73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

O fazer psi nos CRAS


foto: reprodução google

Muitos dos profissionais de psicologia recém formados, dizem que estão ‘perdidos”, uma vez que não sabem o que  desenvolver nos CRAS e o que norteia e permeia a atuação do psicólogo nesta política pública. Sabemos do processo de construção e transformação da politica pública de assistência social na última década. Mas não sou muito adepta ao discurso constate de que “tudo é muito novo/ é construção/ninguém sabe ao certo o que fazer”. Acredito que este discurso deixa muita brecha para que os serviços sejam executados de maneira desqualificada e muitas vezes com características amadoras  – práxis? Que práxis?

Contudo, a psicologia já percorre a discussão quanto a sua contribuição neste fazer há muito tempo, Décadas de 70 e 80, esta já apresentando estudos mais significativos no Brasil. Encontramos isso nos estudos de psicologia sócio-histórica, psicologia social comunitária e Psicologia da Libertação de Martín-Baró.

A precursora da psicologia social comunitária e difusora da psicologia social latino-americana é a grandiosa  Sílvia Lane “que defendia uma concepção de homem como sujeito inteiro, numa relação dialética entre objetividade e subjetividade, onde a singularidade não existe em si, mas somente na relação com o outro, um sujeito histórico que não perde sua humanidade em macro-estruturas sociais, recusando assim o pragmatismo estadunidense e a concepção de homem abstrato ou homem passivo ante a sociedade” (SAWAIA, 2007).  Bader Sawaia, Wanderley Codo, Guareschi e Ana Bock, são alguns dos principais teóricos de psicologia social seguindo e difundindo o compromisso social da psicologia iniciado por Lane na década de 70.

Então, meus colegas, nada de ficarem perdidos e aceitarem  o discurso de que “está em construção”! Basta revisitar esses estudiosos que veremos o quanto a psicologia esteve e está presente nas questões sociais, tendo assim, muito com o que contribuir nos serviços da Proteção Social. É no mínimo paradoxo, pleiteamos um local para prática e não sabemos o que oferecer!

A fim de facilitar os estudos de quem pretende trabalhar, ou iniciaram recentemente a atuação em Proteção Social Básica, especificamente CRAS, criei uma lista com os principais materiais do MDS – CNAS – CIT. Antes mesmo de revisitar teóricos e teorias da psicologia – porque a maioria dos cursos de psicologia não ofertou ou oferta disciplina referente política pública de assistência social – é imprescindível saber sobre a Política Nacional de Assistência Social, a implantação do Sistema único de Assistência Social, a Norma Operacional Básica do SUAS, todo esse modelo atual pautado na Constituição Federal de 88 e sobretudo na lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, de 1993 –

Abaixo a relação dos materiais por ordem de prioridade de leitura (mera sugestão):

1 – Tipificação dos Serviços Socioassistenciais – 2009

2 – Orientações Técnicas Centro de Referências de Assistência Social – CRAS – 2009

3 – Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS

4 – Política Nacional de Assistência Social – PNAS/ 2004

5 –  Norma Operacional Básica de Serviço Social – NOB/SUAS

6 – Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferência de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS

7- Orientações Técnicas do PAIF: Tipificação Vol. I – 2012

8 – Orientações Técnicas do PAIF: Trabalho Social com Famílias. Vol II 2012

Boa leitura !!!

10 respostas para “O fazer psi nos CRAS”.

  1. Avatar de Marinez Rangel

    Sou psicologa, como poderia trabalhar no Cras?

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Marinez, procure a Secretaria de Assistência Social da sua cidade, ou pesquise por concurso público nesta área na sua região.

      Curtir

  2. Avatar de Cássia Gonçalves
    Cássia Gonçalves

    Não sei se aqui é o melhor tópico para isso, mas necessito de uma orientação urgente a respeito do funcionamento do CRAS:
    ele pode funcionar por quatro horas com apenas um funcionário? Existe algum tipo de fiscalização nos CRAS, algum órgão para quem denunciar situações desse tipo? Como o funcionário deve proceder?
    Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grata. É tudo muito nebuloso nesse campo de trabalho.

    Curtir

  3. Avatar de Alessandra
    Alessandra

    Comecei a trabalhar de psicóloga o ano passado no Cras depois de cinco anos formada,primeiro me dediquei em ser mãe e pela surpresa de novo com três meses de trabalho descobri minha segunda gravidez,trabalhei a gestação toda e me ausentei sete meses e agora voltei,mas está difícil trabalhar eu sozinha não estou dando conta e a assistente social ou me ajuda ou cuida só de papéis para entregar,pois tudo tem prazo e na maioria das vezes curtíssimo.Estamos com vários problemas em nosso município, muitas vulnerabilidades e gostaria de uma luz para grupos.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Alessandra,

      Tenho discutido essas questões nos hangouts e encontros online realizados pelo Blog, você já assistiu algum? eu acredito que poderia ajudar um pouco, inclusive o último foi sobre grupos. https://craspsicologia.wordpress.com/2015/09/16/grupos-no-ambito-do-paif-e-paefi/



      Um abraço

      Curtir

  4. Avatar de Angelita Souza Santos
    Angelita Souza Santos

    Gostaria de saber o que trabalhar com as familias em relaçao a projetos sociais, estou começando agora e preciso trabalhar com as familias do bolsa familia e nao sei o q fazer nem como fazer, sou assistente social.

    Curtir

  5. Avatar de Teresinha Zelia Oliveira
    Teresinha Zelia Oliveira

    Oi Rozana:
    Gostei muito do seu blog. Nós, psicólogos precisamos repartir mais nossas experiência e aprender a dividir, assim como você nos ensina através do seu blog.
    Como representante do Conselho de Psicologia na minha região, vou indicá-la para nossos colegas recém -chegados ao CRAS.
    Bjos

    Curtir

    1. Avatar de rozanafonseca

      Oi Teresinha! que bom que deixou seu comentário! isso enriquece muito o blog… obrigada!
      e obrigada por divulgá-lo. Você é representante de qual Região?
      um abraço e espero que retorne sempre!

      Curtir

  6. Avatar de rozanafonseca

    Oi Lívia, brigada pela sugestão!
    quando eu reorganizar a lista de livros sugeridos, vou incluí-lo com certeza. Eu adoro Sawaia, o livro “Artimanhas da exclusão…” (org) é muito interessante… não é um leitura fácil, mas necessária!
    um abç e bem-vinda sempre!

    Curtir

  7. Avatar de Lívia Thieme
    Lívia Thieme

    estou terminando uma leitura que achei muito prazerosa e útil: PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA – Da solidariedade à autonomia, Editora Vozes. Organizado por Regina Helena de Freitas Campos. São vários textos de diferentes autores, o que permite conhecer um pouco de cada, particularmente gostei bastante da Sawaia. Espero que gostem! abraço a todos!

    Curtir

Comentários