73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

acompanhamento a familias PBF MDS

acompanhamento a familias PBF MDS

45 respostas para “acompanhamento a familias PBF MDS”.

  1. Avatar de Jaqueline Brito da Silva Sanches
    Jaqueline Brito da Silva Sanches

    Queria as orientações a respeito das dinâmicas

    Curtir

  2. Avatar de Maria Cristina Zahner
    Maria Cristina Zahner

    Trabalho com grupo de idosos e Pcds no Cras, gostaria de sugestões de atividades para desenvolver com os referidos, grupos. Desde já agradeço.

    Curtir

  3. Avatar de Ana Claudia Varela Rocha de Alencar
    Ana Claudia Varela Rocha de Alencar

    Ola sou Claudia Varela
    por favor anote meu e-mail e me explique como fazer a dinâmica da colcha de retalho, pois trabalho no crás e gostaria de aplicar essa dinâmica com o grupo de idosa.
    anavarelaalencar@hotmail.com

    Curtir

  4. Avatar de jorgina farias dos santos machado
    jorgina farias dos santos machado

    Ola Rosana!

    por favor anote meu e-mail e me explique como fazer a dinâmica da colcha de retalho, pois trabalho no crás e gostaria de aplicar essa dinâmica com o grupo de idosa. jorginapsicologia@hotmail.com

    Curtir

  5. Avatar de André Luiz Da Silva Cabral
    André Luiz Da Silva Cabral

    Rozana boa noite !! primeiramente parabéns pelo trabalho , to amando
    mas me tira uma duvida me manda o link onde baixo esse material
    (Orientações para o acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no âmbito do Sistema Único De Assistência Social (SUAS) – Versão preliminar 2006

    to precisando de dinâmicas para idos

    Curtir

  6. Avatar de Isaac Campelo
    Isaac Campelo

    Boa Tarde… Trabalho no CRAS e estou iniciando meu outro emprego que será na Assistência Social e trabalharei com o publico alvo de Idosos, com o Programa de Educação e Proteção ao Idoso – PEPI. Gostaria de sugestões para trabalhar com Idosos. Desde Já agradeço.

    Abraço!!!

    Curtir

    1. Avatar de cileny silva do nascimento
      cileny silva do nascimento

      Boa tarde,gostaria que me ajudasse fui chamada para ser coordenadora do crás e aqui não temos facilitador,queria que me ajudasse com plano para os idosos e pras crianças do paife,desde já obrigado

      Curtir

  7. Avatar de Graziele Alessandro
    Graziele Alessandro

    Oi, adorei o blog, parabéns!

    Mas onde esta o arquivo das dinâmicas?
    Não estou conseguindo localizar….

    Curtir

  8. Avatar de Maria Sampaio

    adorei as ideias, estou estagiando num centro para terceira ou melhor idade. Estou amando as ideias de dinamicas e atividades. Parabens Rozana pelo maravilhoso site. Maria Sampaio

    Curtir

  9. Avatar de Cássia
    Cássia

    Rosana onde encontro as dinamicas do projeto colcha de retalhos?

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Cássia, algumas eu usei de livros de dinâmicas e outras em pesquisa no Google.

      Curtir

      1. Avatar de valdinete arruda costa

        OLA ,,ESTOU PRESTE A COMEÇAR MU ESTAGIO DE SERVIÇO SOCIAL,GOSTARIA MUITO DE ESTAGIAR NO CRAS,GOSTARIA MUITO DE SUA AJUDA ELA SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA MEU INÍCIO DE CARREIRA,AMO TRABALHAR COM IDOSOS,PESSOAS CARENTES ABRAÇOS.

        Curtir

      2. Avatar de Ricardo Caetano

        Oi Rozana. Parabéns pelo excelente trabalho.
        Gostaria de saber de você qual ator da psicologia que defende essa abordagem e se tem algum artigo para me indicar que defenda e explique essa tese.

        Curtir

  10. Avatar de Monaliza vieira
    Monaliza vieira

    Sou assistente social, adorei
    blog!!!dicas maravilhosas
    Parabéns

    Curtir

  11. Avatar de Raquel

    ola 🙂 estou a estagiar num lar de idosos e queria ajuda sobre algumas atividades para acamados e pessoas invisuais.
    gostaria que me respondesse para o meu mail raqueljgrodrigues@gmail.com
    os melhores comprimentos Raquel Rodrigues

    Curtir

  12. Avatar de Mara
    Mara

    Ola
    Atualmente eu trabalho em CRAS bem no interior.
    Neste lugar as pessoas pensam que o trabalho é todo envolvido em palestras.
    Pretendo fazer um projeto de 6 meses no minimo para que eles interagem.
    Gosto de grupos, porem tenho pouca experiencia com este público.
    A minha dificuldade é quais temáticas poderei trabalhar, pois é uma fase da vida que exige cuidados até mesmo no falar. Sei que ficar remoendo o passado posso talvez não ajudar.
    Tenho uma ideia primaria de trabalhar qualidade de vida, mas preciso de um amplo campo de ideias para ser desenvolvido.
    Agradeço a voce e a todos que puderem opinarem

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Mara,
      O público pode dizer muito sobre quais temáticas gostariam de debater e trabalhar. Eu não entendi o “ficar remoendo o passado…” . Tente conhecer as demandas do seu público, as necessidades irão gerar os temas.

      Um abraço e bom trabalho.

      Curtir

    2. Avatar de Elaine
      Elaine

      Palestra é bom, mas se realizada com frequência, acaba afastando o público. Em primeiro lugar, o trabalho com grupo de idosos deve contar com um profissional dinâmico, que tenha uma postura adequada e boa entonação de voz (visto que muitos idosos apresentam déficit auditivo). É importante trabalhar temas geradores, a partir da realidade da comunidade local e outros relacionados ao avanço da idade. Sugestões: “Direitos do Idoso” (que envolvem o Benefícios socioassistenciais, transporte, alimentação, etc”, “Qualidade de Vida: Alimentação Saudável associada a atividades físicas”, “Osteoporose e quedas na terceira idade”, “Problemas visuais que mais acometem o idoso” (cataratas, glaucoma, etc), “Sexualidade e DST´s na Terceira Idade” (levando-se em consideração o uso de estimulantes sexuais que tem sido usados de forma indiscriminada, “Dengue, Chikungunya e Zika vírus” (saúde pública), “Gripe e vacinação”, “Saúde Bucal”, “Higiene e Saúde”, “Boas Maneiras”, “Folclore” e várias datas comemorativas. Aliás, trabalhar o tema folclore é bastante interessante pois é possível fazer um resgate de brincadeiras que os idosos faziam nos tempos de criança, cantigas de roda, lendas contadas, etc. Os temas podem ser trabalhados por meio de palestras ministradas pelo técnico de referência ou orientador social do grupo, mas também, por profissionais de outras áreas, de acordo com o tema em questão (Meio Ambiente, Saúde, Vigilância Sanitária, Educação, etc). Ressalto que é interessante fazer parcerias, assim, na rotatividade de profissionais envolvidos, o grupo tem um maior aproveitamento, uma vez que, cada profissional tem abordagem e dinâmica diferente. Outras formas de trabalho envolvem rodas de conversa, brincadeiras lúdicas, passeios (mesmo que dentro da cidade), pode ser a Biblioteca municipal, museus, exposições, lago, academias públicas da Terceira Idade. O importante é que tudo esteja embasado em projetos, enfatizando que projetos envolvem planejamento e quando se há um planejamento, os objetivos são alcançados quase que na íntegra.

      Curtir

  13. Avatar de Ângela
    Ângela

    Sou recém formada em psicologia e comecei a atuar no cras. Gostaria de sugestões.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Ângela, bem-vinda!
      Sugestões sobre o que?

      Curtir

  14. Avatar de Rosana barros da silva
    Rosana barros da silva

    olá meu nome é ROSANA sou Psicóloga,trabalho no crás gostaria de dicas para trabalhar com Idoso e gestantes.

    Curtir

  15. Avatar de Fabryne Faier
    Fabryne Faier

    ola vou deixar meu email, sou estudante de ed fisica ja trabalho com diversas atividades achei seu Blog e se puder me mandar algumas atividades sua, ficarei grata.
    fabrynefaier@hotmail.com meu e-mail

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Fabryne, veja os posts a partir das categorias, acredito que ajudará. Para você acompanhar o Blog é só se inscrever aqui, tem uma aba específica para isso na coluna a direita. Assim, você receberá tudo que posto por aqui! um abraço

      Curtir

  16. Avatar de Antonia das Dores Durães
    Antonia das Dores Durães

    Boa tarde,
    Cara Rosana sou coordenadora do CRAS e do grupo de convivência, há pouco tempo e estou tendo muita dificuldade no desempenho das atividades que está sob a minha responsabilidade. O grupo de convivência não sei nem por onde começar. E pretendo trabalhar com adolescente, mulheres e idosos.As vezes penso : será que consigo coordenar os dois ao mesmo tempo ? Quais os melhores dias para os encontros dos grupos e qual atividades pra eu começar com o grupo,Sendo que o meu Município é de pequeno porte e de equipe miníma; e é menos de 800 beneficiários do PBF ? Me ajuda ai, preciso resolver rápido. E uma pergunta EU como coordenadora do CRAS tenho que ser também coordenadora do Grupo de Convivência ?? Sou Assistente Social recém formada e amu essa profissão. . . Não pensei duas vezes em pedir socorro ao te encontrar por aqui,confiante em resolver o meu problema, aguardo respostas urgente e fica aqui o meu . . .
    Abraço !

                                            Dorinha
    

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Dorinha,
      Eu entendo sua situação, e espero que pelo tempo já percorrido, você tenha conseguido se organizar, entender e planejar o trabalho com sua equipe. Esta é a melhor forma de buscar soluções para essas dificuldades. Mesmo sem entender o que você refere como coordenadora de grupo de convivência, eu posso dizer que o coordenador da unidade deve exercer as atribuições elencadas no seu cargo e isso não é uma delas.
      Os problemas serão resolvidos com reuniões e estudos sistemáticos com a equipe e também com o gestor, para alinhar a compreensão dos objetivos de casa serviço, as funções da equipe técnica, da coordenação e da gestão.
      Vocês já participaram do CapacitaSUAS? ou outras capacitações?

      Um abraço

      Curtir

  17. Avatar de Helena
    Helena

    Parabéns pelo blog, gostaria de sugestões para trabalhar com grupos de mulheres no CREAS vitima de violencia doméstica. obrigada. email: maehelena.1@gmail.com

    Curtir

  18. Avatar de matilde
    matilde

    Oi Rozana ! Tudo bem? Vou te mandar um email sobre algumas duvidas vc poderia responder por favor? meu email- matildebiscuit@yahoo.com.br.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Matilde,

      Pode enviar sim, se eu puder responder, será um prazer.

      abs

      Curtir

  19. Avatar de laiane
    laiane

    Oi Rozana, sou estudante de psicologia amei o seu blog, estava procurando algumas dinâmicas para fazer com o grupo de idosos do CRAS no qual faço estágio e amei a dinâmica da colcha de retalhos, parabéns pelo trabalho!

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Laiane, obrigada pela participação.
      Muito feliz por ter gostado deste espaço, obrigada!

      Um abraço e sucesso aí

      Curtir

  20. Avatar de andrei luiz thome
    andrei luiz thome

    Sou Psicólogo e já tenho experiencia em CRAS atualmente estou no Mato Grosso, mas gostaria de uma nova oportunidade de emprego. Se souberem de algo por favor enviar no email andrei.thome@hotmail.com PARABÉNS PELO TRABALHO

    Curtir

  21. Avatar de Amélia
    Amélia

    Ola…….estou entusiasmada para começar minha colcha de retalhos com meu grupo……….acredito que sera muito positivo…..!!! Parabéns pelo Blog!!

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Amélia, Desejo sucesso! depois nos conte o resultado.
      abs

      Curtir

  22. Avatar de DEAN
    DEAN

    NO CRAS EM QUE EU TRABALHO, APROVEITAMOS E APRESENTAMOS A COLCHA NA CONFRRETNAIZAÇÃO, E ESCOLHAMOS UM MEMBRO DO GRUPO PARA APRESENTAR A ARTE E FALAR DA EXPERIENCIA DE FAZER O TRABALHO. FOI MAGNIFICO

    Curtir

  23. Avatar de Lucenir Rodrigues Vieira
    Lucenir Rodrigues Vieira

    Parabéns pelo Projeto Colchas de Retalhos. Estamos na fase final deste trabalho da “colcha de retalhos”, está a ser um momento fantástico. Todos as usuárias do Conviver e Harmonia Feminina querem expor seu trabalho em público.Estou pensando em uma estratégia, alguma sugestão?

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Lucenir! que bom que pôde aplicar aí também. Seria possível realizar uma Feira de Talentos? poderia ser em parceria com outros setores, secretarias… boa sorte

      Curtir

    2. Avatar de Isaac Campelo
      Isaac Campelo

      Boa Tarde…. Gostei da ideia da colcha de retalhos, poderia falar pelo meu email isaaccampeloiasd@hotmail.com

      Curtir

  24. Avatar de Deaci
    Deaci

    Amei a ideia da colcha de retalhos..Parabéns…

    Curtir

  25. Avatar de Dean
    Dean

    Nossa, Sou Assistente Social, recentemente chegado na assistência e meio assustado com tanto serviço, me senti encantado ao ver o tão lindo Blog. Parabéns

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Dean! desculpe-me pela demora no retorno, mas fui responder outro mais recente e li seu comentário e não pude deixar de agradecer pela sua participação! Obrigada

      Curtir

  26. Avatar de Elisabete Oliveira
    Elisabete Oliveira

    Olá Rozana, parabéns pelo blog! Tive conhecimento dele hoje, e gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar a você se tens muitas dificuldades enquanto coordenadora de CRAS. Pois, estou nesta função há 03 anos e às vezes me sinto impotente, haja vista, tanta demanda de atividades, equipe minima, uma parte enorme do municipio para acompanhar, etc. Não tem como fazer o acompanhamento de tantas famílias, acompanhar os SCFV, e ainda fazer a gestão territorial deste jeito. Me dê uma luz! Bjs.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Elisabete! Seja bem-vinda! Obrigada pelas considerações e espero que volte sempre aqui!
      Bom, me sinto exatamente como você e posso te dizer que não somos só nós duas, recebo vários e-mais com essa situação. Pensando neste contexto, resolvi abrir uma enquete para descobrir quais são os maiores desafios/dificuldades, depois vou tentar escrever algo e refletir sobre estes entraves no nosso trabalho. Aproveita e deixa seu voto lá:https://craspsicologia.wordpress.com/2013/10/14/quais-sao-seus-maiores-desafios-na-atuacao-na-assistencia-social/
      Um abraço e vamos nos falando!!

      Curtir

  27. Avatar de Adriana Rodrigues
    Adriana Rodrigues

    Ola , gostei muito da idéia da colcha de retalhos, comecei a trabalhar como psicóloga no CRAS faz um mês, e ainda não desenvolvi nada com o grupo de idosos,eles são um pouco resistentes.Obrigada!!! Adriana

    Curtir

  28. Avatar de maria aparecida da silva oliveira

    Fiquei muito feliz em ver os trabalhos desenvolvidos nesse cras, pois essa colcha de retalhos ja fizemos em nosso cras e foi muito lindo o resultado.parabéns

    Curtir

Comentários