A importância da psicologia para o SUAS


Cinquenta e um leitores do Blog responderam a pergunta Qual a importância da psicologia para o SUAS”? mas como a mesma foi elaborada para o Concurso Cultural “Sou Psicóloga (o) e atuo no SUAS’’, promovido pelo Blog em parceria com a Editora Vozes, só pudemos escolher as cinco melhores. Muitas colocações pertinentes foram feitas, a maioria não respondendo diretamente esta pergunta, mas refletindo sobre as atividades deste profissional no SUAS. Assim, disponibilizamos as ideias das ganhadoras do concurso e esperamos colaborar com a reflexão acerca do fortalecimento da psicologia no SUAS. Aos demais participantes, manifestamos nossos agradecimentos e compartilhamos nossa alegria em poder contar sempre com a participação de todos aqui no Blog. Caso alguém queira algum retorno por E-mail, favor enviar mensagem para psicologianosuas@gmail.com, e como sempre, estou à disposição para troca de ideias e reflexões.

Quer saber como foi este concurso? acesse: http://wp.me/pPtLP-wX – link do Resultado: http://wp.me/pPtLP-yR

Veja o que pensam as psicólogas Amanda Barquete, Jeane Carvalho, Jéssica de Souza, Juliana Gimenez e Paula Butture sobre a importância da psicologia para o SUAS. Esperamos que estes textos sejam incentivadores para continuarmos conversando sobre isso e ressalto, o concurso acabou, mas as discussões e trocas de ideias e reflexões precisam continuar, aqui e nos espaços de trabalho de cada um de nós.

Vamos à leitura,

foto-1 rozana Fonseca

 AMANDA CRISTINA BARQUETTE, CRP-04/38804, São Vicente de Minas – MG: A Psicologia se faz importante no SUAS ao trabalhar com a subjetividade, o que significa que, através da humanização do atendimento e um trabalho direcionado para a emancipação do sujeito, os fenômenos sociais podem ser compreendidos em seus aspectos subjetivos e, com o trabalho focado nas potencialidades e comprometido com a transformação social, a psicologia contribui para o protagonismo da população no enfrentamento de processos de exclusão social, por meio da produção de autonomia, cidadania e conscientização (consciência para ação) de direitos.

JEANE LUCIENE DOS REIS BARBOSA DE CARVALHO, CRP nº 06.6559-5, Presidente Prudente  – SP: Chegamos no SUAS para transformar o social e sermos transformado por ele, somos a profissão do prevenir, cuidar e manter a saúde nas relações sociais, atuando em parceria com outras profissões poderemos fazer uma nova história social.

JESSICA FRANCIELE OLIVEIRA DE SOUZA, CRP08/18830 Tuneiras do Oeste – Paraná: A Psicologia é para o SUAS o que o SUAS é para a Psicologia, é a possibilidade de novos olhares, de novas práticas, de novos saberes. É a possibilidade de um olhar mais humanizado em relação às leis, aos direitos e deveres do cidadão e da sociedade. É a possibilidade de ver o ser humano em sua totalidade, lutar para que este sujeito seja respeitado e tenha seus direitos garantidos. É a possibilidade de lutar dia após dia por uma sociedade mais justa para aqueles nem mesmo conhecemos e que por vezes também não sabem quem somos. A PSICOLOGIA É PARA O SUAS UM INFINITO LEQUE DE POSSIBILIDADES.

JULIANA CUNHA DE CASTRO GIMENEZ, CRP – 03/10337, Muritiba – BA: Por entender que somos constituídos enquanto sujeitos a partir das relações sociais que estabelecemos e das condições históricas na qual vivemos, a atuação da psicologia no SUAS retira o homem de um lugar de assujeitamento e o empodera, fazendo-o enxergar a si mesmo com um sujeito autônomo e co-autor de sua história. O trabalho da psicologia dentro do SUAS contribui para a execução de uma política de assistência social mais humana, que busca o fortalecimento dos vínculos sociais e que considera a subjetividade dos sujeitos.

 PAULA BUTTURE, CRP08/12879, Curitiba-PR: O SUAS é importante para a Psicologia – eu colocaria desta forma. E nesta relação as duas matérias se complementam e incrementam. Para a Psicologia, o SUAS é a possibilidade de resgate da ciência e do recriar da profissão em diferentes contextos. Para o SUAS, a Psicologia traz a possibilidade de resgatar o sujeito da história – não mais passivo, não mais vítima. Na escuta o sujeito se torna protagonista. É esta acumulação de democracia que a gente veio construir.

Parabéns e esperamos que vocês possam continuar firmando a psicologia no SUAS e colaborando para a implementação e consolidação desta política pública Brasil à fora! em breve vocês receberão o livro da Editora Vozes e tomara que o mesmo possa contribuir com os estudos e atuação de cada uma de vocês.

Um abraço!
Rozana Fonseca –facebook.com/PsicologianoSUAS

5 comentários

  1. Rosana boa tarde, venho acompanhando seu trabalho desde que entrei para trabalhar no CRAS em Passa Quatro/MG o que muito me ajudou. Admiro demais sua energia, seu movimento de busca constante de esclarecimentos, de construção deste novo saber que é o psicologo no SUAS. Gostaria , agora, que colocasse também, Marina para acompanhar seu blog Pasicologia no Suas. Uma mocinha recém formada, muito querida, que está agora trabalhando no CRAS, com muito energia boa, muita vontade de trabalhar e fazer um bom trabalho. Seu email é: marinnacastilho@gmail.com. Obrigada, um grande abraço, que Deus te ilumine sempre.

    Joana Amélia Borges.

    Curtir

  2. OI BOMDI AMIGA!

    MUITO OBRIGADA POR ENVIAR-MEO OS INFORMATIVOS

    QUE TRADA DOS ASSUSNTOS SOCIAIS…

    AGORA CONSEGUI MEU TRABALHO O QUAL EU IRIA P/PCRAS , NO DEU CERTO ESTOU NA SECRETARIA DEASSSISTNCIA

    COM A DIVISO DE TRABALHO DA SECRETRIA MUNICIPAL…. CONTINUE ENVIANDO OK ESTOU AMNDO SUA SSUGESTES

    E OSEU COMPARRTIKAR/ OS PROFISSIONAIS DESSA REA ..QUE DEUS ANBENOE MUIITO VC NESSA CAMINHADA Q.NO PODE PARAR.. POIS. DEPEDEM DE NSMUITOS DOS USURIO DA POLTICA PBLICA DE QUALIDADE ONDE H AMOR…

    EM BREVE IREI LHE ENVIAR O NOSSO DIAGNSTICO DA CRIANA E DOADOLESCNTE.. ELE MUITO EXTENSO…

    Date: Tue, 10 Sep 2013 03:11:02 +0000 To: lucneves@hotmail.com.br

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s