Prontuário SUAS


Oi pessoal, o post de hoje no Psicologia no SUAS é muito importante e fundamental para a qualificação dos serviços ofertados no SUAS, e o incrível é que falamos pouco sobre isso aqui no blog – entre os comentários, este tema é minoria. Mas qual profissional nos CRAS e CREAS já não se viu preocupado com os instrumentos de registros dos atendimentos e das atividades desenvolvidas? e/ou teve a sensação que instrumento nenhum responde ao serviço? o que leva a incontáveis adaptações do instrumento criado.

————– BAIXE O PRONTUÁRIO (VERSÃO FINAL): CLIQUE AQUI———-

Contudo, Estes instrumentos estão com os dias contados, o MDS (a partir de uma Pesquisa realizada pelo CLAVES/FIOCRUZ e MDS) , está em processo de revisão do formulário de registro chamado PRONTUÁRIO SUAS. A relevância do instrumento de registro é apresentada no documento SUBSÍDIOS PARA DISCUSSÕES SOBRE O “PRONTUÁRIO SUAS” (MDS, Pág. 51)

3.3  Objetivos de se instituir um Modelo de Prontuário para o SUAS
  Contribuir para o aprimoramento do processo de trabalho, dando visibilidade
às múltiplas dimensões que devem ser consideradas no processo de acompanhamento famílias;
  Contribuir para a qualificação do processo de atendimento/acompanhamento,
trazendo benefícios tanto aos usuários do serviço como aos profissionais e às
unidades;   Contribuir com o estudo social realizado com as famílias (…) ; Contribuir como fator de integração das  equipes  das unidades socioassistenciais do SUAS; (…)

Ao ler este documento é claro que o MDS será responsável pela impressão do PRONTUÁRIO e pela distribuição para as unidades CRAS e CREAS. Ressalto que ainda não temos a informação se o prontuário sofrerá mudanças ou se já está na versão final. Tive acesso aos materiais através do [FORUM-SUAS-MG] .

A intenção ao divulgar o material é favorecer o estudo do material e propor discussão acerca do mesmo e já nos prepararmos para usá-lo. Parece simples, mas sabemos que quando se trata de sistematizar informação temos muitas lacunas no entendimento do processo, na articulação com outras unidades da assistência social e na concepção de alguns profissionais que não entendem os registros  como necessários e parte do trabalho.

Abaixo um cronograma com as etapas e prazos acerca do PRONTUÁRIO SUAS:

Para Baixar clique nos links: PRONTUÁRIO SUAS_revisão2012
Subsídios_Prontuário SUAS

BAIXE O PRONTUÁRIO (VERSÃO FINAL): CLIQUE AQUI

15 comentários

  1. Olá, o prontuário SUAS nos CREAS também deve ser utilizado pelo serviço MSE. Casos de MSE também tem indicação de irem para o prontuário

    Curtir

  2. Achei o prontuário bom. Mas ao meu ver, em pleno o século da tecnologia, acredito que o prontuário poderia ser uma coisa mais prática, quem sabe por meio de um sistema informatizado onde não precisássemos escrever tudo, mas sim digitar, que toma menos tempo e é mais prático. Pois ao escrever, podemos cometer erros e até mesmo usar termos ruim no momento. Já digitando podemos pensar e corrigir, caso o resultado no momento não seja de agrado.

    Curtir

    1. Elen, a questão do Prontuário em meio físico tem a ver com sigilo no registro das informações. Uma das razões do Prontuário Eletrônico Simplificado não contemplar todas as informações do prontuário físico. Quanto a preocupação com erro, você já pensou em rascunhar o registro? poderia fazer isso até se sentir mais segura para escrever definitivamente.

      Curtir

  3. Como está a questão do sistema informatizado? A prefeitura pode adquirir uma solução de empresas privadas para a gestão das informações?

    Curtir

      1. Olá Rozana.
        Pelo que vi do PES, ele fornece o cadastro/inserção das informações, mas não consegui localizar funcionalidade para emissão de relatórios detalhados para auxiliar na gestão estratégica.
        Você possui algum e-mail para que eu possa entrar em contato com você?
        Grato.

        Curtir

  4. Minha duvida é: o Assistente Social e o Psicologo vão fazer suas anotações no mesmo prontuario? quer dizer 1 prontuario para dois profissionais distintos..Antes do prontuario cada profissional tinha sua ficha de atendimento e ficava em arquivos separados. E agora como fica?

    Curtir

    1. Oi Anália,

      É isso mesmo, um prontuário para cada família, onde os técnicos de nível superior farão os registros de atendimentos e ações com a família no mesmo documento.
      obrigada por participar! bjos

      Curtir

  5. Sou psicologa e trabalho no Cras. Recebi da coordenadora a informação de que somente os profissionais da Assistência Social poderão preencher os prontuários do Suas.Tem alguma base na lei para essa orientação?

    Curtir

    1. Tânia!! você quis dizer profissionais de Serviço Social? se for, você quer me matar?? não me contive, me desculpe, mas isso não procede!!!! o preenchimento é para os técnicos (de nível superior) que formam a equipe do PAIF!
      Aguardo seu retorno, e acredito que outros colegas também!

      Curtir

  6. Trabalho como Assistência Social no Sistema Prisional, o Prontuário Suas seria implantado,neste tipo de área? Surgem dúvidas, quanto a nossa atuação tendo em vista ser um recorte diferente do utilizado nos Centros de referência, porém trabalhamos com o mesmo objeto Questão Social, com os Vulneráveis.

    Curtir

    1. Concordo Kezia! já perdi a conta de quantas vezes refoumulamos os intrumentais que utilizamos e não conseguimos chegar em um modelo que correspondesse aos registros necessários! vamos ver esse…

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s