Vamos agilizar nossa interação no Blog?


NOTA – Sobre comentários e E-mail

Considerando o número expressivo de solicitações (via e-mail, comentários e mensagens privadas nas redes sociais) de materiais e sugestões de atividades a serem executadas nos serviços socioassistenciais, eu gostaria de pontuar as seguintes questões:

1 – No primeiro tópico aproveito para ressaltar que a seção dos comentários é uma das partes mais importantes do Blog e a considero fundamental para a continuidade desse espaço, por isso espero que essas “recomendações” não inibam a sua participação, mas que venha melhorar a qualidade de nossa interação ao otimizar as perguntas e minha disponibilidade de tempo;

 

2 – Solicitações de materiais: o teor das últimas solicitações me faz entender que o leitor não realiza buscas e nem navega pelos materiais já publicados no Blog (o Blog está no ar desde 2010) e todos os materiais que tenho conhecimento/acesso já estão disponibilizados aqui;

3 – Pedido de envio de novas postagens/materiais: Todas os leitores que assinarem o Blog, ou seja, cadastrar o e-mail (campo disponível na coluna direita da página do Blog) receberá automaticamente todas as postagens do Blog em tempo real podendo acessar e baixar todos os materiais disponibilizados –  eu não envio materiais por E-mail;

4 – Como acessar os materiais? Sugiro que ao chegar no blog ou revisitá-lo, faça uma busca no campo “pesquisa” e/ou clique nas abas das categorias e páginas no topo do Blog – tenho certeza que você encontrará muita coisa;

5 – Sugestões de atividades – Muitos me fazem esta solicitação para serem realizadas com Idosos, crianças/adolescentes/ gestantes etc – Já respondi muitos comentários e e-mails com esse teor, contudo está ficando impossível responder todos devido indisponibilidade de tempo e vejo que minha resposta é sempre a mesma (o que não justifica o leitor ficar sem resposta por tanto tempo), portanto, acredito que este tópico irá otimizar muito: Eu não tenho condições de sugerir atividades/ações sem conhecer minimamente o contexto, dinâmica e quais os objetivos dos grupos/ações a serem propostos (quando eu tinha mais tempo até solicitava retorno quanto a esses pontos, mas na maioria das vezes as pessoas não retornam – assim, reforço que considero impossível realizar sugestões sem as informações necessários – Vale dizer também que a supervisão técnica foi criada para tentar atender essa demanda, pois estas orientações exigem tempo, estudos e uma dedicação mais exclusiva – Leia sobre a SUPERVISÃO TÉCNICA DAS PRÁTICAS DO SUAS.

Por fim, reforço que estou inteiramente disponível para o diálogo, troca de experiências e que espero receber as interações de vocês e ter mais agilidade para dar os retornos, o que eu tenho a maior alegria em fazer!

Grande abraço e espero tê-los sempre aqui! 🙂

13 comentários

  1. Bom dia Rozana.Eu li alguns artigos publicados em seu Blog que quero parabenizá-la pelo conteúdo, pois além de ser de fácil entendimento é bem objetivo.
    Aproveito para agradecer a disponibilidade dos materias no Blog para que possamos utilizar em nosso trabalho que muitas vezes é de dificil entendimento até mesmo para os próprios profissionais.
    Obrigada por nos passar seus conhecimentos, pois tenho certeza que nos ajudará e muito na atuação dos profissionais frente a problemática.

    Curtir

  2. Olá boa noite Rozana !
    primeiramente quero deixar aqui o meu muito obrigado pelo rico conteúdo em seu blog,pra mim tem sido de grande valia já que estou atuando no CRAS de minha cidade como orientadora social (SCFV) ….gostaria de algumas sugestões de planejamento com a família,estamos com essa tématica no mês e gostaria de idéias sobre o tema.
    um abraço .

    Curtir

  3. Gostei da sugestão do primeiro comentário, já me deparei muito com práticas preconceituosas dentro do SUAS, profissionais que impõe sua religião, que não usam os referenciais técnicos e científicos para realizar o trabalho.
    Visões contraditórias e reducionistas como ser a favor da “redução da idade penal” e pena de morte”

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acabei clicando antes de concluir.

      Fico pensando que ter esse posicionamento é um direito do profissional apesar de ser incoerente com o trabalho.

      Curtido por 1 pessoa

  4. Boa noite, Rozana! acompanho seu blog e já utilizei mto das coisas aqui disponibilizadas!!
    Como sugestão, gostaria muito que fosse abordada a questão da violência institucional dentro da própria assistência. Na prática nos deparamos constantemente com práticas moralistas e preconceituosas, que acabam por reforçar o sujeito na posição de vulnerabilidade em detrimento da produção de autonomia.
    Fiz uma breve busca aqui e não achei nada a respeito, da mesma forma que tenho mta dificuldade em achar material em outros lugares. Acredito que seja um tema delicado, mas indispensável para uma prática reflexiva e transformadora! agradeço desde já!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Rozana, acho que seria legal também, e enriquecedor, divulgar experiências de trabalhos realizados nos diversos setores do SUAS (como grupos, oficinas, trabalhos em parceiria, etc.) e até de interações intersetoriais. Que tal juntar alguns colaboradores para trazer esse tipo de contribuição para o seu blog? você poderia criar alguma coluna ou algo do tipo com publicações periódicas… Bom, é só uma idéia! Abraços e, mais uma vez, agradeço pelo convite ao debate no último hangout!

    Curtir

    1. Oi Márcio, obrigada pela sugestão. Eu já tentei isso em outros momentos e não tive muito retorno, mas como estava no início do Blog, hoje poderá ser diferente. A ideia que está em andamento é convidar o profissional, a primeira convidada irá escrever um Post com indicação de filmes – mas ainda não teve tempo pra concluir. Então vou aguardar e ver como ficará essa participação e colaboração direta dos colegas.
      Eu que agradeço pela sua participação no Encontro Online! Ano que vem teremos mais e você continua convidado a participar e tomara que mais pessoas se juntem a nós. Gd abraço e obrigada pelo comentário.

      Curtir

  6. Rozana boa noite, acho muito interessante o seu blog. Me referencio muito nele para estudo, pois trabalho em um cras. Como a Marilda, eu também tenho uma pasta diferenciada para arquivo de materiais e sempre que posso estou recorrendo a eles. Gratidão por ajudar em minha caminhada . Estou sempre aqui. abraços. Viviane

    Curtido por 1 pessoa

  7. Bom dia. Abri uma pasta exclusiva do blog em meu e-mail. Assim..se não tenho tempo de ler no dia do recebimento, após arquiva-la posso ler quando quiser. Com isso não perco uma só postagem. Obrigada por sua imensa colaboração . Abraços..Marilda Assencao.

    Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s