Por Rozana Fonseca e Joari Carvalho

No Sextas Básicas #3 – encontro virtual do BPS que está sendo realizado através do canal no Youtube, vamos dialogar sobre a Segurança e saúde do trabalhador e da trabalhadora do SUAS durante e depois da pandemia.

Segurança e saúde do trabalhador e da trabalhadora social sempre foram pautas previstas nos principais documentos de referência da Política de Assistência Social (NOB-Suas, NOB-RH), até porque precisam seguir leis e programas gerais nacionais de redução de riscos e de acidentes ou exposição a riscos ocupacionais. A precariedade da segurança e da saúde no Suas reflete vulnerabilidades internas da implementação do Suas, mas também reflete relativamente a precarização generalizada no mundo do trabalho brasileiro em relação tanto à Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora quanto Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para todos trabalhadores e todas trabalhadoras do país.

A pandemia que estamos vivendo serviu para mostrar de uma vez por todas o quanto tem faltado planos, procedimentos e práticas de segurança e saúde do trabalho social no Suas sobre os aspectos físicos, mentais e emocionais. A própria gestão do trabalho continua incapaz de compreender as condições de trabalho, planejar formas mais seguras e saudáveis, proporcionar condições materiais, instrumentais e procedimentais e avaliar continuamente os resultados. O resultado assustador disso tem sido uma crescente sensação de insegurança dos e das profissionais com o agravante de se sentirem contribuindo para colocar usuárias e usuários em risco.

O papel proativo de profissionais para organizar enquanto sujeitos destes processo bem como também agentes produtores de conhecimento e práticas seguras e mais saudáveis no trabalho será cada vez mais necessário daqui por diante para contribuir na criação das condições institucionais, conceituais e operacionais para reverter essa situação.

Nesta direção, propomos um debate almejando análise e proposições para ações a serem implantadas ou implementadas sem mais lapso de tempo.

Tema: “Segurança e saúde do trabalhador e da trabalhadora do Suas durante e depois da pandemia”

Quando: sexta-feira (08/05)
Horário: 19h
Canal do Blog Psicologia no Suas no YouTube

Para este encontro, convidamos:

Fernanda Lou Sans Magano
Presidente do Sindicato dos Psicólogos e Psicólogas no Estado de São Paulo SinpsiSP e Vice-Presidente da Federação Nacional dos Psicólogos FENAPSI
Componho a coordenação executiva do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS – FNTSUAS e do Fórum Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS – FETSUAS-SP

Ionara Rabelo Psicóloga, CRP 09/1661, doutora em Psicologia. Atua na Secretaria de Saúde de Goiânia. Professora Universidade Federal de Goiás – UFG. Psicóloga na organização Médicos sem Fronteiras – MSF.

Contando com a mediação de Joari Carvalho – Psicólogo social no órgão gestor da assistência social de Suzano – SP. Mestrado em psicologia social. Ex-colaborador convidado da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (2018 e 2019) e ex-conselheiro membro do Núcleo de Assistência Social e do Núcleo de Emergências e Desastres do CRP- SP (2009 a 2016).

Rozana Fonseca, como anfitriã, espera que as trabalhadoras e os trabalhadores do SUAS possam estar neste encontro para debater, propor e torná-lo ainda mais potente.

Este é o link – https://youtu.be/hMnqtx_Hu9U para você participar do Sextas Básicas #3

Assista direto aqui ou pelo Youtube!


Sobre o autor Rozana Fonseca

Psicóloga - CRP03/6262, especialista em Gestão Social:Políticas Públicas,redes e defesa de direitos. Autora do Blog Psicologia no SUAS, palestrante, supervisora técnica e consultora acerca da execução de políticas públicas como Assistência Social, criança e adolescente, idosos, mulheres e sobre a atuação do profissional de psicologia nas políticas públicas em geral.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: