Jogos socioeducativos adaptáveis para o SCFV


UPDATE – 23/06/2017: O site da Recimam está fora do ar, assim, os links para baixar o jogos estão indisponíveis. Infelizmente não há o que eu possa fazer ( eu apenas compartilhei o material), mas vou entrar em contato com a autora para ver se ela disponibiliza os arquivos por e-mail e se conseguir, atualizo novamente o Post.

Obrigada pela compreensão!

Rozana

Oi pessoal,

Conforme adiantei na fanpage, eu divulgo hoje quatro jogos educativos elaborados pela RECIMAM – Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros e PROGEG – UFOP. Uma das autoras (grande referência profissional pra mim 🙂 ) a Prof. Drª. Lúcia Afonso me presenteou e apresentou os jogos, mostrando que ao adaptar a linguagem para o contexto do SUAS – SCFV, eles podem funcionar com uma ferramenta para trabalhar Cidadania, Direitos Humanos, prevenção e combate ao Bullying, Meio ambiente e outros temas . A intenção era fazer este post após o uso dos jogos nos grupos, mas como não estou mais no CRAS passarei para uma colega trabalhar com o orientador social do SCFV (depois eu volto aqui e escrevo a experiência). Para não atrasar mais resolvi postar mesmo que seja para apresentar o material a vocês e indicar onde vocês podem baixá-los para impressão. Sim! Os quatro jogos estão disponíveis para acesso e download gratuito.

Eu encontrei um texto “O lúdico na Educação em Direitos Humanos” de uma das autoras dos jogos, Flávia Lemos Abade, onde ela diz o seguinte: ” Ao longo dos anos de 2011 a 2013, a equipe do Projeto de Extensão Oficinas de Direitos Humanos do Centro Universitário UNA produziu em parceria com o Programa de Educação para a Diversidade (Proged) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) quatro jogos. Foram eles: Jogo da Igualdade e das Diferenças (sobre bullying e direitos na escola), Trilhas da Cidadania (sobre direitos de cidadania, em uma perspectiva diversificada), Dominó dos Objetivos do Milênio (sobre os Objetivos do Milênio) e Siga o Lixo (sobre reciclagem e meio ambiente). Em 2013, com apoio material do Ministério da Educação (MEC) e da UFOP, esses quatro jogos receberam programação visual e foram impressos para serem distribuídos nas escolas públicas estaduais trabalhadas pelo Proged. Além de um folheto com regras, conteúdos e materiais, cada jogo incluiu um texto para educadores, abordando o seu uso em EDH”.

Eu vou deixar que vocês acessem todo o material e demais referências lá no site da Recimam – Portanto, basta você clicar no título de cada foto abaixo para ir direto ao DOWNLOAD.

1. Jogo da Igualdade e das Diferenças (sobre bullying e direitos na escola)

 

2. Trilhas da Cidadania

 

3. Dominó dos Objetivos do Milênio

 

4. Siga o Lixo (sobre reciclagem e meio ambiente)

 

Eu achei excelente a proposta destes jogos e acredito que a experiência com eles poderá ser bem proveitosa. E quem sabe as autoras não criam uma versão especial para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos? 😉

Meus agradecimentos a Prof. Drª Lúcia Afonso pelo presente e pela honra do encontro! Parabéns a todos os profissionais envolvidos neste projeto, também em especial a Flávia Abade que fez uma vista aqui estes dias e me deixou um recado carinhoso 😉

Site RECIMAM

Referência do texto citado:

Curso intensivo de Educação em Direitos Humanos – Memória e Cidadania 2014 / coordenação e apresentação Kátia Felipini Neves e Caroline Grassi Franco de Menezes ; textos João Ricardo Wanderley Dornelles … [et al.]. São Paulo : Memorial da Resistência de São Paulo : Pinacoteca do Estado, 2014.  Acesso clique AQUI

17 comentários

  1. Boa tarde, Rosana! Sou técnica da equipe volante, gostaria de pedir sugestões de filmes para comemorar a semana da criança no serviço de convivência ou atividades.. #seiqueestalongemasgostariadeplanejarrsr

    Curtir

  2. Poxa, os links não estão disponíveis mais. Alguém que poderia me passar os jogos. Sou psicóloga e técnica de referência do Serviço de Convivência do Cras de Viana-ES.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Keily, conferi aqui e realmente o site etá fora do ar. Infelizmente não tem o que eu possa fazer, eu não tenho os jogos em arquivo digital.
      Obrigada por me avisar, colocarei um aviso no Post para os leitores!

      Curtir

  3. Olá trabalho no SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS TEM O TOTAL DE 300 CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Aceita doação de livros infantil e juvenil, para as crianças e adolescente de 06 a 15 anos de classe baixa não tenha acesso, a leitura, então peço para adoção de livro de historinha infantil. Entre em contato.
    Email: klariceazevedo@hotmail.com
    Ola trabalha com oficina de leitura PROGRAMA SCFV, Se tiver interesse em fazer doação de livro de literatura infantil será muito bem vindo. Caso vc já queira encaminhar a sua doação é só encaminhar para o seguinte endereço..
    IDENTIFICAÇÃO: LOCALIDADE: RUA CARLUCIO MILHOMEM S/N°
    BAIRRO: EXPANSÃO
    HORARIO: 8:00 H AS 11:00HS E DAS 14:00HS AS 17:00H
    CEP: 6856-000
    SANTANA DO ARAGUAIA – PA
    Fico Grata!

    Curtir

  4. Olá! bom dia. Sou Orientadora Social no município de Uberaba/MG. Na busca de um link com sugestões de materiais socioeducativos encontrei o seu. Fiquei encantada com estes jogos socioeducativos adaptáveis para o SCFV. Daí pergunto! Como adquirir? Não conseguir imprimir. Tem como fazer encomenda? Abraço!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s