Por que mudamos o nome do Blog?


Criado em fevereiro de 2010, o blog CRASpsicologia surgiu da ideia de apresentar uma alternativa para suprir lacunas de informações sobre a atuação do psicólogo no CRAS. Assim, ao longo destes dois anos, nossas discussões ateram-se, primordialmente, ao papel do psicólogo na proteção básica. Durante este período podemos perceber que o Blog tornou-se uma importante ferramenta de divulgação do papel e da importância da psicologia neste serviço, bem como ponto de referência para discussão sobre a atuação do psicólogo neste processo.

 A psicologia está presente nas políticas públicas de assistência social nos dois níveis de Proteção Social, Básica e Especial – recentemente a Resolução nº 17, 20 de Junho de 2011 do CNAS garantiu, de fato, nossa categoria como integrante da equipe de referência.

 Assim, é clara a necessidade de expandir a discussão para os profissionais que atuam na Proteção Social Especial (média e alta complexidade). Enfim, identificamos que este espaço deveria contemplar o papel dos psicólogos nos vários serviços socioassistenciais do SUAS, inclusive, abrindo caminho para as outras vertentes de sua organização: a vigilância social e defesa social e institucional.

 Sabemos que o blog ainda não atingiu todas as expectativas iniciais quanto a discussão e troca de experiências referente ao CRAS, mas por que fragmentar essa discussão? Nossa atuação é de extrema relevância nos serviços do SUAS ao firmarmos nosso compromisso com o social, e sabemos que muito está por ser conquistado e construído.

 Portanto, lançamos este desafio, e esperamos continuar contando com a participação dos diversos profissionais que fazem os serviços do SUAS acontecer na prática, nas diferentes regiões do Brasil. De fato, este era um dos objetivos quanto o blog foi criado, o que pode ser conferido AQUI e nas postagens mais gerais sobre políticas públicas.

 O Blog é para psicólogos e para todas as categorias profissionais que desejam participar deste processo do “fazer” e serem reconhecidos como executores de uma política, mas que, sobretudo, sejam consideradas peças imprescindíveis na construção de novos paradigmas para romper os equívocos e atravessamentos institucional, organizacional, social e de gestão que tanto dificultam o trabalho social e claro, nossa atuação.

 Enfim, bem-vindos ao Psicologia no SUAS: a práxis da psicologia nos serviços socioassistenciais.

 O que vocês têm a dizer sobre essa mudança?  Espero seus comentários com opiniões, sugestões, críticas e manifestações que possam contribuir com nossa atuação no SUAS!!

 P.s: Por enquanto o endereço continuará https://craspsicologia.wordpress.com/

Encontre-nos no facebook: https://www.facebook.com/PsicologianoSUAS

Um abraço de agradecimento pela companhia de vocês nestes 2 anos de Blog!

Rozana Fonseca

6 comentários

  1. Ola Rozana, meu nome é Cecília, e tenho acompanhado seu blog há um tempo, a organização das páginas/temas/discussões facilita muito o nosso dia-a-dia, principalmente no tocante às discussões intra-equipe (pessoal antigo recebendo pessoal novo) indicamos o blog para leituras e a familiarização com o fazer psi na assistência, que ainda gera muitas dúvidas. As atualizações postadas e as matérias de colegas compartilhadas por aqui são de uma riqueza enorme, dando-nos várias idéias de atuação em “nosso” território, rs.
    Adorei a idéia da mudança no nome do blog, de fato, não podemos fazer um ‘psi’ isoladamente nesta política, precisamos muito dos demais equipamentos e profissionais do SUAS.
    Espero em breve poder colaborar um pouco com a sua página, por enquanto estou só absorvendo, rs.
    abçs e bom trabalho!!

    Curtir

    1. Oi Cecília,
      Fiquei muito feliz ao ler seu comentário! isso me faz querer continuar… confesso que as vezes bate uma desesperança e descrédito no serviço! poucos profissioanais estão dispostos a participarem da qualificação dos serviços – queixa-se muito, mas não há reflexão crítica quanto ao que estão executando…
      Que bom que está sendo útil e espero poder contar com sua colaboração aqui!
      obrigada pelo apoio!

      Curtir

  2. Parabéns, Rozana! O blog já era bom e agora, com fé em Deus, será ainda melhor!

    O tema Psicologia no Suas porém, é muito amplo, ficando como dica o cuidado especial para que a abordagem dos diversos e complexos enquadres que integram este Sistema não se diluam em sua amplitude.

    No mais é só ganho para todos os que admiram e desfrutam desta iniciativa maravilhosa!

    Um abraço, mais uma vez desejo muito sucesso, sempre à disposição para servir no que precisarem!

    Marilia Martins de Araújo Reis
    Psicóloga CRP03/02210

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s