Educomunicação na assistência social é resistência! Agenda 2021


Tem interesse em participar conosco?

É só preencher o formulário: Clique Aqui

Em 2020, foi criado o projeto Sextas Básicas e foram realizadas duas temporadas. Na primeira, quando foi decretada a calamidade por causa da pandemia, pela necessidade de discutir o SUAS e suas condições de resposta ao estado de calamidade pública, realizamos onze encontros virtuais com convidadas(os) de diferentes formações e de diversas áreas de atuação.  A assistência social foi prevista como serviço público e atividade essencial indispensável ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

Na temporada seguinte, o projeto reuniu novas(os) integrantes e novo formato de produção ao prezar pela construção coletiva, trazendo a proposta de educomunicação como possível referência teórica e prática para debater e praticar a relação ainda pouco aprofundada entre comunicação e assistência. Após reuniões entre o grupo formado, foram realizados três encontros virtuais dando continuidade ao formato de transmissões ao vivo (lives) com convidados precursores e pesquisadores da educomunicação da relação entre comunicação pública e assistência social no Brasil. 

Realizamos também nesta segunda temporada a avaliação dos processos e do produto da segunda temporada do Sextas Básicas, por meio de um encontro virtual aberto, o qual tinha também o objetivo de reunir e compartilhar as propostas para a criação de uma agenda de ações e articulações técnicas e políticas sobre educomunicação e assistência social para o ano de 2021. E assim, temos um conjunto preliminar de  propostas alinhadas nos seguintes eixos: a) Formação: Promoção estratégica de formação com capacitação e oficinas desde vivências realizadas e a realizar; b) Articulação: Articulações com parcerias por estudos, educação permanente e difusão de conteúdos sobre assistência social; c) Práticas/modelos: Elaborar projeto de educomunicação com autogestão e escuta de trabalho, inicialmente para Cras, agregando em rede de educomunicação e assistência e  Protagonismo: Efetivar inclusão, participação e construção coletiva com pessoas atendidas (especialmente do Programa Bolsa Família) e mobilização de coletivos de trabalhadores. 

Diante deste breve resumo sobre nossa caminhada até aqui, queremos convidar você a vir construir conosco passos para uma assistência social que se interessa em dialogar com a educomunicação para promover práticas de assistência social mais conectadas com as múltiplas capacidades comunicativas das pessoas, dos territórios e da sociedade. 

Educomunicação na assistência social é resistência!

Ao vivenciarmos um cenário de desmontes, de esvaziamento das ações e dos objetivos, de propostas absurdas como substituir atendimento humano por aplicativos de celulares,  estamos diante da imperativa  necessidade, e talvez como única alternativa, de resistir!

A concretização das nossas lutas pode se dar de muitas formas, como neste grupo de mobilização e de projeto-movimento, em que estamos refletindo sobre a educomunicação na assistência social, com a intencionalidade de construir coletivamente conhecimentos sobre nossas práticas no SUAS e explorar a ferramenta da educomunicação como caminho para qualificar a forma de pensar, processar, concretizar e comunicar a proteção social.

Ficou interessada(o) em vir construir conosco? É só preencher o formulário: Clique Aqui



Um comentário em “Educomunicação na assistência social é resistência! Agenda 2021

Adicione o seu

  1. Bom dia!!! Acho maravilhoso seu trabalho. Tenho 70 anos e estou cursando o 7º semestre de Serviço Social na Unicid – São Paulo/SP. Minha idade, atualmente com a pandemia, está me dificuktando até de ser aceita como estagiária. Se eu fosse mais jovem queria estar com você! Parabéns!!!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: