73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV TOP 10 #03


SCFV PSicologia no SUASHoje tem mais um Post do TOP 10 Blog Psicologia no SUAS. No texto #03, trago os materiais (com atualização dos Posts anteriores) referentes ao reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  – SCFV, pois este assunto ainda é permeado de muitas dúvidas.

O SCFV estava tipificado desde 2009, então para facilitar a compreensão é importante tratar o reordenamento como uma instrução de operacionalização/execução deste serviço, principalmente quanto ao público prioritário, além é claro, dos avanços positivos como a mudança na lógica de financiamento, dando maior autonomia e flexibilidade aos Municípios para organizarem o serviço de acordo com o público mais recorrente.

Vale considerar também a mudança quanto ao público atendido, pois foi incluído o público de 18 a 59 anos, o que alterou a Tipificação através da Resolução nº 13 de 2014. Quanto a este público é importante frisar, novamente, a importância de se trabalhar com o público prioritário.

É sempre bom perguntar: quem realmente se encontra em situação de vínculos familiares/sociais fragilizados está inserido no SCFV? a prática nos mostra que nem sempre está frequentando e é por isso que devemos ficar atentos e não ir “lotando” os grupos com todos os sujeitos que acolhemos na unidade. É preciso estudar os casos, identificar verdadeiramente a demanda dos usuários e das famílias.

É sabido que nos é exigido muito mais do público que mais precisa, mas que menos acessa os serviços do que daquelas famílias que buscam o serviço e expressam com mais facilidade suas necessidades e potencialidades  – esta é uma das razões de se ter equipe de referência no PAIF e PAEFIPortanto, repense as formações dos grupos, será que um grupo cheio é sinônimo de pleno funcionamento do SCFV? estão atendendo o público prioritário? Se atente para a diferença entre público do serviço e público prioritário. 

Quais são as situações prioritárias para o atendimento no SCFV?

Segundo a Resolução CIT nº 01/2013 e a Resolução CNAS nº01/2013 considera-se público prioritário para a meta de inclusão no SCFV crianças e/ou adolescentes e/ou pessoas idosas nas seguintes situações:

  1. Em situação de isolamento;
  2. Trabalho infantil;
  3. Vivência de violência e, ou negligência;
  4. Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 anos;
  5. Em situação de acolhimento;
  6. Em cumprimento de MSE em meio aberto;
  7. Egressos de medidas socioeducativas;
  8. Situação de abuso e/ou exploração sexual;
  9. Com medidas de proteção do ECA;
  10. Crianças e adolescentes em situação de rua;
  11. Vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência.

Bom, feito estas considerações, relaciono abaixo os links para vocês acessarem os materiais sobre o Reordenamento e sobre SCFV em geral: ( Clique no Título para baixar os documentos)

1 – Resolução nº 01, de 21 de Fevereiro de 2013, que “Dispõe sobre o reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, no âmbito do Sistema Único da Assistência Social – SUAS

2 – Passo a Passo – Reordenamento SCFV

3 – Reordenamento do SCFV pela Subsecretaria de Assistência Social de MG ( vídeos de uma capacitação realizada pela SUBAS- MG, os quais Joanita Pimenta detalha e explica muito bem sobre as mudanças – Agradeço a Sedes pelo pronto atendimento ao liberar novamente os vídeos!)

4 – Resolução CNAS Nº 13, de 13 de Maio de 2014. Inclui na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, aprovada por meio da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, a faixa etária de 18 a 59 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

5 – Slides do MDS (disponíveis na Internet) sobre o reordenamento ( para gestores do SUAS e técnicos em geral)

Slide Reordenamento SCFV

Apresentação Reordenamento SCFV histórico com PETI

Apresentação Reordenamento SCFV 23102012

6 – Perguntas e Respostas sobre o SCFV – MDS ( Ótimo material para tirar as dúvidas. Tenho certeza que muitas das suas dúvidas serão sanadas através da leitura deste material realizado pelo MDS)

7 – Teleconferência mais recente que aborda o SCFV como complementar ao trabalho social com famílias e prevenção das situações de vulnerabilidade ( 2014)

8 – Teleconferência ( MDS e NBR) sobre o reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( 2013)

9 – Cadernos de Orientações SCFV e PETI

10 – O PETI não acabou, seria muito bom se isso fosse verdade! ( texto que discorro sobre os entendimentos equivocados acerca do reordenamento e do PETI)

11 – Caderno MDS: Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (2014)

—————————–

Boa leitura! Se achou interessante, compartilhe com seus colegas de trabalho! Nossa fan page: facebook.com/PsicologianoSUAS

Acompanhe os demais Posts da série TOP 10 do Blog:

1 – #01 Indicação de Leitura para atuação no SUAS ( encontre mais de 90 sugestões de materiais sobre Cras, Creas…)
2 – #02 Atividades com Idosos no PAIF – SCFVI – PAEFI ( encontre sugestões de materiais e experiências com grupo de idosos)

Até breve!

