73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

03 cadernos para estruturação de proposta político-pedagógica para os SCFV


Conforme adiantei ontem, neste Post: 15 teses sobre a oferta do SCFV, estou disponibilizando para conhecimento e download os cadernos I, II e III  Contribuições para Estruturação de Proposta Político-Pedagógica para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) como Instrumento de Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil elaborados por  Graça Gadelha e Ilma Oliveira através das parcerias entre o Instituto Aliança com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no âmbito do Projeto Catavento – ONG sediada em Salvador (BA).

De acordo com o site Promenino Fundação Telefônica, “após realizar um trabalho de monitoramento de visita focado no trabalho infantil em 18 municípios do Semiárido Nordeste da Bahia, a equipe identificou a necessidade de criar um documento para auxiliar a criação de propostas pedagógicas para integrantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da região. O plano central era o de condensar, em um mesmo material, sugestões e estratégias de atendimento a situações de vulnerabilidade, principalmente no que se refere às piores formas de trabalho ainda exercidas por crianças e adolescentes”.

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR OS CADERNOS

Caderno I Proposta pedagogicaNo caderno I Proposta Político-Pedagógica (PPP) são apresentados conceitos e sugestões para o entendimento sobre relações e construção do conhecimento e dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O material busca explicar quais meios e metodologias são adotadas por instituições de ensino. Além disso, o plano aborda questões sociais ligadas à educação e aprendizado. O caderno aborda, ainda, temas como medidas socioeducativas, educação social e desenvolvimento da escola, família e da comunidade.

SUMÁRIOSumário Caderno I Proposta pedagogica

Caderno II Práticas e Vivências

O caderno II Práticas e Vivências traz orientações para equipes de profissionais que trabalham na formação de crianças e adolescentes, atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A publicação destaca a importância da formação para o domínio da proposta pedagógica, entre outros pontos importantes. A relação entre educador e educando também ganha destaque, pois dessa relação se constrói um ambiente de ensino saudável.

SUMÁRIOSumario Caderno II referencias subsidios

Caderno III referencias subsidios.JPG capa

O caderno III Referências/Subsídios traz à tona a questão da formação da criança, da passagem de um estágio para outro, o crescimento e o desenvolvimento em meio à sociedade. Desta forma, o texto cita o quão relevante é que o educador tenha consciência e sensibilidade ao trabalhar com a infância e a adolescência. Ao longo da publicação, há capítulos destinados à participação da família na formação e desenvolvimento da criança e do adolescente, visto que grande parte das violações de direitos dos jovens envolvem direta ou indiretamente os familiares e têm ligação com a convivência familiar.

SUMÁRIO

Sumário Caderno III referencias subsidios.JPG capa

Espero que a divulgação destes cadernos possa ampliar o acesso aos mesmos e colaborar com a qualificação da oferta do SCFV, tão necessária, conforme discutimos no Post anterior:15 teses sobre a oferta do SCFV

Bons estudos e um excelente trabalho a todas/os

Fonte: Promenino Fundação Telefônica.

CURTA A PÁGINA DO BLOG NO FACEBOOK E FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES

19 respostas para “03 cadernos para estruturação de proposta político-pedagógica para os SCFV”.

  1. Avatar de Ednalva Guedes da Rocha Ferreira
    Ednalva Guedes da Rocha Ferreira

    Boa tarde!!
    Que riqueza de material, meus cumprimentos pelo belíssimo trabalho.
    Será de grande valia ao meu trabalho. Gratidão pela sua contribuição.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Bom saber que vai ajudá-la! Obrigada pela interação

      Curtir

  2. Avatar de jacqueline
    jacqueline

    olá querida Rozana gostaria de temas que podesse trabalhar com os orientadores

    Curtir

  3. Avatar de Maria Ineide De Carvalho Silva
    Maria Ineide De Carvalho Silva

    Boa tarde ! em primeiro lugar gostaria de parabenizar por sua matérias todos são ótimas; Sou formada em assistente social, e orientadora do SCFV,gostaria de saber de você pode me enviar alguns temas para ser trabalhados com crianças e jovens e Dinâmicas.Gostaria muito de receber material .

    Curtir

    1. Avatar de Janaina Silvestre Nunes
      Janaina Silvestre Nunes

      Eu tambem trabalho com Servico de Convivencia de 6 a 15 anos e gostaria de receber sugestões de temas para as oficinas.

      Curtir

  4. Avatar de Maria APARECIDA lopes Dos Santos
    Maria APARECIDA lopes Dos Santos

    Boa Noite ! em primeiro lugar gostaria de parabenizar por sua matérias todos são ótimas .Sou acadêmica de Serviço Social, gostaria de saber de você pode me enviar alguns temas para ser trabalhados com idoso e Dinâmicas para idosos?Gostaria muito de receber material .

    Curtir

  5. Avatar de Wendel
    Wendel

    Cara Rozana, observei que seu trabalho é de suma importância na Construção da Rede Suas. entretanto, trabalho atualmente em um Centro de Atendimento Educacional Especializado que me trouxe a proposta de criar um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa com Deficiência Intelectual e múltiplas deficiências, gostaria de Suas Orientação para a implantação do Serviço, pois atualmente temos um espaço onde funciona uma sala de artes ??? que necessita ser transformada em nesta proposta. Aguardo Suas Orientações e Dicas, bem como leituras entre outros. Email Wbrengel@gmail.com

    Att

    Wendel Barreira Rengel – Assistente Social

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Wendel,
      Respondi a um outro comentário seu acima…. Considerando a redação deste comentário, sugiro você a procurar o coordenador da Proteção Social Básica ou o gestor da Assistência Social do seu município.

      Curtir

  6. Avatar de Rosineide Rosy

    Tem algum material sobre o serviço no CREAS?

    Curtir

  7. Avatar de Adelaide
    Adelaide

    Oi Rosana, muito bons estes cadernos me ajudarão muito. Trabalho numa ONG com crianças e Idosos e esses materiais ajudam muito nas atividades dos grupos. Parabéns pelo seu trabalho! sou sua fã..

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Adelaide,
      Estes materiais estão bem em consonância com as propostas dos serviços do SUAS mesmo. Desejo um bom trabalho aí! Obrigada pelo carinho 🙂

      Curtir

  8. Avatar de CRAS
    CRAS

    BOM DIA ROZANA, SOU ASSISTENTE SOCIAL DO CRAS DE FORMOSA DO RIO PRETO, BA, CMO FAÇO PARA CONSEGUIR ESSES 3 CADERNOS DO SCFV?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Bom dia!
      Você diz impresso? eu não tenho essa informação, tente ver com os responsáveis pela produção dos Cadernos, como o Instituto Aliança ( eu não tenho o contato 😦 )
      Mas você também pode imprimi-los, você já fez o download?
      Um abraço

      Curtir

  9. Avatar de Daiane Cristina dos Santos
    Daiane Cristina dos Santos

    Oi Rozana, muito bons estes cadernos me ajudarão muito. Trabalho no CRAS há 1 ano e sempre tive dificuldade com as atividades dos grupos, algo que desperte a atenção dos adolescentes principalmente é muito complicado. Parabéns pelo seu trabalho!

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Bom saber, Daiane! Obrigada por comentar.

      Grata pelas considerações!

      Curtir

  10. Avatar de Laiz Melo
    Laiz Melo

    Não consigo baixar os arquivos dos três cadernos do SCFV!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Laiz, atualizei os links.
      Veja se dá certo!

      Curtir

Comentários