73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

Velhas práticas no SUAS: O que é o CRAS segundo o Facebook – PARTE II


O que é o CRAS crítica blog psicologia no SUAS parte 2Oi Pessoal, o Post de hoje é a parte II do “O que é o CRAS segundo o Facebook”. Se você não leu a primeira parte, eu recomendo que você leia antes de prosseguir – Clique AQUI.

Bom, após análise de quase 90 postagens nos perfis das unidades CRAS e SCFV, concluo que aqueles que sabem pouco ou nada sobre o que é o CRAS – me refiro aos moradores do território onde o CRAS está instalado, aos comerciantes do local, aos líderes religiosos e comunitários, aos profissionais da escola, aos agentes comunitários de saúde, equipes de saúde e os profissionais de outras redes que moram longe, mas que acessam o facebook e acompanham as postagens – poderão ter as  seguintes ideias sobre a função dessa unidade:

  • Local que oferece diversos cursos, como: artesanato, manicure, culinária, fuxico, corte e costura, cabeleireiro, maquiagem, tricô e crochê, informática, panificação, confecção de enxoval de bebê, pintura em tela (todos estes cursos foram citados nas postagens que analisei – Artesanato foi divulgado pela maioria;
  • Local de festas – comemorações para todas as datas com brinquedos infláveis e caracterizações.
  • Local para se fazer atividades físicas como ginástica, artes marciais, dança, capoeira e etc.;

 Faz-se isso tudo, com muita dedicação, mas por que que uma das maiores queixas das equipes de CRAS continua sendo a falta de adesão das famílias nas ações que supostamente é o PAIF? Porque isso é velho! Isso é a continuidade de uma assistência social pontual e meramente assistencialista e resultado dos trabalhos sociais realizados por ONGs e instituições muito antes de existir a PNAS e o SUAS. A maioria dos trabalhadores neste período tinha formação de nível fundamental ou médio – claro que algumas contavam com profissionais de nível superior, mas nem se compara com o número de hoje. Portanto, quem realizava essas ações eram pessoas com boa vontade e que queriam mobilizar a comunidade para promover atividades com intuito de romper a ociosidade das crianças, adolescentes e idosos.

 Qual a diferença com os CRAS de hoje?

 Considerando a regulamentação da política de assistência social e a criação do SUAS, trago como principal diferença os executores dessa política. Temos uma NOB-RH que regulamenta quais os profissionais de nível superior irão compor as equipes de referência e a coordenação, os quais são responsáveis por materializar a proteção social no âmbito da seguridade social – obviamente que são responsáveis junto com a gestão. Mas fomos “chamados” para reproduzir o velho? Eu não acredito nisso, assim como muitos que estão trabalhando segundo as diretrizes, princípios e objetivos dessa política, pautados num posicionamento ético-político – posicionamento fundamental, uma vez que operacionalizar uma política pública não se trata de seguir manuais, mas tão pouco reproduzir práticas ineficientes.

 Voltando ao que é publicizado como ação dos CRAS, estamos em grande desvantagem, porque não fomos ainda capaz de desfazer equívocos e nos debruçar em ações transformadoras. Não deveríamos fazer diferente com DIFERENÇA, já que o trabalho social passa a ser desenvolvido pautado no conhecimento teórico, técnico e metodológico?.

 Este trabalho “técnico” e muito árduo, não se materializa como essas atividades citadas acima que funcionam como um engodo, ludibriando e criando ilusão de que trarão resultados significativos. Qual a capacidade transformadora de um certificado de manicure oferecido pelo CRAS? Este, ao transvestir ou potencializar suas ações em matéria de formação profissional ou geração de renda, reforça a inclusão perversa – a culpabilização da família pela sua condição socioeconômica também permeia essas atividades.

 O CRAS, não sendo “casa de cursos profissionalizantes, mas atuando como se fosse e desenvolvendo ações de suposta geração de renda”, cria nos indivíduos e nas famílias uma expectativas de inclusão no mercado de trabalho e de mudança da condição econômica da família. Isso não vai acontecer! (Pelo menos em escala relevante). Será mais uma frustação e mais uma “razão” para continuar desacreditando em si e na política pública.

