cargo de coordenação/gestão.

Carga Horária: 40 horas

14 comentários

  1. Olá Rosana sou assistente social no cras, estamos com muita dificuldade na formação dos grupos tanto para o trabalho do SCFV quanto o PAif, por favor pode me ajudar? tenho que montar o projeto e formar os grupos com urgência.
    Amei encontrar seu blog.

    Curtir

  2. Boa tarde! Gostaria de saber a data do Curso de Capacitação a atuação de técnicos no Sistema Único da Assistência Social .

    Curtir

  3. Olá Rosana! Gostaria de saber mais sobre essa capacitação para técnicos sociais no SUAS. Sou psicóloga e integro a equipe de um CRAS do interior de SP (Orlândia) e gostaríamos de obter mais informações sobre o curso. Obrigada!

    Curtir

  4. ola gostaria também de saber quando terás curso de capacitação.

    Curtir

  5. Bom dia, quando ira oferecer outro curso de capacitação do psicólogo no SUAS?

    Curtir

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: