Modelos de PIA e outros materiais sobre o SINASE


reducao_da_maioridade_-_da_pena_1No Post “SINASE – Planos Estaduais e Municipais de Atendimento Socioeducativo” compartilhei com vocês minhas considerações sobre a urgência da qualificação do atendimento socioeducativo e os materiais que regulamentam a oferta dos programas e serviços para adolescentes que cometeram ato infracional. Veja AQUI e baixe entre outros documentos, o Plano Nacional, caso ainda não conheça.

O Post de hoje é uma continuidade ao citado acima, onde informei que iria compartilhar os modelos de PIA – Plano Individual de Atendimento, instrumento utilizado pelo Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida  socioeducativa de liberdade assistida – LA e de prestação de serviços à comunidade – PSC.

Além do PIA, você encontrará abaixo documentos que “orientam” na elaboração dos Planos Municipais de atendimento socioeducativo. Acredito que não resolve apenas ter um modelo de PIA, pois o Plano é fundamental para alicerçar as ações das equipes do Serviços da proteção social, da rede setorial e dos gestores que deverão envolver-se com um atendimento socioeducativo capaz de materializar o preconizado pelo ECA e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

De acordo com uma pesquisa realizada aqui no Blog, através de enquete e formulário, a maioria dos Municípios ainda não têm os Planos de atendimento socioeducativo e alguns Estados ainda estão com a versão para consulta pública. Isso corrobora o apontamento do Post anterior, onde a oferta de atendimento socioeducativo em meio aberto é absurdamente frágil e precária.

Plano de atendimento socioeducativo
Pesquisa realizada pelo Blog Psicologia no SUAS no período de 26 de Agosto a 18 de setembro de 2015 – com participação de 141 pessoas.

Com esse cenário, o argumento institucional contra a redução da maioridade penal se torna frívolo e insustentável. Agora, serão os argumentos político, ético e técnico capazes de superar essa violência legitimada do Estado? #Reduçãonãoéasolução

Vamos aos materiais:

I) Materiais que podem nortear a elaboração dos Planos e no trabalho:

  1. Caderno/Apostila Socioeducação “Adolescentes em conflito com a lei”, CONSIJ-PR CIJ-PR – Paraná, 2012.
  2. Plano Nacional Decenal de Atendimento socioeducativo comentado: Uma abordagem crítica para apoiar a elaboração dos Planos Estaduais e Municipais – Pe. Agnaldo Soares Lima, SDB Brasília/DF  Janeiro – 2014.
  3. Informações importantes a serem consideradas no processo de elaboração do Plano Municipal (Pesquisando sobre SINASE encontrei este documento, mas não anotei o site que encontrei, por isso, se alguém souber a fonte e créditos sobre ele, é só me enviar que atualizo).
  4. Quadro comparativo SUAS e SINASE: convergências/divergências e desafios (In: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Medidas socioeducativas em meio aberto: a experiência de Belo Horizonte. Belo Horizonte : Santa Clara; PBH/SMAAS,2010, p. 1 33-143)
  5. Orientações sobre o prazo de elaboração dos planos municipais de atendimento socioeducativo (Coordenação Geral do SINASE, 2014)

II) Modelos de Plano Individual de Atendimento – PIA: (Pesquisando sobre PIA e SINASE encontrei estes modelos, mas como já tem um tempo, não sei em quais sites eu os encontrei, por isso, se alguém souber a fonte e créditos/autoria sobre eles, por favor, é só me enviar que eu atualizarei o Post).

  1. PIA-Modelo I
  2. PIA-Modelo II
  3. PIA-Modelo III
  4. PIA-Modelo IV
  5. PIA-Modelo V (Instrumento elaborado pela equipe de atendimento socioeducativo do CREAS de Rio do Sul – SC – Claudia Mara Fronza da Silva – Assistente Social – Julio Cesar Alves – Psicólogo – Rita Ferrari Cuco – Psicopedagoga, 2012)
Saiba se o seu Estado e Município já aprovaram o Plano!
Considerando que 33% dos participantes da pesquisa NÃO sabem se o seu Município já aprovou o Plano, listei abaixo alguns que encontrei na internet para conhecimento e para inspirar vocês a fazerem um movimento de pelo menos saber como está o processo de elaboração do Plano de Atendimento Socioeducativo em seu Município e Estado.

III) Planos Estaduais de Atendimento Socioeducativo: Pesquisei pelos planos de todos os Estados e listei abaixo aqueles que encontrei, tanto em versão para consulta pública quanto os já publicados. Caso você tenha a versão preliminar ou final do Plano do seu Estado, e quer que ele esteja nesta lista, é só encaminhá-lo para: psicologianosuas@gmail.com.

  1. Tocantins, Versão para Consulta Pública*
  2. Minas Gerais, Versão para Consulta Pública*
  3. Paraná, 2014, Minuta*
  4. Pernambuco, 2014 – Versão preliminar*
  5. Paraíba, 2014 – Versão para Consulta Pública*
  6. Ceará, 2013
  7. São Paulo, 2014
  8. Pará , 2013

*Se o Plano já foi aprovado, é só me enviá-lo que atualizarei a lista – psicologianosuas@gmail.com

III) Planos Municipais de Atendimento Socioeducativo: Conforme aponta a nossa pesquisa, muitos Municípios não têm os Planos, mas como nem sempre os Municípios mantêm o compromisso com a transparência e assim não publicam as regulamentações e documentos dessa natureza, eu mantenho este Blog aberto para receber o Plano do seu Município para divulgá-lo aqui também, é só encaminhá-lo para: psicologianosuas@gmail.com.

