Oi Pessoal, estou adorando o Caderno do MDS: Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, elaborado por Abigail Silvestre Torres e Maria Julia Azevedo Gouveia, lançado em 2013. Com certeza é uma leitura relevante para a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, as autoras ( assistente social e psicóloga) abordam conceitos para problematizarmos, refletirmos e propor ações socioeducativas que façam sentido para os usuários e para as famílias, promovendo mudanças significativas no contexto familiar e social.
Clique AQUI para baixar o caderno ou acesse o site do MDS ( (BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Concepção de Convivência e Foralecimento de Vínculos. Brasília: MDS, 2013. 56p.).
Oi rozana adorando seu blog e esta sendo de grande auxilio em minha pesquisa em relação ao SCFV …soi estudante de serviço social e meu estagio foi em umas das unidades do CRAS na cidade de Belém …gostaria muito de saber se existe algum amaterial de seu do MDS que fale mais sobre as ações a serem feitas com oa grupos em relação aos técnicos do servico social e da próprio psicologo . Pois em estagio perceber maior intervenção e planejamento por parte dos pedagogos e educadores sociais, ficando estes dois profissionais voltados a uma outra demanda de expontanealidade da comunidade.
Desde já grata
CurtirCurtir
Oi Rosane, as atribuições desses profissionais estão descritas nos Cadernos de Orientação Técnica do PAIF e nos do SCFV.
Agradeço pelo comentário e por me contar que este espaço está sendo útil pra você 😘
CurtirCurtir
Oi Rozana, amei seu blog, sou assistente social em Rio Claro – SP , abraços !
CurtirCurtir
Olá Rozana, adoro seus trabalhos. Sou estudante de psicologia e estou elaborando um projeto de intervenção com idosos, estou com um pouco de dificuldade para trabalhar o assunto que é ” Aprendendo a respeitar as diferenças”, gostaria de saber se você teria alguma recomendação de algum material para trabalhar e criar dinâmicas de grupos com eles .
CurtirCurtir
Cristilane, agradeço sua participação! 🙂
Os materiais estão disponibilizados aqui, sugiro que você navegue pelos arquivos e se inscreva no Blog e curta a fan page para acompanhar a divulgação de novos materiais, certo?
CurtirCurtir
Esse trabalho é fantástico parabéns!
CurtirCurtir
Obrigada, Elisneice! 😉
CurtirCurtir
Um usuário que é demanda prioritária pode deixar de ser ?
Att;
Patrícia Moraes
CurtirCurtir
Oi Patrícia, obrigada pela participação!
Sim. Este é um dos objetivos do acompanhamento familiar, principalmente pelo PAEFI. Porque este serviço e os demais da PSE são quem acompanha esse usuário/família até realizar a contrarreferência ao PAIF.
abs
CurtirCurtir
Obrigada !
Mesmo o usuário fazendo parte do SCFV.
CurtirCurtir
Sim.
CurtirCurtir
Saudaes; Acabei de assumir um cras, sou assistente social e estou precisando de um norte, pois no tenho noo de nada a respeito dos sistemas e de como e o trabalho do cras, sou formanda a trs anos, mas desde ento s trabalhei em abrigo com crianas e adolescente.
Date: Fri, 21 Feb 2014 01:03:34 +0000 To: super-bruninha@hotmail.com
CurtirCurtir
Oi Bruna! Que bom que chegou até aqui e deixou seu comentário.
Indico as leituras do link:https://craspsicologia.wordpress.com/leitura-cras-e-creas/papel-do-psicologo-no-cras/ e https://craspsicologia.wordpress.com/leitura-cras-e-creas/trabalho-no-cras-sua/
CurtirCurtir
É MUITO IMPORTANTE ESTE APOIO DO GOVERNO FEDERAL AS FAMÍLIAS,MAS,DEVERIA TER MAIS FISCALIZAÇÃO.
CurtirCurtir
Rozana, recebi o material e adorei, muito obrigada. Peço que continue enviando materiais. Um grande abraço.
CurtirCurtir
Oi Cleyde, Pode deixar que farei sempre! obrigada
CurtirCurtir
Legal!
Conheçam nosso trabalho com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
http://crasdepium.blogspot.com.br/2014/02/oficina-de-materiais-reciclaveis.html
CurtirCurtir
Oi Hareli! Visitei o Blog, parabéns por ele e pelo trabalho. Sucesso
CurtirCurtir