Visita on-line e intervisão sobre práticas no SUAS: um novo jeito de fazer o BPS


VAGAS FECHADAS para os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina! No momento, sem previsão de reabertura. Agradeço a compreensão!

Encontro VIP com Rozana Fonseca

Saiba o que é o Encontro VIP e como realizar a inscrição da sua equipe!

O que é o Encontro VIP? É uma nova maneira que encontrei para continuar fazendo o Blog Psicologia no SUAS, pensando numa maneira mais interativa de me manter conectada com a práxis do SUAS Brasil à fora. VIP é a abreviação de Visita on-line e intervisão sobre as práticas no SUAS quediz diretamente sobre a proposta do Encontro. Estou chamando de visita porque será uma maneira de conhecer um pouco a realidade de cada unidade/serviço e dai conseguir conversar sobre as principais questões levantadas pela equipe durante o encontro. 

Objetivos: Considerando os novos contextos de uso de redes sociais de conteúdo rápido e pouco uso de plataformas como blog, o objetivo do Encontro VIP é criar uma nova maneira de fazer o Blog Psicologia no SUAS,  porque eu acredito que estar em conexão com trabalhadoras do SUAS foi a principal motivação para eu criar o blog há 12 anos. Portanto, me atualizo inspirada no uso massivo de plataforma de reuniões on-line e também porque me ocorre que eu já fazia transmissão on-line (hangouts no Youtube) desde quando isso não era comum como foi a partir da pandemia. Agora, a diferença é que quero qualificar mais essa interação e tratar de situações mais especificas de cada cidade. 

Quais são os ganhos para equipe? Ter a oportunidade de refletir sobre a prática e sobre os principais problemas enfrentados no cotidiano e de ampliar a visão sobre o fazer no SUAS; Promoção de diálogos em grupo na equipe; promoção de conversa entre equipe de analistas(técnicas) e a coordenação; promoção de diálogo entre coordenação e gestão sobre o aprimoramento do trabalho social; Aprimoramento das práticas; Fortalecimento do SUAS de acordo com as especificidades locais. 

Quais são os ganhos para a mediadora/BPS? Manter o BPS ativo; continuar interagindo com trabalhadoras do SUAS; Ter oportunidade privilegiada de reflexão e construção de saber sobre o fazer no SUAS; Inspiração para escrita de textos ou outras produções sobre o SUAS; Construir parcerias solidárias de mobilização para o fortalecimento e defesa do SUAS, com o acréscimento de questionar sobre qual SUAS e quais as práticas defendemos. PS. No próximo ano vou divulgar minha pesquisa de mestrado e quero muito estar afinadinha com vocês para que me ajudem a alcançar as pessoas que poderão vir a ser participantes da pesquisa. 

Com irá funcionar? Cada equipe poderá ter 2 encontros via Google Meet (manhã ou tarde), com duração de 1 h e 30 minutos a 2 horas cada um – o segundo encontro ocorrerá quinze dias depois do primeiro. A atividade tem um propósito de ouvir e trocar sobre as principais dúvidas sobre os processos de trabalho social com famílias nos serviços do SUAS – da básica, média e alta complexidade – só a título de melhor compreensão, a atividade terá uma natureza parecida com uma “supervisão” em grupo, ou seja, não será realizado encontro com profissional individualmente, somente em equipe ( se não for possível a participação de todas/es, que seja ao menos com mais de 3 profissionais da mesma equipe. Lembrando, isso não é um curso!
Como participar? A coordenação da unidade preencherá o formulário com os dados básicos da equipe e escolherá uma das datas disponíveis (manhã ou tarde) e aguardará o contato para agendamento de acordo com a ordem das inscrições e rodízio entre as regiões do País. PS: As apoiadoras ativas do BPS terão prioridade nas primeiras semanas dos Encontros, as quais seguirão os mesmos passos para a inscrição e termos para a realização dos 2 encontros.

