PSB/CRAS

Prontuário SUAS


Oi pessoal, o post de hoje no Psicologia no SUAS é muito importante e fundamental para a qualificação dos serviços ofertados no SUAS, e o incrível é que falamos pouco sobre isso aqui no blog – entre os comentários, este tema é minoria. Mas qual profissional nos CRAS e CREAS já não se viu preocupado com os instrumentos de registros dos atendimentos e das atividades desenvolvidas? e/ou teve a sensação que instrumento nenhum responde ao serviço? o que leva a incontáveis adaptações do instrumento criado.

————– BAIXE O PRONTUÁRIO (VERSÃO FINAL): CLIQUE AQUI———-

Contudo, Estes instrumentos estão com os dias contados, o MDS (a partir de uma Pesquisa realizada pelo CLAVES/FIOCRUZ e MDS) , está em processo de revisão do formulário de registro chamado PRONTUÁRIO SUAS. A relevância do instrumento de registro é apresentada no documento SUBSÍDIOS PARA DISCUSSÕES SOBRE O “PRONTUÁRIO SUAS” (MDS, Pág. 51)

3.3  Objetivos de se instituir um Modelo de Prontuário para o SUAS
  Contribuir para o aprimoramento do processo de trabalho, dando visibilidade
às múltiplas dimensões que devem ser consideradas no processo de acompanhamento famílias;
  Contribuir para a qualificação do processo de atendimento/acompanhamento,
trazendo benefícios tanto aos usuários do serviço como aos profissionais e às
unidades;   Contribuir com o estudo social realizado com as famílias (…) ; Contribuir como fator de integração das  equipes  das unidades socioassistenciais do SUAS; (…)

Ao ler este documento é claro que o MDS será responsável pela impressão do PRONTUÁRIO e pela distribuição para as unidades CRAS e CREAS. Ressalto que ainda não temos a informação se o prontuário sofrerá mudanças ou se já está na versão final. Tive acesso aos materiais através do [FORUM-SUAS-MG] .

A intenção ao divulgar o material é favorecer o estudo do material e propor discussão acerca do mesmo e já nos prepararmos para usá-lo. Parece simples, mas sabemos que quando se trata de sistematizar informação temos muitas lacunas no entendimento do processo, na articulação com outras unidades da assistência social e na concepção de alguns profissionais que não entendem os registros  como necessários e parte do trabalho.

Abaixo um cronograma com as etapas e prazos acerca do PRONTUÁRIO SUAS:

Para Baixar clique nos links: PRONTUÁRIO SUAS_revisão2012
Subsídios_Prontuário SUAS

BAIXE O PRONTUÁRIO (VERSÃO FINAL): CLIQUE AQUI

15 respostas »

  1. Olá, o prontuário SUAS nos CREAS também deve ser utilizado pelo serviço MSE. Casos de MSE também tem indicação de irem para o prontuário

    Curtir

  2. Achei o prontuário bom. Mas ao meu ver, em pleno o século da tecnologia, acredito que o prontuário poderia ser uma coisa mais prática, quem sabe por meio de um sistema informatizado onde não precisássemos escrever tudo, mas sim digitar, que toma menos tempo e é mais prático. Pois ao escrever, podemos cometer erros e até mesmo usar termos ruim no momento. Já digitando podemos pensar e corrigir, caso o resultado no momento não seja de agrado.

    Curtir

    • Elen, a questão do Prontuário em meio físico tem a ver com sigilo no registro das informações. Uma das razões do Prontuário Eletrônico Simplificado não contemplar todas as informações do prontuário físico. Quanto a preocupação com erro, você já pensou em rascunhar o registro? poderia fazer isso até se sentir mais segura para escrever definitivamente.

      Curtir

  3. Como está a questão do sistema informatizado? A prefeitura pode adquirir uma solução de empresas privadas para a gestão das informações?

    Curtir

  4. Minha duvida é: o Assistente Social e o Psicologo vão fazer suas anotações no mesmo prontuario? quer dizer 1 prontuario para dois profissionais distintos..Antes do prontuario cada profissional tinha sua ficha de atendimento e ficava em arquivos separados. E agora como fica?

    Curtir

    • Oi Anália,

      É isso mesmo, um prontuário para cada família, onde os técnicos de nível superior farão os registros de atendimentos e ações com a família no mesmo documento.
      obrigada por participar! bjos

      Curtir

  5. Sou psicologa e trabalho no Cras. Recebi da coordenadora a informação de que somente os profissionais da Assistência Social poderão preencher os prontuários do Suas.Tem alguma base na lei para essa orientação?

    Curtir

    • Tânia!! você quis dizer profissionais de Serviço Social? se for, você quer me matar?? não me contive, me desculpe, mas isso não procede!!!! o preenchimento é para os técnicos (de nível superior) que formam a equipe do PAIF!
      Aguardo seu retorno, e acredito que outros colegas também!

      Curtir

  6. Trabalho como Assistência Social no Sistema Prisional, o Prontuário Suas seria implantado,neste tipo de área? Surgem dúvidas, quanto a nossa atuação tendo em vista ser um recorte diferente do utilizado nos Centros de referência, porém trabalhamos com o mesmo objeto Questão Social, com os Vulneráveis.

    Curtir

    • Concordo Kezia! já perdi a conta de quantas vezes refoumulamos os intrumentais que utilizamos e não conseguimos chegar em um modelo que correspondesse aos registros necessários! vamos ver esse…

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s