Sugestão de Filmes


Abaixo, uma lista com sugestões de filmes que podem ser trabalhados /usados para reflexão acerca das  principais temáticas: Família, sociedade, trabalho, identidade, sentimento de pertença, vínculos familiares e sociais, conceito de família, novas estruturas familiares, gênero, potencialidades/resiliência…) Enfim, filmes que podem ilustrar e serem trabalhados ( até mesmo trechos) com grupos de família, grupos de convivência e socioeducativos, o objetivo deve ser sempre o de facilitar a expressão, comunicação e exemplificar um discurso, para a  apreensão dos assuntos trabalhados ultrapassem a linha do cognitivo e promova mudanças.

Trata-se de uma lista inicial, pois a mesma estará sempre aberta. Postarei os filmes à medida que lembrar daqueles com temas pertinentes!

O esperado é que vocês deixem  sugestões para compor a lista. Assim , o espaço ficará mais rico e proveitoso! Ah, vale curtas e documnetários! ( DEIXE O NOME DO FILME E ALGUMAS PALAVRAS CHAVES QUANTO AO TEMA)

Temáticas dos filmes ((Família, sociedade, trabalho, identidade, sentimento de pertença, vínculos familiares e sociais, conceito de família, novas estruturas familiares, gênero, potencialidades/resiliência…)

Conto com vocês!

SUGESTÃO DE FILMES

1 – QUERÔ – ( criança, adolescente, pobreza, vínculos familiares e comunitários, identidade, violência, drogas)

2 – ENSINA-ME A VIVER ( relações familiares, identidade, pertença) – Recomendadíssimo!!!!

Ensina-me a Viver

3 – A CORRENTE DO BEM (solidariedade, vínculos sociais)

4 – A EDUCAÇÃO DA PEQUENA ÁRVORE (pertença, família tradicional, vínculos sociais e familiares)

5 – O HOMEM QUE COPIAVA (relações com trabalho, percepção do contexto social)

6 – Billy Elliot ( Vínculos familiares) – Recomendadíssimo!!!!

7 – A Menina de Ouro ( conceito de família)

8 – UM SONHO POSSÍVEL (família, potencialidades)

9 – BELLA ( valores familiares, gravidez, aborto)

10 – À PROCURA DA FELICIDADE (família, guarda filhos, fragilidade financeira, resiliência)

11 – UMA LIÇÃO DE AMOR (família, guarda filhos, saúde mental, potenciliadade) – Recomendadíssimo!!!!

12 – Path Adams O AMOR É CONTAGIOSO (relação com o usuário, comprometimento profissional, preconceitos, autonomia)Recomendadíssimo!!!!

13 – MILK: A VOZ DA IGUALDADE (luta pelos direitos das pessoas homossexuais, igualdade ) Recomendadíssimo!!!!

14 – FILADÉLFIA -( direitos socias, civis, preconceito, AIDS, homossexualidade) – Recomendadíssimo!!!!

15 –ONDE VIVEM OS  MONSTROS ( Conceitos de famílias, identidade)

103 comentários em “Sugestão de Filmes

Adicione o seu

  1. Boa noite! Rozana Fonseca, parabéns pela riqueza de conteúdos que vc compartilha em sua pagina, pois esses com certeza, irão somar ao meu conjunto de conhecimentos.E estarei sempre por aqui, de olho nas novidades, para que eu possa assimilar os mais diversos conteúdos, e de maneira gratificante poder partilhar na minha área de trabalho.muito obrigada e sucesso sempre!!! HUMM INDICO TAMBÉM O FILME, O QUAL CHAMOU MUITO ATENÇÃO!!! O ALUNO.

    Curtido por 1 pessoa

  2. ola bom dia! Conheci um pouco do seu trabalho quando vc esteve aqui em Franca para realizar uma oficina através da DRADS lembra? Amei aquele dia, grandes aprendizagens! Estou adorando sua pagina! Eu trabalho com dependentes quimicos vc teria alguma sugestão de filme sobre convivência? porque vira e mexe temos conflitos assim. Obrigado e parabéns

    Curtir

  3. Olá Rosana, sua linda! Fiquei encantada com sua participação no SEMINÁRIO DE ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NO SUAS. Foi vente este vídeo no you tube, para uma pesquisa, que te conheci. Parabéns por este trabalho tão lindo e igualmente importante. Tenho grande interesse pela área da psicologia social e gostaria muito que você me direcionasse no caminhar. Mais uma vez, parabéns!!! Segue agora, do fundo do meu coração, meu desejo para você: http://www.youtube.com/watch?v=etLPEZf3Ng0
    Débora Pontes.

    Curtir

    1. Oi Débora, muito feliz com seu comentário!

      Obrigada pelo feedback e pode contar comigo na sua trajetória, no que eu puder ajudar, estou à disposição!
      gratidão pelo carinho, vou ver o vídeo! bjos

      Curtir

      1. Boa noite Rosana.

        Sou professor de Ensino Religiosos em Florianópolis, e garimpando na internet para trabalhar com meus alunos e achei seu blog.
        Rosana por favor você pode indicar títulos de filmes que abordam os seguintes temas:

        Transição infância – adolescência;
        Trabalho, Justiça Social, Igualdade, Ética no trabalho.

        Muito obrigado

        Carlos Eduardo

        Curtir

  4. Parabens Rosana Fonseca, pela iniciativa de compartilhar tanta coisa maravilhosa, estou concluindo o curso de
    serviço social, suas publicaçoes contribui bastante. Bjs continue assim…

    Curtir

  5. Rozana, tem uma coisa que me incomoda muito no trabalho de alguns profissionais, que não estão capacitados e/ou não procuram se capacitar para trabalhar nos SCFV, é a escolha de filmes.
    Não sei se sou muito rígida, metódica, mas penso que certos gêneros de filme não são para serem utilizados nesses serviços.Outra coisa, o profissional deve ver o filme antes, para saber o que quer abordar;o que ele pretende com determinado filme.
    Noto que alguns profissionais passam filmes em uma “sessão de cinema” só para preencher o tempo, pois como não têm embasamento teórico (pq não leem), consequentemente não tem compreensão de seu trabalho.
    Por exemplo, um filme como “A culpa é das estrelas”, talvez não fosse um filme que eu utilizasse com adolescentes, preferiria escolher “Querô” , “Anjos do sol”, “O silêncio de Melinda” ” Orações para Bobby” ou “Marcas do silêncio”. Mas penso que se o profissional escolheu esse filme, ele reflita o que vai tirar disso, o que ele quer estimular nos jovens, etc. Vejo, como já falei antes, que é algo para preencher um tempo que não foi planejado.
    Você tem outra opinião sobre isso?Talvez eu esteja sendo muito rígida e você me abra os olhos com sua experiência.
    Muito obrigada!

    Curtir

    1. Oi Ana,
      Excelente contribuição essa sua! eu acredito que considerar esses pontos ao planejar uma atividade, é o mínimo para um trabalho com fundamentos técnicos e teóricos.

      Abraços e continue com essa rigidez, totalmente necessária. rsrs

      Curtir

  6. Olá Rozana, parabéns pela criação de uma página voltada para orientar e indicar materiais, publicações, eventos entre outros aqui observados. Esse espaço é de suporte e orientações a todos nós trabalhadores do SUAS, que a cada dia lutamos para consolidar esse tão honroso trabalho da das equipes da Assistência Social.
    Estou Vislumbrada! E mais uma vez PARABÉNS!!!

    Sou Assistente Social e Trabalho na Secretaria de Estado de Assistência Social em Manaus-AM
    Bjos!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá Rozana, parabéns pela criação de uma página voltada para orientar e indicar materiais, publicações, eventos entre outros aqui observados. Esse espaço é de suporte e orientações a todos nós trabalhadores do SUAS, que a cada dia lutamos para consolidar esse tão honroso trabalho da das equipes da Assistência Social.
    Estou Vislumbrada! E mais uma vez PARABÉNS!!!

    Bjos!

    Curtir

  8. Olá Rozana! primeiramente quero te parabenizar pelo excelente espaço que você criou para nos dar um suporte importantíssimo adoreiii!
    Sou A.S e trabalho com Idosos gostaria muito que os colegas pudessem socializar alguma dica de filme para que eu possa trabalhar com esse público.
    obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Olá, sou estudante de Psicologia e farei meu TCC sobre Arteterapia e Resiliência. Precisarei fazer a análise de um filme que aborde um conteúdo relacionado a este tema. Alguém tem alguma indicação? Obrigada!

    Curtir

  10. Adorei o espaço e as sugestões dos filmes postado por vc e aos seguidores daqui…#Parabéns!!!

    O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
    Sinopse:
    Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

    QUASE DEUSES
    O resumo de Quase Deuses traz a história de dois pesquisadores de classes diferentes em busca de uma solução para as cirurgias cardíacas.

    Curtir

    1. Adorei seu Blog Rosana. Parabéns, é grande ajuda pra nós.
      E super legais suas sugestões também Taiza.. irei assistir 🙂

      Curtir

  11. OI Rosana, adorei seu blog.Mt bom. Um filme mt bom, na minha opinião, é pode alem da vida (superação, autoestima). E longo + ou – 02 hs mas é bem legal. Vale a pena. Irei passar para o grupo do ação jovem aqui no CRAS Obrigado

    Curtir

  12. Rozana, Parabéns pelo Blog..muito interessante, essa troca de conhecimento é sempre uma aprendizado e muito importante. Um sugestão de filme é Primeiro Aluno da Classe retrata a batalha de um rapaz que tem Tourette (síndrome) e luta contra o preconceito para ser professor. Outro que indico é Nebraska fala sobre o envelhecimento, o convívio familiar. Outro que trabalhei com um grupo de mulheres é Concha de Retalhos..

    Curtido por 1 pessoa

  13. Kely este filme é maravilhoso, é uma lição de vida! E um grande exemplo, para inicio de trabalhos como vc fez! Parabéns!

    Curtir

  14. Filme- PRECIOSA – uma garota Afro-Americana de dezesseis anos de idade, que tem uma vida repleta de dificuldades. É um filme muito bom.

    Curtir

  15. Minha querida obrigado por suas sugestões vc nos ajuda bastante trabalhamos com adolescente e suas orientações são fundamentais obrigado.

    Curtir

  16. Boa Noite, meu nome é Cristina ,adorei conhecer este cantinho muito especial, estou cursando AS, mas já anotei muitas indicações que sei que irão me ajudar.obrigada

    Curtir

  17. Olá, estou cursando Serviço Social, compartilhar esses filmes, foi uma ideia brilhante, está ajudando muito. Parabéns pela iniciativa!

    Curtir

  18. Adorei o espaço!!!!
    Minhas Sugestões: Antes de Partir (terceira idade, paciente em fase terminal, relacionamento familiar); Julie & Julia (mulher, relacionamentos).

    Curtir

  19. Parabéns pelo Blog!!
    Sou assistente social do CRAS Chico Mendes, em Xapuri – Acre e o visitei em busca de filmes para os nossos Serviços de Convivência tenho encontrado excelentes indicações.

    Curtir

  20. OLÁ, QUERO DEIXAR UMA SUGESTÃO DE FILME QUE ASSISTI DURANTE O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL E QUE ME MARCOU MUITO. FILME: “DANÇANDO NO ESCURO”.

