O_CRAS_que_temos_O_CRAS_que_queremos[1]

23 comentários

    1. Oi Daniela, o link para baixar não está ativado? Posso encaminhar, mas pra ser mais rápido o seu acesso sugiro fazer pesquisa direto no Google ou site MDS. Em breve irei atualizar os links, certo? Um abraço

      Curtir

  1. Ola! Rosane, gostaria de te contar uma novidade…estou trabalhando no CRAS ha um mês, pois é, a secretaria de assistência social realizou a troca entre as assistentes sociais do CRAS para o CREAS e vice versa…Agora preciso muito de sua ajuda sobre as ações do PAIF e SCFV, passe algum material para o meu e-mail, quando tiver um tempo.(geas.tavares@hotmail.com)…Beijos conto com a sua ajuda, ha não paro de fuçar aqui seu blog–Beijos Gecilda-Posto da Mata-Nova Viçosa-Ba

    Curtir

    1. Oi Gecilda!!
      Que maravilha receber sua participação aqui! e desejo sucesso nesta nova etapa!
      Bom, a questão é que sugiro isso que já está fazendo rsrs – é navegar por aqui mesmo, pois os materiais que tenho estão todos disponíveis aqui (use o recurso de pesquisa na coluna direita, ajuda bastante a encontrar os materiais).

      Um grande abraço pra você e todos aí de Posto da Mata! em quem sabe em breve não nos encontraremos novamente? 🙂

      Curtir

  2. Olá Rozana, sou psicóloga, atuo há pouco tempo no CRAS e acompanho seu blog SEMPRE!!!rs Gostaria de agradecer-lhe pelo excelente trabalho que realiza, vc tem me ajudado muito!!! Obrigada pela iniciativa e generosidade!!!
    Um grande abraço,
    Nathália

    Curtir

    1. Oi Nathália! confesso que é tão bom receber comentários com teor como o seu!! é muito legal sentir que as postagens chegam até outros colegas de trabalho e contribuem de alguma forma!
      Contarei com sua presença mais vezes! um abraço

      Curtir

  3. Olá Rozana, bom dia
    Trabalho como psicóloga em um CRAS no interior de Minas Gerais e tenho desenvolvido trabalhos de convivência com idosos que recebem BPC, projetos com crianças e adolescentes,dentre outros….gostaria mto que se possível vc me enviasse materiais, projetos que possam me auxiliar…Desde já agradeço-lhe e parabenizo-a pelo excelente blog…

    Meu e-mail é luziacastanon@bol.com.br

    Curtir

  4. Estava conhecendo seu blog e me interessei muito, pois sou assistente social e estou trabalhando no CRAS a pouco tempo. Sinto ainda um pouco de dificuldades por eu estar conhecendo quais são realmente os objetivos dessa instituição, até mesmo porque o CRAS é novo no município. Gostaria de pedir se pode me auxiliar com alguns projetos que realiza se puder mandar por email agradeço. sulesantana@bol.com.br
    enfim, gostaria de parabenizar por esse espaço e dizer que seu blog está me auxiliando com muitas questões.

    Curtir

    1. Oi Sueli, obrigada!
      Você já leu o texto: O CRAS que temos e o CRAS que queremos? é um documento de orientação técnica do MDS. Você pode baixá-lo aqui no blog ou no site do MDS!
      E como o CRAS é novo, comece ofertando e priorizando toda ação que sugere o PAIF. Vocês terão muito trabalho!!! e o melhor já iniciam fazendo algo preconizado pela NOB/SUAS, Tipificação, PNAS…
      vamos nos falando…

      Curtir

  5. Olá Rozana..

    Estava conhecendo seu blog e me interessei muito, pois sou psicóloga e estou trabalhando no CRAS a pouco tempo. Sinto ainda um pouco de dificuldades por eu estar conhecendo quais são realmente os objetivos dessa instituição, até mesmo porque o CRAS é novo no município. Gostaria de pedir se pode me auxiliar com alguns projetos que realiza com crianças, adolescentes… se puder mandar por email agradeço. sabrinapsi09@gmail.com
    enfim, gostaria de parabenizar por esse espaço e dizer que seu blog está me auxiliando com muitas questões.

    Abraços!

    Curtir

    1. Oi Sabrina, que bom que está usando este espaço! e se tiver interesse deixe sugestões, informações do seu trabalho ai, medie os comentários de outros colegas, enfim, fique à vontade pra participar sempre!
      Bom, eu não tenho nada especifico para crinças e adolescentes 😦 – eu atuo mais com grupos de famílias ( gestantes,adultos e idosos), ainda não referenciei nehum trabalho com crianças e adolescentes!!!
      é para trabalho em SCFV?
      Mas, tomara que alguém nos repsonda e colabore conosco!

      um abço

      Curtir

  6. Oi Rozana…

    Esse material é muito bom, da um norte para atuação do psicologo dentro do CRAS principalmente no PAIF. Porém fiquei com uma dúvida: qual é a diferença de acompanhamento familiar em grupo e Oficina de Convivência Familiar?.
    Sou leitora assídua do seu blog e tem me ajudado muito, pois trabalho a pouco tempo nessa área. Parabéns

    Karine

    Curtir

    1. Karine,
      A oficina de convivência familiar, é uma ação do PAIF e tem característIca de atendimento ( no caso coletivo) VEJA A TABELA no texto – está mais fácil de diferenciar. Eu prefiro nomear como grupos socioeducativos, pois o próprio texto diz: “(As oficinas constituem, assim, uma ação socioeducativa, na medida em que contribuem para a construção de novos conhecimentos; favorecem o diálogo e o convívio com as diferenças …)” mas é que é muito imbricado o trabalho de convivência e socioeducação!
      Já o acompanhamento familiar é a ação posterior aos atendimentos! não siginifica que uma ação está condicionada à outra, vai depender das situações/ diagnósticos…
      Em resumo, a oficina é mais informativa e o acompanhamento familiar (em grupo) é COM FOCO nas vulnerabilidades e situações apresentadas pelas famílias.
      Obrigada pela sua pergunta! bem bacana para ajudar na apropriação dos materiais lidos!

      Curtir

  7. …o documento que ora apresentamos é bastante pertinente e tem o intuito
    de colaborar para a qualificação do PAIF, além de reforçar a compreensão de que a
    oferta de serviços depende de planejamento, organização e gestão. Nesta esteira, chama-
    se atenção para a principal ferramenta do SUAS, os recursos humanos, que precisam ser
    alocados nas funções segundo seu perfil, de forma a assegurar que sejam valorizados,
    capacitados e orientados…

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: