73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

Cartilha da Pessoa Idosa


A cartilha tem o objetivo de auxiliar os idosos a compreenderem os seus direitos e como podem se prevenir da violência. A Cartilha da Pessoa Idosa foi elaborada pelas instituições que compõem o Comitê Interinstitucional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa – cooperação entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por intermédio da CGJ, e a FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. Com textos e ilustrações, o material apresenta as garantias e os direitos dos idosos, além de auxiliar a detectar e denunciar as formas de violência… Texto adaptado da notícia de lançamento do site TJRS.

Leia na íntegra – TJRS

Cartilha lançada em ação referente ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, que acorre a cada 15 de junho.

A cartilha pode ser utilizada como material auxiliar em atividades coletivas como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, grupos no PAEFI, PAIF, Oficinas com famílias e nos demais serviços socioassistenciais.

Símbolo atual (à esq.), que mostra idoso encurvado com bengala, é considerado pejorativo e há campanha para que seja substituído por outra imagem (à dir.)

Quero acrescentar uma observação quanto ao novo símbolo que identifica pessoa idosa em atendimentos preferenciais. O PL do Senado nº 126 de 2016 foi aprovado e agora tramita na Câmara dos Deputados sob o nº 10282/2018.

Ementa PL do Senado nº 126 de 2016 : 
Altera a Lei nº 7.405, de 12 de novembro de 1985, e a Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, para dispor sobre o uso de símbolos desprovidos de caráter pejorativo na identificação de pessoa com deficiência e de idoso.

3 respostas para “Cartilha da Pessoa Idosa”.

  1. Avatar de Marlene do Nascimento
    Marlene do Nascimento

    Produto informativo de excelência. Dinheiro público aplicado com eficiência e eficácia
    Gratidão.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Avatar de Marisilda Marques
    Marisilda Marques

    Minha meta é trabalhar com as causas que se referem aos idosos. Tenho 68 anos e estou no quarto semestre do curso de Serviço Social na UNICID. Quero sim receber novos comentários e publicações no meu e-mail. Obrigada;

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Marisilda, para isso é só você se cadastrar aqui no blog, tem um campo na coluna a direita para preencher o seu e-mail

      Curtir

Comentários