Terá algum custo para a equipe ou para a prefeitura? NÂO. Porém, me permita mencionar que essa atividade não deve ser lida como um trabalho voluntário ou trabalho sem remuneração e nem deve ser entendida como atividade de educação permanente ou de capacitação. Eu não sou contra a venda de serviço, obviamente, acho importante ter como pagar as contas! Só estou disposta a continuar fazendo um trabalho que me permita estar em conexão com outras trabalhadoras para continuar refletindo e questionando, sobretudo,  a minha prática e a minha profissão de um jeito solidário e mobilizador. Nestes 12 anos de BPS são incotáveis as horas gratuitas dedicadas ao blog, então, não se preocupem comigo, eu estou ciente do que estou propondo e está dentro do que eu acredito como ação transformadora a partir do status coletivo da minha profissão e sei que os meus ganhos não são necessariamente financeiros, mas eles existem e são muitos. 

Sobre o uso dos dados do formulário: Os dados do formulário não serão divulgados em hipótese nehuma. O único objetivo é de formalizar a realização da visita on-line e da intervisão através da inscrição. Além de ter valor de autorização e ciência dos termos de realização. 

AVISO: A partir dos encontros podem surgir inspiração e ideias para escrita de textos ou post com reflexões sobre o fazer no SUAS, porém, informo que as produções seguirão os princípios éticos não expondo dados ou informações que identifiquem a localidade ou sujeitos da informação. 

Sobre a realização e cancelamentos: 

  • De minha parte, caso ocorra algum imprevisto em decorrência de saúde ou atividade inadiável do mestrado, me reservo o direito de remarcar o Encontro VIP e realizar um próximo agendamento;
  • Caso a equipe tenha alguma intercorrência como falta de energia ou internet, o encontro poderá ser remarcado uma única vez;
  • A responsabilidade de organizar acesso a internet para a equipe é da secretaria/unidade de serviço; 
  • As integrantes da equipe não precisarão estar conectados em um mesmo local/ponto de internet, ficando a coordenação responsável por repassar o e-mail para envio do link para entrar na sala do Google meet no ato da inscrição;
  • Caso a equipe não esteja conectada no horário previsto e não tenha comunicado com antecendência sobre imprevisto que inviabilize a realização, os dois encontros serão automaticamente cancelados;
  • Os encontros não serão gravados;
  • Recomenda-se que a equipe faça um planejamento para o dia do Encontro VIP, colocando-o como agenda de trabalho, evitando que haja interrupção no ambiente de trabalho para que o aproveitamento não seja prejudicado.
  • Recomendo que a equipe se organize para que o computador da unidade esteja conectado via cabo, e que seja usado caixa de som para que a equipe tenha uma melhor experiência com o áudio e que a participante ao usar a fala fique próxima do computador e use microfone. 
  • É um projeto que poderá dar certo ou não. Assim, me reservo o direito de suspender a proposta caso a mesma se mostre inviável ou surja algumas questões incontornáveis. Caso isso seja necessário, os agendamentos prévios serão todos cumpridos de acordo com as regras mencionadas acima. 
  • Para evitar que muitas equipes se inscrevam e fiquem muito tempo na lista de espera, o formulário poderá ser fechado. Quando for fechado/reaberto farei avisos nas redes sociais. 

Acredito que eu tenha abordado as principais questões, mas, caso você tenha ficado com alguma dúvida me escreva para que eu possa conversar sobre elas com você: rozana@psicologianosuas.com

Por último, recomendo que você converse com sua equipe para que ela esteja ciente do formato do Encontro VIP, além de garantir o planejamento das atividades para viabilizar o encontro para o maior número possível de trabalhadoras.

Uma linda jornada para nós nesta nova etapa do BPS! Vejo vocês em breve com um lindo tour pelo seu trabalho! 

Com alegria, 

Rozana Fonseca


Você pode realizar a inscrição aqui mesmo sem sair desta página ou clicar neste link AQUI


Instagram e facebook: @psicologianosuas

2 respostas para “Visita on-line e intervisão sobre práticas no SUAS: um novo jeito de fazer o BPS”.

  1. Rozana, parabéns pela iniciativa.

    Certamente será de muito aprendizado para todos os participantes.

    Abcs.,

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada, Dalva! Grande honra receber sua visita e considerações. Um bjo

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s