  1. Espírito Santo – RN, 2014
  2. Curitiba – PR, 2014
  3. Viana – ES, 2014 ————Eu só encontrei estes três Planos Municipais disponíveis na internet! trabalhei com meu limite de tempo para essa tarefa, portanto, devemos ter ciência que isso, obviamente, não representa o percentual dos Municípios que já elaboraram os Planos.

Espero que este Post contribua com a implantação e implementação do Sistema de Atendimento Socioeducativo em seu Município! Há muito trabalho a ser feito, por isso, determinação e coragem a todas e todos!

Bons estudos e um excelente trabalho 🙂

Atualizações semanais do Blog pela Fanpage, curta e acompanhe!

Não a redução

Meus agradecimentos a você que participou da pesquisa colaborando com este Post!

18 respostas para “Modelos de PIA e outros materiais sobre o SINASE”.

  1. Bom dia, sou Gecilda
    Gostaria de obter o modelo de PIA para criancas e adolescentes em casa de passagem, teria como me enviar…por favor. geas.tavares@hotmail.com

    Curtir

  2. Avatar de allanjhon0@gmail.com
    allanjhon0@gmail.com

    Como eu posso consegui o modelo do pia completa do 1 ao 5 e o sinase?

    Curtir

  3. Avatar de OZENEIDE RIBEIRO DE SOUSA
    OZENEIDE RIBEIRO DE SOUSA

    Olá boa noite! sou Ozeneide Assistente Social do Centro Socioeducativo de Roraima, estou a pouco tempo na unidade e tenho muita duvidas sobre o relatório psicossocial. Vc pode mandar um modelo de relatórios?

    Curtir

    1. também queria o modelo

      Curtir

    2. Ola, meu Nome é Bruna Facco de Mello, sou do sistema de Goiás há 16 anos. Se quiser pode entrar em contato (55)997223984

      Curtir

  4. Olá!
    Alguém trabalha com idosos institucionalizados e realiza o PIA? Gostaria de receber um modelo ou orientações de elaboração. Grata!

    Curtir

  5. Boa Noite!! Solicito gentileza em encaminhar formulário ,modelo de pia Para criança e adolescente
    Agradecida.
    Tereza da Silva Lima

    Curtir

  6. Bom dia!
    Rozana, tenho uma dúvida, no SINASE diz que o Programa de Medidas Socioeducativas precisa ser inscrito no CMDCA. No meu municipio temos o Serviço de Medidas socioeducativas que funciona no CREAS. Recebemos o adolescente, ele tem o primeiro contato com a advogada, logo em seguida as tecnicas do serviço (psicologa e Assistente Social) começam a fazer o PIA. Juntamente com isso verificamos os locais que pode receber esse adolescente (entidades cadastradas no CMDCA, orgaos publicos como CRAS, Escolas, UBS). Estou na dúvida se podemos dizer que o Serviço de Medidas é EXECUTADO no CREAS. Essa palavra EXECUÇÃO que me deixa confusa, se ja conto como execução desde a entrada dele no CREAS ou é somente a partir do momento que ele está cumprindo a PSC. E se é um serviço, não um programa, ele precisa mesmo assim ser inscrito no CMDCA?
    Desde ja agradeço.

    Curtir

  7. Avatar de Petruska Baptista
    Petruska Baptista

    Gostei muito do post
    Tenho, mas tenho algumas dúvidas em relação à construção do PIA e relatório psicossocial. Principalmente, em relação ao que tange o Psicologo. A orientação do MDS para construir o PIA coloca que é importante relatar as relações afetivas, mas existe uma discussão que o psicólogo da assistência não é clínico logo não pode relatar sentimentos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Petruska, mas dá pra falar de afetos no fazer do SUAS. As relações humanas se dão pelas afetações – entender as condições e contextos de fragilidade e/ou rompimento de vínculos tem a ver com análise de afetos.

      Curtir

  8. Avatar de Antonio Jose Oliveira Rodrigues
    Antonio Jose Oliveira Rodrigues

    Bom Dia, este blog ajudou-me bastante, sobre modelos do plano individual para medidas socio educativas, brigado

    Curtir

  9. Excelente conteúdo, porém, não recebi mais conteúdo. Trabalho em um CRAS e estes conteúdos são de grande ajuda. Obrigada!

    Curtir

    1. Oi Rosana, você já se cadastrou no Blog? talvez é por isso que não está recebendo as atualizações. Você pode fazer isso inscrevendo seu e-mail no campo disponibilizado na coluda direita do Blog.

      Curtir

  10. Avatar de Ellton Willington de Araujo Ferreira
    Ellton Willington de Araujo Ferreira

    Rozana, recentemente foi divulgado pelo Terre des hommes Brasil divulgou O Manual de Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Fortaleza. Esta versão ainda não é a final, o manual será testado durante três meses antes do lançamento oficial. vale a pena conhecer e gostaria que fosse disponibilizado a todos do blog, segue o link para baixar o manual, caso não consiga que informe que eu te envio por email.

    http://www.tdhbrasil.org/biblioteca/344-manual-de-execucao-das-medidas-socioeducativas-de-fortaleza-primeira-versao

    Curtir

    1. Oi Ellton,
      Maravilha, obrigada por encaminhar o Manual.
      Vou disponibilizar aqui sim! gd abraço

      Curtir

  11. Excelente conteúdo

    Curtido por 1 pessoa

  12. Avatar de Tarciso Rinaldo da Silva
    Tarciso Rinaldo da Silva

    Date: Wed, 23 Sep 2015 10:04:58 +0000 To: tarscop@hotmail.com

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s