73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

Considerações sobre os Congressos Regionais e Nacional da Psicologia


Este slideshow necessita de JavaScript.

Congressos Regionais e Nacional da Psicologia de 2016

Coloque na sua agenda!

 Participei como delegada no VIII Congresso Regional da Psicologia – COREP em Salvador de 12 a 14 de Abril, – tema: Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos, e tenho algumas considerações e reflexões a fazer, e devido o contexto do Blog Psicologia no SUAS, achei pertinente dividir com vocês. O Congresso foi extremamente proveitoso, é a segunda vez que participo como delegada e já participei dos pré-congressos durante a graduação. A cada vez que participo, fortaleço e desdobro meu posicionamento ético-político e por isso, critico e defendo a participação e ciência de toda a categoria neste processo.

O processo de eleição para os conselheiros do Sistema Conselhos é um dos mais democráticos, e é referência para outros conselhos de categoria. Trata-se de um processo que convoca a categoria para construir propostas e ações efetivas para o crescimento da profissão; e para melhores condições de trabalho das psicólogas e dos psicólogos. Cujas propostas serão objeto de trabalho das próximas gestões dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.

Contudo, partindo do pressuposto que a participação popular é ainda pouco expressiva no país, e que não é diferente acerca da participação das psicólogas e dos psicólogos nos processos de construção de uma psicologia atenta às transformações sociais, me pergunto se este processo, ao não considerar a inexpressiva participação da categoria e mais ainda, não problematizá-la, estaria funcionando como um engodo em nome de uma democracia.

É preciso perguntar: quão comprometidos com o fazer ético-político da psicologia estão os nossos representantes? Ou é contestação por poder? E pior ainda, poder imbricado de um discurso hipnotizante e que ofusca o posicionamento ético-político de quem se propõe colocar em prática o que um grupo deliberou. Este, por vez, sem conhecimento significativo do processo histórico, social e cultural da invenção da psicologia e acerca da maneira de dizer sobre essa profissão, ou seja, qual direção a psicologia deve tomar? todas? E quem e com qual discurso guiará este caminho?

Portanto, é inquietante falar de processo democrático quando não tem a participação do povo. A representação não é e não pode ser “o povo”. Então, marque na sua agenda o próximo Congresso Nacional de Psicologia e participe das etapas regionais para garantir seu espaço neste processo de deliberações.

Estarei em Brasília no VIII CNP, e espero desdobrar estas inquietações e criar outras várias, pois é isso que nos move e nos livra da ilusão diante dos engodos.

Saiba tudo sobre o VIII Congresso Nacional de Psicologia e se prepare para 2016!  http://cnp.cfp.org.br/

“Quem realiza uma tarefa sozinho onde se exige a participação em conjunto, nunca poderá terminá-la satisfatoriamenteValdeci Alves Nogueira

2 respostas para “Considerações sobre os Congressos Regionais e Nacional da Psicologia”.

  1. Avatar de Linda Saba
    Linda Saba

    Boa Noite Necessito de maiores detalhes e j agradeo a ateno, Linda Saba Date: Mon, 22 Apr 2013 21:26:41 +0000 To: lindasaba@hotmail.com

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Olá Linda, veja todos os detalhes no site do CNP, do Conselho Federal de Psicologia, o qual está bem completo e com várias informações e histórico do CNP- clique no link a seguir: http://cnp.cfp.org.br/

      Curtir

Comentários