73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

O que é o CRAS segundo o Facebook – PARTE I


O que é o CRAS Blog Psicologia no SUAS

Este texto é uma análise sobre discursos, concepções e práticas na Assistência Social a partir das postagens dos perfis no facebook das unidades de CRAS, CREAS e SCFV de vários municípios. Considerei relevante problematizá-las para que possamos refletir sobre o que estamos disseminando por aí, uma vez que as postagens demonstram e reproduzem equívocos sobre os serviços ofertados pela Proteção Social, especialmente pela básica.

A ideia inicial era publicar os Prints das Postagens para que este texto ficasse mais impactante, mas para não expor as unidades, os trabalhadores e os usuários, eu demoraria muito para manipular as imagens (eu tenho um acervo significativo). Talvez a necessidade de reforçar a escrita com as imagens seja porque às vezes reluto em não ser confundida com uma pessoa pessimista que só olha o lado ruim ou que não considera a dificuldade que os trabalhadores têm em promover a participação das famílias nos serviços.

Sei e aceito que carrego as bandeiras da implicância (no sentido de envolver, enlaçar e não no sentido de atrapalhar ou confundir); da criticidade e da reflexão. Se eu me movimento com elas, me permito parar, olhar e analisar se devo continuar por determinado caminho ou não.

Ressalto que não se deve confundir pessimista com crítico. O primeiro é aquele que não acredita no sucesso ou resultado de nada, escolhendo sempre a fila do fracasso para testemunhá-lo, enquanto que o crítico é aquele que planeja e sabe qual caminho e qual direção é a mais assertiva, naquele momento. Estando pronto para desviar e refazer a trilha quantas vezes forem necessário para alcançar o resultado.

No meu entendimento, é essa pausa que não se permitem fazer muitos psicólogos, assistentes sociais, coordenadores, gestores, técnicos de nível médio e demais executores da política. Será por que isso dá trabalho e requer tempo? Ou é por que ainda se opera na lógica perversa de que para pobre qualquer coisa serve?

Vale pontuar que têm muitos profissionais politizados e críticos, mas que infelizmente são muitas vezes colocados para fora dos trilhos ou se cansam de lutar por terem a voz tolhida, sendo julgados e condenados por não falarem a língua da maioria ou da “chefia” – regendo a lei da quantidade e não da qualidade.

Portanto, tratar questões como essa proposta aqui, não é porque não se acredita em artesanato nos CRAS, nos SCFV e CREAS, é justamente por acreditar que ele precisa conter uma nova lógica ao compor as respostas que damos às pessoas que demandam proteção social na rede sociossistencial.

Este texto terá mais três partes. Mas para fechar esta, quero fazer alusão ao meu debate na Oficina Trabalho Multiprofissional e o conceito de interdisciplinaridade no 3º Seminário Estadual sobre Psicologia e Assistência Social em São Paulo, o SUAS nasceu velho ou é a nossa concepção de trabalho social que está impedindo o novo?

Até breve, nos vemos na parte II!

Update: Para ler os Posts desta “série”, clique nos links:

  1. O que é o CRAS segundo o Facebook – PARTE I 
  2. O que é o CRAS segundo o Facebook – PARTE II 
  3. Oficinas no SCFV
  4.  Grupo da melhor idade? Quem foi que disse?
  5. O uso das redes sociais pelos CRAS, CREAS e outras unidades do suas

18 respostas para “O que é o CRAS segundo o Facebook – PARTE I”.

  1. Avatar de Zilda gloria de oliveira cardoso
    Zilda gloria de oliveira cardoso

    adirei o blog

    Curtir

  2. Avatar de Priscilla
    Priscilla

    Olá Rozana,
    Achei bastante pertinente seu artigo sobre a exposição equivocada que alguns CRAS fazem sobre o nosso trabalho no Facebook. Porém, gostaria de saber o que seria um modelo, uma referência de CRAS na sua concepção. Necessito de um modelo para poder nortear o trabalho que desempenho, se puder me atender ficarei muito agradecida.

    Curtir

  3. Avatar de Mulheres que chegam ao SUAS: que histórias elas podem contar? – Blog Psicologia no SUAS

    […] acordo com as postagens do facebook. Seguem os links: O que é CRAS segundo o Facebook – Parte I: https://craspsicologia.wordpress.com/2015/04/20/o-que-e-o-cras-segundo-o-facebook-parte-i/ O que é CRAS segundo o Facebook – Parte II: […]

    Curtir

  4. Avatar de Vilma Gonçalves
    Vilma Gonçalves

    Boa noite, Lendo o texto e os comentários, só reafirmo minha alegria no atual momento em que vive a Assistência Social em meu município. Já passamos por momentos bastantes complicados e de frustração. Atualmente Coordeno um CRAS, sou Assistente Social e concursada. Temos o grande ganho de termos a frente da gestão como Sub Secretária uma profissional Psicologa, com mestrado e concluindo doutorado em Serviço Social. Pra além disso é pessoa comprometida com a PNAS, não prática politicagem, é ética e tem travado boas lutas em defesa dos direitos sociais. Hoje construiu junto com os que acreditam nessa política pública, uma rede que vem contagiando a todos e todas, ganhando o respeito até dos que viam e vêem a Assistência como assistencialismo. As lutas são muitas, tensas e densad, mas estamos conseguindo. Não é fácil companheiras, mas posso afirmar com propriedade, pois estou vivendo isso, é possível. Tem que se ter muita tranquilidade, sensatez e acreditar sempre. Ainda existem pessoas do bem, que querem a autônomia e emancipação de nossos usuários!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Que maravilha de depoimento, Vilma! Obrigada por compartilhar sua realidade. Também acredito que é possível e que tem muita coisa dando certo nesse grande Brasil!
      Parabéns a todos!

      Curtir

  5. Avatar de Tania Flores

    Oi Rosana, estou novamente dando meu parecer sobre o trabalho no CRAS, confirmo as postagens pois realmente é o que acontece, politicagem e o pior é que quando tentamos lutar contra isso , somos discriminados e por muitas vezes excluidas pelos ” superiores”, É complicado , eu nao desisto nunca mas te confesso que isso além de nos desgastar muito enquanto profissionais , também nos frusta na medida em que sabemos o que tem que ser feito, o que está errrado mas não nos dão a oportunidade de fazermos nosso trabalho . Quanto ao trabalho do psicólogo, está dificil para uma porcentafgem de assistentes sociais nos verem como colegas, parceiros, Para eles continuamos sendo apenas profissionais que devem atender as portas fechadas. Penso que esses programas sociais deveriam ser mais bem fiscalizados pelo Governo federal ou mesmo deveria se tornar um programa federal , assim talvêz tivéssemos a tão sonhada autonomia ou conseguiríamos ser escutados por alguem que nos ajude a fazer a diferença. Enquanto isso nao acontece, o CRAS continuará sendo apenas um .programa para fins eleitoreiros. Parabém pelo seu excelente trabalho . Abraço . Tania.

    Curtir

  6. Avatar de Natália Antunes
    Natália Antunes

    Oi Rozana..desde que comecei a trabalhar no CRAS há dois anos acompanho teu blog, tuas publicações, críticas, questionamentos, como ainda estou “engatinhando” nas questões que envolvem o serviço de proteção básica, tens me ajudando de diferentes formas..aproveito para t agradecer por compartilhar teu conhecimento. Mas vim expressar meu descontentamento em relação as ações do CRAS. Estamos bem longe trabalho num CRAS no interior do Rio Grande do Sul e esta incerteza e continuidade do real trabalho me deixa angustiada. Sinto falta do trabalhar, de organizar de buscar um objetivo, que seja a tão longo prazo, do envolvimento da equipe multiprofissional de forma conjunta no atendimento neste serviço, sem falar das dificuldades do envolvimento da gestão.

    Curtir

  7. Avatar de LIONORA
    LIONORA

    Oi Rozana bom dia to precisando muito da sua ajuda preciso saber tudo sobre o Conselho Tutelar,preciso do Eca atualizado se vc puder me ajudar vai ser muito útil pra mim desde já grata.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Lionora, eu não tenho o ECA publicado aqui no Blog, vou providenciar. Enquanto isso sugiro que você pesquise na internet sobre isso – também tem vídeos no Youtube que podem te ajudar.

      Um abraço e bons estudos

      Curtir

  8. Avatar de Elen Pereira
    Elen Pereira

    Acredito que todos nós que fazemos parte da equipe técnica do CRAS, acabamos por vivenciar as mesmas coisas. Fico triste, pois contemplamos a politicagem muito presente na atuação dos gestores e coordenadores, quase sempre cargos políticos, principalmente no panorama de municípios pequenos. E concordo contigo Rozana no sentido de que quando não concordamos com as mazelas que eles gostam de fazer para se aparecerem, ficamos como os pessimistas e como profissionais ruins. Já vivenciei isso em outras duas prefeituras que trabalhei e novamente estou vivenciando isso.
    Portanto, parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada por nos proporcionar este espaço para troca de experiências e aprendizagem.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Elen, imagina, eu que agradeço sua participação e fico feliz por você comungar das minhas ideias, mas triste por saber que isso acontece em mais lugares do que posso imaginar! A situação é crítica mesmo.

      um abraço

      Curtir

  9. Avatar de Raimunda Miranda
    Raimunda Miranda

    Parabéns! Rozana,concordo plenamente com vc.trabalhei 08 anos na Assitencia Social(gestão) e faço a mesma observação em relação aos CRAS de minha cidade.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Obrigada pelo comentário, Raimunda.

      Um abraço

      Curtir

  10. Avatar de Marta
    Marta

    Gostei da postagem!!!

    Sou estudante e estagiária de Serviço Social em um CRAS e infelizmente percebo claramente as suas palavras na realidade do CRAS em que estagio. Falta formação, informação e compromisso com a qualidade dos serviços prestados. Penso que estão mais preocupados com o “saiu bonito”, “a comunidade gosta”, “as hierarquias superiores elogiam” enfim. As vezes parece que os CRAS viraram lugar para recreação, porque o que menos se enfatiza é o acompanhamento adequado das famílias do CRAS, que muitas vezes se torna foco de metas quantitativas e não de qualidade. Adentrando mais na discussão, muito me angustia a forma com que é tratada os serviços socioassistenciais por parte das instâncias municipais quando os benefícios eventuais, sobretudo, os de alimentação me fazem confirmar o que nossos autores chamam de políticas pobres para pobres, o que casa com o pensamento acima citado na postagem de que para pobre, qualquer coisa serve.

    Um abraço Rozana!

    Seu Blog muito já me serviu.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Marta
      Marta

      Perdoe-me!
      Onde lê-se: famílias do CRAS leia-se: famílias que são acompanhadas pelos serviços do CRAS na modalidade PAIF.

      Curtir

    2. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Marta! que maravilha receber seu comentário, obrigada!
      Fico extremamente contente em saber sobre seu posicionamento crítico frente as estas precariedades. Com certeza você será uma grande profissional, parabéns!

      Seja sempre bem-vinda!
      abs

      Curtir

  11. Avatar de Maria de Lourdes Teixeira
    Maria de Lourdes Teixeira

    Post maravilhoso Rozana! Fico contente em saber que estou no caminho certo, apesar das dificuldades….pois, penso da mesma forma. Parabéns pelo Blog. Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Obrigada, Maria de Lourdes!

      Que bom que está conseguindo ir para o rumo certo! parabéns e sucesso.

      Abs

      Curtir

Comentários