 Esta por sua vez, atribuirá a eles a culpa pela fracasso: quantos vezes irão repetir: “nossa, a Patrícia já fez curso de culinária, cabeleireiro e bordado em pano de prato, mas continua querendo fazer mais curso e nada de arrumar um trabalho”. Provavelmente não arrumou trabalho porque o que ela faz é de baixa qualidade, tem pouca escolaridade ou o mais importante: ela ainda não foi escutada, se fosse, talvez descobririam o que ela gostaria de fazer e que teria sentido para a sua vida. Infelizmente, conhecer a demanda não significa acesso ao serviços púbicos ou privados! Mais um motivo para que nosso trabalho seja levado a sério, porque uma situação dessa não dá pra ser tratada segundo as ideias ou concepções do senso comum, correndo o risco de perpetuar a naturalização das consequências da desigualdade social.

 O que é o CRAS crítica blog psicologia no SUAS parte IIQuando penso que o trabalho social (as ações propostas pelo PAIF) não se materializa na mesma lógica das atividades em questão, é porque os seus resultados não podem ser observados somente através de números, e não funcionam como “chamariz” para ações partidárias. Não adianta pressa! Pois não se deve marcar data para colher os frutos desse trabalho, porque ele pode aparecer na próxima década ou geração da família e se não aparece nesta instituição, ele será tão pouco observável nas tramas do território.

 Já pensaram na periodicidade decenal dos planos das políticas públicas? Sumariamente é por considerar que não se muda nada do dia para a noite e que tudo precisa ser diagnosticado, planejado e continuado – devendo acontecer de formar articulada e integrada com os demais setores públicos e privados. Não tenhamos pressa! O tempo das famílias não é o mesmo do calendário político.

 Não é para correr, mas muito menos para ficar “sentado” assistindo aos equívocos na oferta dos serviços – resistir, se posicionar por questões dessa natureza faz parte das atribuições de todos os trabalhadores. Tenhamos sabedoria e compromisso com o que estamos propondo a construir, por que quem disse que a proteção social básica não é complexa? você já parou para analisar que muitas famílias que são atendidas nos CRAS estão com os direitos humanos violados?

 Finalizando, quero reforçar que este texto é referente ao que vi nas postagens no facebook e segundo o que leio ou ouço dos próprios profissionais, portanto, os CRAS onde o trabalho está acontecendo a contento, não fiquem preocupados – não estou generalizando – até porque isso seria impossível, de acordo com a pesquisa divulgada pelo IBGE, em Maio de 2014, tínhamos 7.968 CRAS pelo País e eu acompanhei as postagens de apenas 70 CRAS! Inclusive irei comentar no último Post, três postagens que gostei muito, tem muito CRAS trilhando por bons caminhos. Por isso, aproveitem para comentar aqui ou na página no facebook suas impressões e a realidade que você vivencia.

 No próximo Post, farei algumas considerações sobre as atividades físicas no SCFV, os discursos sobre os grupos atendidos e sobre formas mais assertivas de divulgação dos serviços do CRAS através do Facebook.

Até lá!

Update: Para ler os Posts desta “série”, clique abaixo nos links:

18 respostas para “Velhas práticas no SUAS: O que é o CRAS segundo o Facebook – PARTE II”.

  1. Avatar de IONE ESPINDOLA
    IONE ESPINDOLA

    Rosana parabéns pelo Blog, que traz conteúdos importantíssimos e reflexões na nossa prática profissional bem como subsídios.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Muito obrigada😍😘😘

      Curtir

  2. Avatar de ana-carla-martins@hotmail.com
    ana-carla-martins@hotmail.com

    Rosana, não sei como explicar a reação que tive ao ler sua postagem sobre os funcionamentos das oficinas nos CRAS pelo Brasil…sempre pensei da mesma forma, mas me entendia como uma pessoa de fora da politica… que só servia para criticar, diante das sua falas mais situações ficaram claras, e vejo o quanto os serviços…precisam avançar. Fico me perguntando onde está este buraco, ou erro???

    Gratidão pelo blog e pelo tempo disponibilizado para atualizar os profissionais que atuam na politica de assistência social!!!

    Curtir

  3. Avatar de Daiane Coutinho
    Daiane Coutinho

    Rozana, primeiramente parabéns, sempre vi estas atividades com um determinado estranhamento, porem lendo como voce colocou, pude compreender o porquê eu tinha esta sensação….suas contribuições são muito significativas. Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Daiane. Obrigada pela sua participação aqui e que bom que gostou do texto. Um abraço

      Curtir

  4. Avatar de Michelle
    Michelle

    perfeitíssimo. Vou compartilhar com a equipe que trabalho pois todas sofremos pressão para se transformar o CRAS em local de cursos. Obrigada por compartilhar sua crítica. Se precisares algo aqui do sul é só “prender o grito”.

    Curtir

  5. Avatar de Thaisa
    Thaisa

    O blog é um suporte para meu trabalho,e ao mesmo tempo que fico indignada com as ações do município onde atuo como técnica,vejo que não estou só nos meus questionamentos em relação à execução da Política de Assistência Social.Parabéns Rosana e toda equipe.Preciso de vocês.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Thaisa,
      Indignar-se pode ser muito positivo e considerando o cenário atual, torna-se uma postura necessária!
      Estamos aqui, seja sempre bem-vinda

      Abs

      Curtir

  6. Avatar de CRISTIANA VIEIRA PARREIRAS
    CRISTIANA VIEIRA PARREIRAS

    FICO FELIZ EM LÊ ESTA PUBLICAÇÃO E SABER QUE MINHAS ANGÚSTIAS TAMBÉM SÃO COMPARTILHADAS. PENSO QUE ANTES DE QUALQUER AÇÃO TEMOS QUE PENSAR NO SERVIÇO E SUA INTENCIONALIDADE.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Obrigada pelo comentário, Cristiana. Também acredito que este é o caminho para uma trabalho mais qualificado. Bjos

      Curtir

  7. Avatar de Grupo da melhor idade? Quem foi que disse? | Blog Psicologia no SUAS

    […] que eu escrevi nos textos anteriores sobre a diferença de um trabalho social feito por profissionais com formação e daquele feito […]

    Curtir

  8. Avatar de Thiago D'Ambros

    Rozana, muito obrigado pela reflexão, compartilho contigo esta preocupação. Vejo que mesmo nos CRAS que superam esta ótica assistencialista muitas vezes não conseguem superar por muito tempo devido à pressões externas, e tudo volta a ser como sempre foi. Uma pena!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Thiago, obrigada pelo seu comentário!
      Sustentar o novo, e acreditar nas possibilidades é difícil mesmo, porque geralmente todos queremos resultados rápidos e palpáveis, mas temos que dar tempo para que as mudanças de posicionamento e ações possam se mostrar assertivas e produtivas.
      Um grande abraço!

      Curtir

  9. Avatar de Sonia lona
    Sonia lona

    OI Rosana
    Como sou novata no CRAS estou ainda muito crua na minha função dentro do Cras,pois quando cheguei já encontrei este tipo de trabalho ,como ginástica,fisioterapia,oficinas,palestras,dinãmicas,mas acho um trabalho sem muito resultado e gostaria mesmo de saber o meu papel como psicóloga,Já que não podemos clinicar.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Sônia,
      Quem bom que tem essa visão … É a partir dela que você passará a propor ações mais assertivas juntamente com seus colegas de trabalho.
      Quanto a sua questão, imagino que se você percorrer um pouco os comentários e Postagens já realizadas no Blog poderá ajudar com algumas ideias. Caso você não tenha lido, sugiro a leitura do Caderno de Orientações do PAIF, VOL II. Ele dá um norte quanto ao que deve ser feito no Cras, e olha que é muita coisa, viu!!
      E a leitura dos demais materiais é imprescindível. Aqui no blog tem uma lista com algumas sugestões.

      Um abraço e vamos nos falando

      Curtir

  10. Avatar de Janaína
    Janaína

    Olá Rozana, gostei muito da forma que tem analisado as postagens feitas no facebook e realmente é preocupante a forma como o trabalho está sendo descrito nesse meio de comunicação. Suas análises me alertaram para o que estamos publicando e principalmente no CRAS onde trabalho, pois quem faz a publicação é o administrativo e com certeza indicarei seu blog para o setor fazer a leitura e discutirmos isso na reunião de equipe. Muito obrigada pela contribuição. Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Janaína, você pode imaginar a minha alegria ao ler seu comentário? pois este é um dos objetivos desses Posts! Promover a reflexão e a mudança na condução dos trabalhos no âmbito do SUAS! parabéns por reconhecer e ver a necessidade de adequar as publicações e consequentemente o objeto de trabalho.
      Um grande abraço e desejo sucesso!

      Curtir

Comentários