Caderno MDS: Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos


Convivência e fortalecimento de VínculoOi Pessoal, estou adorando o Caderno do MDS: Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, elaborado por Abigail Silvestre Torres e Maria Julia Azevedo Gouveia, lançado em 2013. Com certeza é uma leitura relevante para a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV,  as autoras ( assistente social e psicóloga) abordam conceitos para problematizarmos, refletirmos e propor ações socioeducativas que façam sentido para os usuários e para as famílias, promovendo mudanças significativas no contexto familiar e social.

Clique AQUI para baixar o caderno ou acesse o site do MDS  ( (BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Concepção de Convivência e Foralecimento de Vínculos. Brasília: MDS, 2013. 56p.).

18 comentários

  1. Oi rozana adorando seu blog e esta sendo de grande auxilio em minha pesquisa em relação ao SCFV …soi estudante de serviço social e meu estagio foi em umas das unidades do CRAS na cidade de Belém …gostaria muito de saber se existe algum amaterial de seu do MDS que fale mais sobre as ações a serem feitas com oa grupos em relação aos técnicos do servico social e da próprio psicologo . Pois em estagio perceber maior intervenção e planejamento por parte dos pedagogos e educadores sociais, ficando estes dois profissionais voltados a uma outra demanda de expontanealidade da comunidade.
    Desde já grata

    Curtir

    1. Oi Rosane, as atribuições desses profissionais estão descritas nos Cadernos de Orientação Técnica do PAIF e nos do SCFV.
      Agradeço pelo comentário e por me contar que este espaço está sendo útil pra você 😘

      Curtir

  2. Olá Rozana, adoro seus trabalhos. Sou estudante de psicologia e estou elaborando um projeto de intervenção com idosos, estou com um pouco de dificuldade para trabalhar o assunto que é ” Aprendendo a respeitar as diferenças”, gostaria de saber se você teria alguma recomendação de algum material para trabalhar e criar dinâmicas de grupos com eles .

    Curtir

    1. Cristilane, agradeço sua participação! 🙂
      Os materiais estão disponibilizados aqui, sugiro que você navegue pelos arquivos e se inscreva no Blog e curta a fan page para acompanhar a divulgação de novos materiais, certo?

      Curtir

    1. Oi Patrícia, obrigada pela participação!

      Sim. Este é um dos objetivos do acompanhamento familiar, principalmente pelo PAEFI. Porque este serviço e os demais da PSE são quem acompanha esse usuário/família até realizar a contrarreferência ao PAIF.
      abs

      Curtir

  3. Saudaes; Acabei de assumir um cras, sou assistente social e estou precisando de um norte, pois no tenho noo de nada a respeito dos sistemas e de como e o trabalho do cras, sou formanda a trs anos, mas desde ento s trabalhei em abrigo com crianas e adolescente.

    Date: Fri, 21 Feb 2014 01:03:34 +0000 To: super-bruninha@hotmail.com

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s