acompanhamento a familias PBF MDS

acompanhamento a familias PBF MDS

Categorias:

44 respostas »

  1. Trabalho com grupo de idosos e Pcds no Cras, gostaria de sugestões de atividades para desenvolver com os referidos, grupos. Desde já agradeço.

    Curtir

  2. Rozana boa noite !! primeiramente parabéns pelo trabalho , to amando
    mas me tira uma duvida me manda o link onde baixo esse material
    (Orientações para o acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no âmbito do Sistema Único De Assistência Social (SUAS) – Versão preliminar 2006

    to precisando de dinâmicas para idos

    Curtir

  3. Boa Tarde… Trabalho no CRAS e estou iniciando meu outro emprego que será na Assistência Social e trabalharei com o publico alvo de Idosos, com o Programa de Educação e Proteção ao Idoso – PEPI. Gostaria de sugestões para trabalhar com Idosos. Desde Já agradeço.

    Abraço!!!

    Curtir

    • Boa tarde,gostaria que me ajudasse fui chamada para ser coordenadora do crás e aqui não temos facilitador,queria que me ajudasse com plano para os idosos e pras crianças do paife,desde já obrigado

      Curtir

  4. Ola
    Atualmente eu trabalho em CRAS bem no interior.
    Neste lugar as pessoas pensam que o trabalho é todo envolvido em palestras.
    Pretendo fazer um projeto de 6 meses no minimo para que eles interagem.
    Gosto de grupos, porem tenho pouca experiencia com este público.
    A minha dificuldade é quais temáticas poderei trabalhar, pois é uma fase da vida que exige cuidados até mesmo no falar. Sei que ficar remoendo o passado posso talvez não ajudar.
    Tenho uma ideia primaria de trabalhar qualidade de vida, mas preciso de um amplo campo de ideias para ser desenvolvido.
    Agradeço a voce e a todos que puderem opinarem

    Curtir

    • Oi Mara,
      O público pode dizer muito sobre quais temáticas gostariam de debater e trabalhar. Eu não entendi o “ficar remoendo o passado…” . Tente conhecer as demandas do seu público, as necessidades irão gerar os temas.

      Um abraço e bom trabalho.

      Curtir

    • Palestra é bom, mas se realizada com frequência, acaba afastando o público. Em primeiro lugar, o trabalho com grupo de idosos deve contar com um profissional dinâmico, que tenha uma postura adequada e boa entonação de voz (visto que muitos idosos apresentam déficit auditivo). É importante trabalhar temas geradores, a partir da realidade da comunidade local e outros relacionados ao avanço da idade. Sugestões: “Direitos do Idoso” (que envolvem o Benefícios socioassistenciais, transporte, alimentação, etc”, “Qualidade de Vida: Alimentação Saudável associada a atividades físicas”, “Osteoporose e quedas na terceira idade”, “Problemas visuais que mais acometem o idoso” (cataratas, glaucoma, etc), “Sexualidade e DST´s na Terceira Idade” (levando-se em consideração o uso de estimulantes sexuais que tem sido usados de forma indiscriminada, “Dengue, Chikungunya e Zika vírus” (saúde pública), “Gripe e vacinação”, “Saúde Bucal”, “Higiene e Saúde”, “Boas Maneiras”, “Folclore” e várias datas comemorativas. Aliás, trabalhar o tema folclore é bastante interessante pois é possível fazer um resgate de brincadeiras que os idosos faziam nos tempos de criança, cantigas de roda, lendas contadas, etc. Os temas podem ser trabalhados por meio de palestras ministradas pelo técnico de referência ou orientador social do grupo, mas também, por profissionais de outras áreas, de acordo com o tema em questão (Meio Ambiente, Saúde, Vigilância Sanitária, Educação, etc). Ressalto que é interessante fazer parcerias, assim, na rotatividade de profissionais envolvidos, o grupo tem um maior aproveitamento, uma vez que, cada profissional tem abordagem e dinâmica diferente. Outras formas de trabalho envolvem rodas de conversa, brincadeiras lúdicas, passeios (mesmo que dentro da cidade), pode ser a Biblioteca municipal, museus, exposições, lago, academias públicas da Terceira Idade. O importante é que tudo esteja embasado em projetos, enfatizando que projetos envolvem planejamento e quando se há um planejamento, os objetivos são alcançados quase que na íntegra.

      Curtir

    • Oi Fabryne, veja os posts a partir das categorias, acredito que ajudará. Para você acompanhar o Blog é só se inscrever aqui, tem uma aba específica para isso na coluna a direita. Assim, você receberá tudo que posto por aqui! um abraço

      Curtir

  5. Boa tarde,
    Cara Rosana sou coordenadora do CRAS e do grupo de convivência, há pouco tempo e estou tendo muita dificuldade no desempenho das atividades que está sob a minha responsabilidade. O grupo de convivência não sei nem por onde começar. E pretendo trabalhar com adolescente, mulheres e idosos.As vezes penso : será que consigo coordenar os dois ao mesmo tempo ? Quais os melhores dias para os encontros dos grupos e qual atividades pra eu começar com o grupo,Sendo que o meu Município é de pequeno porte e de equipe miníma; e é menos de 800 beneficiários do PBF ? Me ajuda ai, preciso resolver rápido. E uma pergunta EU como coordenadora do CRAS tenho que ser também coordenadora do Grupo de Convivência ?? Sou Assistente Social recém formada e amu essa profissão. . . Não pensei duas vezes em pedir socorro ao te encontrar por aqui,confiante em resolver o meu problema, aguardo respostas urgente e fica aqui o meu . . .
    Abraço !

                                            Dorinha
    

    Curtir

    • Oi Dorinha,
      Eu entendo sua situação, e espero que pelo tempo já percorrido, você tenha conseguido se organizar, entender e planejar o trabalho com sua equipe. Esta é a melhor forma de buscar soluções para essas dificuldades. Mesmo sem entender o que você refere como coordenadora de grupo de convivência, eu posso dizer que o coordenador da unidade deve exercer as atribuições elencadas no seu cargo e isso não é uma delas.
      Os problemas serão resolvidos com reuniões e estudos sistemáticos com a equipe e também com o gestor, para alinhar a compreensão dos objetivos de casa serviço, as funções da equipe técnica, da coordenação e da gestão.
      Vocês já participaram do CapacitaSUAS? ou outras capacitações?

      Um abraço

      Curtir

  6. Oi Rozana, sou estudante de psicologia amei o seu blog, estava procurando algumas dinâmicas para fazer com o grupo de idosos do CRAS no qual faço estágio e amei a dinâmica da colcha de retalhos, parabéns pelo trabalho!

    Curtir

  7. Ola…….estou entusiasmada para começar minha colcha de retalhos com meu grupo……….acredito que sera muito positivo…..!!! Parabéns pelo Blog!!

    Curtir

  8. NO CRAS EM QUE EU TRABALHO, APROVEITAMOS E APRESENTAMOS A COLCHA NA CONFRRETNAIZAÇÃO, E ESCOLHAMOS UM MEMBRO DO GRUPO PARA APRESENTAR A ARTE E FALAR DA EXPERIENCIA DE FAZER O TRABALHO. FOI MAGNIFICO

    Curtir

  9. Parabéns pelo Projeto Colchas de Retalhos. Estamos na fase final deste trabalho da “colcha de retalhos”, está a ser um momento fantástico. Todos as usuárias do Conviver e Harmonia Feminina querem expor seu trabalho em público.Estou pensando em uma estratégia, alguma sugestão?

    Curtir

  10. Nossa, Sou Assistente Social, recentemente chegado na assistência e meio assustado com tanto serviço, me senti encantado ao ver o tão lindo Blog. Parabéns

    Curtir

  11. Olá Rozana, parabéns pelo blog! Tive conhecimento dele hoje, e gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar a você se tens muitas dificuldades enquanto coordenadora de CRAS. Pois, estou nesta função há 03 anos e às vezes me sinto impotente, haja vista, tanta demanda de atividades, equipe minima, uma parte enorme do municipio para acompanhar, etc. Não tem como fazer o acompanhamento de tantas famílias, acompanhar os SCFV, e ainda fazer a gestão territorial deste jeito. Me dê uma luz! Bjs.

    Curtir

  12. Ola , gostei muito da idéia da colcha de retalhos, comecei a trabalhar como psicóloga no CRAS faz um mês, e ainda não desenvolvi nada com o grupo de idosos,eles são um pouco resistentes.Obrigada!!! Adriana

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s