31 respostas para “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV TOP 10 #03”.

  1. Avatar de VALDILENE

    VALDILENE . Da cidade de Buriti dos lopes. Piauí. muito proveitoso seu comentário

    Curtir

  2. Avatar de Vania Batista
    Vania Batista

    Bom dia. Fui convidada para trabalhar como orientadora no SCFV qual o passo a passo dos serviços? Voce poderá me orientar por favor

    Curtir

  3. Avatar de Lucivania Costa
    Lucivania Costa

    Bom dia!!
    Participei de uma capacitação ministrada por você em Feira de Santana. Seu trabalho é nota 10!
    Você teria informação sobre a oferta de SCFV nas Entidades privadas do Suas? Para executar o Serviço deve estar referenciado ao Paif, oK? E quando não tiver CRAS na área de abrangência ?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Olá Lucivania!
      Feliz em receber sua visita aqui e pelas considerações com meu trabalho. Obrigada!
      É necessário um CRAS para referenciar o SCFV mesmo nesta situação apontada.
      Sabemos que muitos territórios ficam em situação de desproteção social pela falta de alcance das equipes da PSB, uma vez que estas equipes são compostas com a lógica da “equipe mínima ” e não de acordo com a demanda, mas na organização da PSB aí em FS algum CRAS, mesmo que afastado, é o responsável por referenciar esse serviço. Sugiro que você veja isso junto a coordenadora/or da PSB.
      Um abraço

      Curtir

  4. Avatar de aldeleia de freitas pereira
    aldeleia de freitas pereira

    BOA NOITE POR GENTILEZA VOCÊ PODERIA MANDAR ALGUNS MODELO DE PARECER SOCIAL PARA INSERIR USUARIO NO SCFV PARA IDOSO E JOVENS.

    Curtir

  5. Avatar de Amaraline Caldeira Brandão Alves
    Amaraline Caldeira Brandão Alves

    oi Rosana, sou Amaraline e trabalhei quatro anos como facilitador social, aprendi muito pois não tinha nenhum conhecimento desta área. Hoje estou tentando entrar como orientadora.Gostaria de estar recebendo dicas suas para um melhor trabalho. Obrigada Manhuaçu .MG

    Curtir

  6. Avatar de Eliana Medeiros
    Eliana Medeiros

    Boa noite Rozana estou a um mês trabalhando como coordenadora de assistência ao idoso ,e gostaria de saber como fusiona o scfv para esse grupo de pessoas?

    Curtir

  7. Avatar de Marta
    Marta

    Qual e o numero do scfv por favo

    Curtir

  8. Avatar de SAMARA
    SAMARA

    GOSTARIA DE UM PLANO DE TRABALHO ANUAL,VC TERIA COMO MANDAR PRA MIM ,MORO NO PIAUI

    Curtir

  9. Avatar de Reginaldo
    Reginaldo

    Oi, meu nome é Reginaldo, tenho duvida quanto a figura do coordenador nos centros de convivência, ele é reconhecido no RH nob/suas, quais suas funções? pode ter ensino médio?
    Obrigado.

    Curtir

  10. Avatar de Wécio Bezerra Santos Júnior
    Wécio Bezerra Santos Júnior

    Boa noite Rozana Fonseca.
    Quero saber quanto recebe um agente social do SCFV?

    Curtir

  11. Avatar de Carina Topolski
    Carina Topolski

    Qual é a meta de público prioritário no SCFV? E quantos sem nenhuma dificuldade? obrigada

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Carina,
      Eu não entendi bem suas perguntas.

      Curtir

  12. Avatar de Marilia Gabriele
    Marilia Gabriele

    Boa tarde!!
    Gostaria de saber se o público de 18 a 59 anos é contabilizado no SISC como prioritário para repasse de verba do SCFV, assim como o idoso e a criança e o adolescente. Desde já agradeço o auxílio e parabenizo pelo blog! Ele tem me auxiliado bastante com as informações sobre a Proteção Básica.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Marília,

      Não é contabilizado. Não é a faixa etária que é prioritária e sim situações vivenciadas por indivíduos de diferentes idades. Esta faixa etária não recebe cofinanciamento do Gov. Federal.

      Obrigada pelas considerações e fico feliz em saber que meu trabalho com o Blog está sendo útil pra você!

      Curtir

    2. Avatar de Silvia
      Silvia

      Ola, ainda não é contabilizado

      Curtir

  13. Avatar de simone duck
    simone duck

    Olá sou Simone Duck trabalho como orientadora social no scfv e minha maior angustia e sobre o que trabalhar com esse grupo que é de 12 a 14 anos como devo fazer esse trabalho com eles para que de fato haja fortalecimento

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Simone.
      Obrigada pela visita e comentário! bem-vinda sempre.

      Sua dúvida gera várias questões e é impossível respondê-la aqui. Sugiro que você converse com sua equipe e quem deve te dar essa orientação e ajudar na medição por pedidos de capacitação é o técnico de referência do CRAS. Um abraço

      Curtir

  14. Avatar de Edivania
    Edivania

    Bom dia Rozana tudo bem? Estou com uma dúvida por mais que eu leia estou com dificuldades….as atividades do SCFV ….as atividades a serem realizadas nos grupos de diferentes idades se resumem apenas em palestras???

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Edivania. Não se resume a isso não.
      Qual a sua a função no SCFV?

      Curtir

      1. Avatar de Edivania
        Edivania

        Olá Rozana…Obrigada por me responder!Sou psicóloga…

        Curtido por 1 pessoa

  15. Avatar de Agda Pereira Silva

    Boa noite Rosana!sou Agda Pereira Silva,Assistente Social , CRAS no município de Barras Piaui.

    Parabenizo esse blog muito informativo,que Deus lhe abençoe sempre por ser uma pessoa generosa é difícil encontramos profissional que querem compartilhar seus conhecimentos.gostaria se possível que você mim enviasse informações sobre as visitas de averiguação do PBF,pois estamos convocados para realizamos as visitas. Email-agdalira2016@hotmail.com

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Obrigada por participar do Blog, Agda. Grata pelo apoio!

      Quanto a essas visitas eu tenho críticas a ela e entendo que nem assistente social e nem o psicólogo devem agir como “fiscalizadores”. Acho que há um equívoco nessa solicitação e que fere nosso código de ética, e que precisará do posicionamento dos profissionais, principalmente dos assistentes sociais, os mais “convocados” a realizar esse tipo de ação. Mas no meu entendimento deveria ser um posicionamento de todos (técnicos, coordenadores e gestão) é preciso dialogar com embasamento, principalmente, considerando as dimensões ética e técnica.

      Assim que puder buscar mais informações vou escrever algo sobre isso!

      Um abraço

      Curtir

  16. Avatar de Flávia Abade

    Querida Rozana, nos encontramos no CONPSI em Salvador… você se lembra?! Adorei rever seu blog, parabéns pelo trabalho! Certamente usarei vários posts em minha pesquisa no doutorado. Obrigada por compartilhar com tanta generosidade essa diversidade enorme de materiais. Curti sua página no face também! Um grande abraço, Flávia.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Flávia,
      Me lembro sim, que bom receber sua visita por aqui! Obrigada por comentar e deixar esse feedback, é muito importante saber que este espaço está sendo útil colaborando com o trabalho e estudo dos colegas da Psicologia e outras áreas. Agora podemos trocar mais informações! 😉 um abraço e bons estudos e produções!

      Curtir

  17. Avatar de maressa
    maressa

    Bom Noite Rozana!
    Sou técnica de referência no SCFV e atuo no PAIF e estou no momento planejando para trabalhar com grupo de famílias no CRAS, estou em dúvida de como trabalhar com esse grupo.
    att,
    Maressa.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Maressa,

      Qual é a sua dúvida?
      Imagino que é sobre as atividades de acompanhamento familiar, é isso? se for,
      eu recomendo a leitura do caderno sobre o PAif:https://craspsicologia.files.wordpress.com/2012/04/orientac3a7c3b5es-tc3a9cnicas-sobre-o-paif.pdf e dê uma olhada nos demais materiais listados neste Post:https://craspsicologia.wordpress.com/leitura-cras-e-creas/papel-do-psicologo-no-cras/

      Um abraço

      Curtir

  18. Avatar de Laurice Barbosa
    Laurice Barbosa

    Bom dia!!!!!
    Não poderia deixar de agradecer pelo suas postagem tem sido os meus guias de trabalho e ajuda
    no PAIF, CRAS e SCFV.
    Lindo trabalho
    Obrigado

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Laurice!
      Fico feliz em saber disso, que bom que comentou! obrigada
      Um abraço

      Curtir

  19. Avatar de Materiais para ações socioeducativas e de convivência com crianças, adolescentes e jovens | Blog Psicologia no SUAS

    […]  #03 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV ( Sugestão de materiais sobre o SCFV […]

    Curtir

Comentários