    Sinopse e detalhes
    Selma Jezkova (Björk) é uma mãe-solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene (Vladan Kostig), um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho isto foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill (David Morse) e Linda (Cara Seymour), seus vizinhos, juntamente com Kathy (Catherine Deneuve), uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.
    (FONTE:Disponível em: )

    Curtir

  21. Olá adorei seu blog de muita utilidade…sou Assistente Social, estou buscando filme para trabalhar com adolescentes vitimizados em uma escola…

    Curtir

    1. Oi Dedé! que bom que gostou e agradeço por deixar um comentário!
      Como eu não tenho uma lista de filmes separados por categorias (idade) não sei indicar assim, até porque não sei o tema que você gostaria de trabalhar!
      Deixo aberto aqui, quem sabe algum colega não indica?
      um abraço

      Curtir

    2. Olá Dedé! Tem um filme chamado “A Onda” que é bem interessante e acho que tem a ver com o que você quer… também tem o clássico “A sociedade dos poetas mortos” que pode ser usado. Abraços!

      Curtir

  22. Olá Rozana! lindas sugestões alguns já utilizei e são feras mesmos como: o premiado sonho possível e a procura da felicidade. Deixo minha sugestão: O debate com Denzel washigton que fala sobre preconceito racial e caminhos percorridos pela educação e mídia. ‘Ela dança Eu danço IV também é um excelente filme que trata de como utilizar a internet de maneira produtiva em prol de manifestações e também a arte da dança em expressão de um ideal, além de tratar das relações de amizades e pais e filhos.
    abraços!!!

    Curtido por 1 pessoa

  23. NOSSA MUITO BOM O SEU BLOG DESCOBRI É MUITO PROVEITOSO. SOU ASSISTENTE SOCIAL DO CRAS E PRECISO MUITO DE SUGESTÕES RICO PARA O TRABALHO COM FAMÍLIAS.

    Curtido por 1 pessoa

  24. Sugiro tmbm o filme Como estrelas na terra que conta a história de um menino disléxico que sofre com a incompreensão de todos que o cercam, até encontrar um professor que o entende e o ajuda, mudando assim tudo a sua volta.

    Curtir

      1. Boa noite ! sou assistente social temos trabalho voltado para famílias adolescentes, entre outro , com certeza vai muito nos ajudar .adorei o seu blog muito interessante com certeza vai contribuir muito com o nosso trabalho. Parabéns .

        Curtido por 1 pessoa

  25. Rozana adorei a página. Quero sugerir ” O Senhor das moscas”. Trata da importancia do adulto como mediador dos conflitos em um grupo de adolescentes.

    Curtir

  26. Filme: Corajosos!

    Quatro homens, um legado: servir e proteger. Como agentes da lei, eles são confiantes e concentrados, preparados para o pior que as ruas pode oferecer. No entanto, ao final do dia, eles enfrentam um desafio na qual não estão preparados: a responsabilidade de ser pai. Quando uma tragédia atinge suas casas, esses homens são deixados lutando com as suas esperanças, seus medos, sua fé, e sua paternidade.
    Diariamente, Adam Mitchell (Alex Kendrick) e Nathan Hayes (Ken Bevel) enfrentam desafios variados por conta da profissão em que escolheram: policiais. No entanto, outra rotina os desafia, mas para a tarefa de pai esta dupla não está preparada. Seus filhos estão ficando cada vez mais distantes e, apesar do sucesso de Adam e Nathan em cuidar da sociedade, eles não sabem como tomar conta das pessoas por quem mais têm afeto.

    Curtir

  27. Sugiro o filme ” Além da sala de aula”. O filme relata a história de uma jovem professora soanhadora e apaixonada pela profissão, que conseguiu fazer um trabalho esplêndido em uma escola de uma comunidade carente. Utilizamos ele para trabalhar monitores do PETI. Recomendadíssimo!!!

    Curtir

  28. Rozana, este blog é maravilhoso, está me ajudando muito em relação a muitas dúvidas. Fiquei surpreso em achar este tópico para filmes temáticos, uma boa iniciativa. Deixo aqui uma sugestão:

    Filme: The Namesake (título original) / Nome de Família (em português).

    Um belo filme de 2006, onde são tratados assuntos familiares, étnicos, culturais, afetivos, de identidade, valores… o filme gira em torno da história dos membros de uma família indiana que se confronta com questões “ocidentais” e mudanças familiares. Muito inspirador.

    Curtido por 1 pessoa

  29. Ola, adorei as sugestões de filmes , são temas que encontramos no nosso cotidiano, é uma fonte de pesqueisa e de reflexões que podemos utilizar no nosso trabalho como assistente social.

    Curtir

  30. Bom dia! adorei o blog! e tenho uma sugestão de filme (documentário) se chama “Pro dia Nascer Feliz” dirigido por João Jardim. É maravilhoso! Mostra realidades de seis escolas públicas e privadas do PE, RJ e SP. É muito humano, visão de alunos (impressionante!) e professores. Uma grande reflexão, usei em um eixo do Ação Jovem e foi muito positiva a reação deles. Recomendadíssimo!

    Curtir

  31. Olá, estou gostando bastante desse espaço! Parabéns Rozana!!
    Então tem um filme que gosto bastante que já trabalhei com adolescentes que é Preciosa – Uma História de Esperança: Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo’Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

    Um outro é Furacão Camille: Após a passagem de um furacão na ilha Sister, no Mississippi, uma menina é encontrada na costa. Apesar de poucas pessoas viverem na ilha, ninguém afirma conhecer a menina. Incapaz de falar, resta a Dorrie, que tornou-se responsável pela menina, descobrir a verdade sobre a família dela.

    Curtir

  32. Sinopse:
    ‘O Contador de Histórias’ gira em torno da trajetória de Roberto Carlos, um menino pobre de Belo Horizonte que, durante a década de 70, cresce em uma entidade assistencial para menores então recém-criada pelo governo. Entre fugas e capturas, ele é considerado irrecuperável por seus educadores. A vida do garoto, porém, muda quando ele conhece a pedagoga francesa Margherit (Maria de Medeiros, de Pulp Fiction), que vem ao Brasil para realizar uma pesquisa. Juntos, aprendem importantes lições um com o outro, que mudarão as vidas de ambos para sempre.

    Curiosidades:
    » Com direção de Luis Villaça e produção de Denise Fraga e Francisco Ramalho Jr., O Contador de Histórias inspira-se na história real de Roberto Carlos Ramos, ex-menino de rua que se transformou em professor e contador de histórias, ofício no qual é hoje considerado um dos melhores do mundo.

    Curtir

  33. O filme “Prova de Fogo” é lindíssimo e traz uma bela lição para casais. (casamento, fidelidade, aceitação do outro, relações humanas, etc.)

    O filme ” Um amor para recordar” é um recomendado para jovens, o mesmo revela uma lida lição de vida. (relacionamento, relações humanas, aceitação do outro, discriminação, luta pela vida, etc.)

    Curtido por 1 pessoa

  34. Assisti um essa semana mto bom “As vezes o amor não é o bastante” trata de familias que sofrem com o vício do alcool.

    Outro: Fronte of class (inclusão, perseverança, familia)
    Outro: Além da sala de aula ( professor, pessoas marginalizadas, governo)

    Curtir

  35. À medida que for lembrando, vou postando mais filmes…
    O Clássico Kramer x Kramer (Relações humanas, casamento, separação, fases de desenvolvimento humano, mudanças, escolhas, responsabilidade paterna)

    Curtir

    1. Minha SEgestçai é Meu nome não é Johnny (2008).o filme retrata a história de João Estrella, um garoto de classe média alta da cidade do Rio de Janeiro que se envolveu com drogas precocemente. No decorrer da trama, o rapaz começa a utilizar drogas mais “pesadas” e acaba se envolvendo com tráfico, apesar da boa relação com os pais e da situação econômica favorável.

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: