Cadernos do aprimoramento do SUAS em Franca/SP


Em uma das minhas idas ao Geccats[i][ii], eu fui presenteada com um exemplar do Caderno da experiência de formação dos trabalhadores de Franca/SP, cujo documento delineia a Política Municipal de Assistência Social deste município alinhada com a PNAS e a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

Na época, eu procurei o documento na internet para compartilhar com vocês e não o encontrei, mas, recentemente, tive êxito chegando nele indiretamente em uma pesquisa por artigos e para minha surpresa o documento tinha ganhado um “irmão”. Franca, junto com o IPF[iii] transformaram e publicaram também a experiência de formação e reorganização do SUAS quanto ao nível da Proteção Social Especial, o que acredito ser muito bom, porque fornece parâmetros e inspirações para outros municípios.

E como vocês já sabem, pra mim, Caderno bom é Caderno compartilhado aqui para que mais e mais trabalhadores e gestores possam ter acesso. E neste caso, é ainda mais válido porque divulga as possibilidades e avanços da Assistência Social em âmbito local (no contexto atual estamos sedentos por boas práticas[iv]) e pode servir de inspiração para outras regiões lançarem mão de estratégias de divulgação do que andam produzindo quanto a implementação do SUAS.

O.B:  os meus cumprimentos a todos os envolvidos neste trabalho e tomara que vocês estejam todos vinculados ao município fazendo cada vez melhor a Assistência Social – Os cadernos são de 2015 e 2016, por isso espero que as equipes possam estar desfrutando dessa formação e que puderam dar continuidade nesse processo através da Educação Permanente.

Confiram os Cadernos:

Reordenamento Institucional Franca
Reordenamento institucional da política de assistência social do município de Franca: reflexões teórico-metodológicas para o trabalho cotidiano / Gislaine Alves Liporoni Peres…[et al.], (Orgs.). — São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2015.
Proteção Social Especial - Psicologia no SUAS
Reordenamento da Proteção Social Especial – Uma Experiência em Construção com Trabalhadoras(es) do SUAS de Franca – SP / ? Secretaria de Ação Social da cidade de Franca…[et al.], (Orgs.). — São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2016.
—————————————————————

[i] Obrigada, Tatiana 🙂

[ii] Grupo de Estudo e Capacitação Continuada de Trabalhadores do SUAS – Geccats SAIBA mais AQUIhttps://psicologianosuas.com/2015/11/23/grupo-de-estudos-e-educacao-permanente-no-suas-a-experiencia-do-geccats/

[iii] Instituto Paulo Freire

[iv] Alinhadas com a PNAS

Boa leitura!

3 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s