Por Rozana Fonseca e Joari Carvalho
No Sextas Básicas #3 – encontro virtual do BPS que está sendo realizado através do canal no Youtube, vamos dialogar sobre a Segurança e saúde do trabalhador e da trabalhadora do SUAS durante e depois da pandemia.
Segurança e saúde do trabalhador e da trabalhadora social sempre foram pautas previstas nos principais documentos de referência da Política de Assistência Social (NOB-Suas, NOB-RH), até porque precisam seguir leis e programas gerais nacionais de redução de riscos e de acidentes ou exposição a riscos ocupacionais. A precariedade da segurança e da saúde no Suas reflete vulnerabilidades internas da implementação do Suas, mas também reflete relativamente a precarização generalizada no mundo do trabalho brasileiro em relação tanto à Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora quanto Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para todos trabalhadores e todas trabalhadoras do país.
A pandemia que estamos vivendo serviu para mostrar de uma vez por todas o quanto tem faltado planos, procedimentos e práticas de segurança e saúde do trabalho social no Suas sobre os aspectos físicos, mentais e emocionais. A própria gestão do trabalho continua incapaz de compreender as condições de trabalho, planejar formas mais seguras e saudáveis, proporcionar condições materiais, instrumentais e procedimentais e avaliar continuamente os resultados. O resultado assustador disso tem sido uma crescente sensação de insegurança dos e das profissionais com o agravante de se sentirem contribuindo para colocar usuárias e usuários em risco.
O papel proativo de profissionais para organizar enquanto sujeitos destes processo bem como também agentes produtores de conhecimento e práticas seguras e mais saudáveis no trabalho será cada vez mais necessário daqui por diante para contribuir na criação das condições institucionais, conceituais e operacionais para reverter essa situação.
Nesta direção, propomos um debate almejando análise e proposições para ações a serem implantadas ou implementadas sem mais lapso de tempo.
Tema: “Segurança e saúde do trabalhador e da trabalhadora do Suas durante e depois da pandemia”
Quando: sexta-feira (08/05)
Horário: 19h
Canal do Blog Psicologia no Suas no YouTube
Para este encontro, convidamos:
Fernanda Lou Sans Magano
Presidente do Sindicato dos Psicólogos e Psicólogas no Estado de São Paulo SinpsiSP e Vice-Presidente da Federação Nacional dos Psicólogos FENAPSI
Componho a coordenação executiva do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS – FNTSUAS e do Fórum Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS – FETSUAS-SP
Ionara Rabelo Psicóloga, CRP 09/1661, doutora em Psicologia. Atua na Secretaria de Saúde de Goiânia. Professora Universidade Federal de Goiás – UFG. Psicóloga na organização Médicos sem Fronteiras – MSF.
Contando com a mediação de Joari Carvalho – Psicólogo social no órgão gestor da assistência social de Suzano – SP. Mestrado em psicologia social. Ex-colaborador convidado da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (2018 e 2019) e ex-conselheiro membro do Núcleo de Assistência Social e do Núcleo de Emergências e Desastres do CRP- SP (2009 a 2016).
Rozana Fonseca, como anfitriã, espera que as trabalhadoras e os trabalhadores do SUAS possam estar neste encontro para debater, propor e torná-lo ainda mais potente.