(Re)colhendo Cidadania:Psicologia ambiental no CRAS

APRESENTAÇÃO VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia em Salvador
Experiência em Debate

37 comentários

  1. BOA NOITE
    TUDO BEM
    ADOREI O SEU BLOG E ME INTERESSEI PELO PROJETO RET,ATUO EM UM CRAS DO MARANHÃO E GOSTARIA QUE ME ENVIASSE O SEU PROJETO…
    DESDE JÁ OBRIGADA

    Curtir

  2. OLÁ ROZANA,

    SOU ASSISTENTE SOCIAL DO CRAS RURAL EM MINHA CIDADE (TABULEIRO DO NORTE NO CEARÁ).

    MUITO INTERESSANTE SEU BLOG. ESPERO PODER TROCAR INFORMAÇÕES COM VC E JÁ DE INCIO GOSTARIA DE PEDIR Q ME ENVIASSE CÓPIA DO SEU PROJETO SOBRE RECICLAGEM…TENTEI ABRI NO SEU BLOG E NÃO CONSEGUI…
    AGUARDO RETORNO….DESDE JÁ OBRIGADO!!!

    Curtir

  3. olá sou Coordenador e Psicólogo de um CRAS aqui no Pará e gostaria de participar do seu blog e também dos seus trabalhos.
    se possível gostaria que vc me enviasse seu projeto
    meu e-mail é vicente_estumano@hotmail.com

    desd já obrigado e vc realiza um excelente trabalho queria ter vc na minha equipe.

    Curtir

    1. Oi Vicente! obrigada pelas considerações positivas, quem sabe o Pará pode ser minha morada um dia! pensava que nunca ia sair de Minas, aqui estou na Bahia…é muito legal trocar informações com trabalhadores de diversas partes do BRasil, se não me engano, você inaugurou o Pará por aqui, bem-vindo!
      Segue link para baixar o Projeto e slide de apresentação, o qual é mais atual. EWntre na página abaixo e clique no link do Projeto.
      https://craspsicologia.wordpress.com/perguntas-frequentes/
      um abço e obrigada.

      Curtir

  4. Ola Rozana!!!!
    Mto interessante seu blog.Trabalho no CRAS a oito anos,gostaria de receber mais infornações sobre o manual de instruções para o registro das informações especificadas,as infornaçoes orientadas pela minha coordenadora não estam claras ,renada alta pode participar do CRAS ?
    O que é vulnerabilidade social ?
    Renda alta entra nestes casos?
    Gostaria de receber o Projeto ?
    Trabalho no CRAS em Perdigão – MG

    Curtir

  5. Olá Rozana!
    Achei muito pertinente o seu blog. Fiquei me questionando o qto deve ser interessante ter uma colega de profissão como vc ao lado, trabalhando. Deve ser fántastico! Nota-se o quanto vc é dedicada e estudiosa, e provavelmente uma grande profissional. Sinto orgulho de ter escolhido minha profissão quando me deparo com pessoas como você Rozana Fônseca. Parabêns!
    P.S Gostaria de ler o seu projeto o RET: Recolher e Transformar
    Um abração e sucesso!

    Psicóloga AnnBetje
    annbetje22@hotmail.com

    Curtir

  6. Parabèns pelo seu trsbalho…È meu primeiro emprego e tenho pouca experiência;e gostaria que me ajudace com seus conhecimentos.Trabalho no Cras,gostaria de ter acesso aos seus trabalhos,métodos e praticas. Obrigada Rosane..

    Curtir

  7. Estou trabalhando a mesmos de um dois meses no CRAS. E não tenho muita experiência, estou perdida tentando me encontrar.
    Rosana gostaria de obter material técnico específico do CRAS; modelo de relatórios, ficha de cadastramento no CRAS, fichas de atendimentos e encaminhamentos, fichas de atendimento do psicólogo para encaminhamento em outros serviços.
    E o primordial artigos sobre o CRAS para poder tirar algumas duvidas.
    Bjs. Parabès pelo seu trabalho.

    Curtir

    1. Oi Rosane!! participação constante aqui nê?! que bom!
      Observei que sua pergunta dá idêntica a uma realizada pela colega abaixo, então, por favor dê uma olhada na resposta! recebo muito bem quando diz que podemos trocar experiencias!!, continue por aqui e deixe sua contribuição sempre! um abço

      Curtir

  8. Boa tarde Rosana e parabéns pelo Blog.
    Estou trabalhando a mesmos de três meses no CRAS. E não tenho muita experiência, estou perdida tentando me encontrar.
    Rosana gostaria de obter material técnico específico do CRAS; modelo de relatórios, ficha de cadastramento no CRAS, fichas de atendimentos e encaminhamentos, fichas de atendimento do psicólogo para encaminhamento em outros serviços.
    E o primordial artigos sobre o CRAS para poder tirar algumas duvidas.
    Bjs
    Grata pela atenção

    Curtir

  9. Boa tarde Rosana e parabéns pelo Blog.
    Estou trabalhando a mesmos de um mês no CRAS de Chaves no Pará. E não tenho muita experiência, estou perdida tentando me encontrar. Rs
    Rosana gostaria de obter material técnico específico do CRAS; modelo de relatórios, ficha de cadastramento no CRAS, fichas de atendimentos e encaminhamentos, fichas de atendimento do psicólogo para encaminhamento em outros serviços.
    E o primordial artigos sobre o CRAS para poder tirar algumas duvidas.
    Bjs
    Grata pela atenção
    Patrícia (patriciar_s@hotmail.com)

    Curtir

    1. Obrigada Patrícia, Acho que é a primeira representante do Pará, aqui no Blog! seja bem-vinda.
      Bom, quanto aos instrumentos eu entendo que é muito aberto, pois sabemos que os CRAS ofertam e funcionam com atividades – serviços bem diversificados. O que não é tão adequado se o PAIF não estiver em pleno funcionamento. Assim, as fichas (instrumentos de registro) devem ser formatadas segundo estas atividades. O censo CRAS nos dão indicativos do que conter nestas fichas. atividades, quantitativos, quais serviços oferecer etc. Vou encaminhar pra você os novos formulários para Registro dos CRAS (segundo resolução 04 CNAS) (que já foram postados aqui no blog).
      Uma ressalva quanto a ficha de atendimento psicólogico: nós não temos ficha separada para o “psicólogo”, pois o atendimento que se ocorre nos CRAS, por este profissional não é psicossocial ( e não falo apenas da junção – psi/assist. social)? assim há uma ficha onde anotamos o pertinente para acompanhar a família.
      Seria interessante você falar mais sobre o que você denominou como atendimento psicológico, como ele é configurado??
      Artigos sobre o CRAS, vocÊ encontra aqui no blog, na aba (categoria) – “psicologia no CRAS”, viu?

      um abraço e um ótimo trabalho!

      Curtir

  10. Olá Rozana seu blog está sendo uma luz… parabéns..
    Iniciei no CRAS há pouco, logo só tenho experiência em Saúde Mental, então todo conhecimento na área CRAS será bem vindo.
    Gostaria de ler na íntegra seu projeto RET.
    Grata.

    Curtir

  11. olá Rozana !!!
    Muito jóia seu blog, estou no ultimo semestre se Serviço Social sonho trabalhar no Creas ,onde faço estágio remunerado mas,ainda fico apavorada são muitos detalhes .Espero trocar muitas idéias .

    Bjos.

    Curtir

  12. Olá Rosana ,
    Trabalho como Psicóloga do CREAS de Medina , vale do Jequitinhonha, a 8 anos ,neste momento sairei daqui para o CRAS em outra cidade …será minha primeira experiência na proteção social básica .
    Tenho muitos planos ..
    Achei seu BLOG o máximo
    Parabéns pelo seu trabalho ..
    bjos
    Adriana

    Curtir

  13. Oi Rozana!
    Desculpe a demora, acabei nao vendo mais o blog. Trabalho em Massaranduba/ SC, cidade pequena de 13.000 hab. e estamos iniciando o CRAS aqui. Confesso que ainda estou meio perdido e descobrir como contribuir mais aqui. Temos muitas idéias mas como implanta-las e fazer fluir é que é a dificuldade. Temos um grande problema por ser uma cidade territorialmente extensa mas com a populaçao bem espalhada e sem sistema d transporte público, dificultando bastante nosso acesso a eles e eles á nós, visto que ainda não temos carro. Quero trocar muitas idéias para poder descobrir como atuar melhor por aqui
    Abraços

    Curtir

    1. As dificuldades são inumeras e muitas delas o técnico não tem poder de mudança direta, assim é interessante que a atuação, mesmo que pequena, seja eficaz e produza mudança significativa nas famílias. Para isso, os trabalhadores precisam estar por inteiro e disponivéis!
      Partindo deste princípio já é um grande começo! boa sorte aí e participe sempre aqui!

      Curtir

  14. OLÁ TURMA! Boa tarde estou gostando da apresentação dos trabalhos. Eu sou Ademildes psicóloga do CRAS DE MUNIZ FERREIRA, há um ano que estou aqui no munícipio e vai fazer um ano do CRAS implantado. Existe aqui algumas dificuldades.Há atividades que ainda não foram inciadas como trabalhos de grupos com jovens, busca ativa, integração com com a rede de serviços e com a própria equipe de trabalho esta não esta bem formada. falta atuação da coordenação, recepcionsta, auxiliar de administração etc. eu gostaria de obter material técnico específico do CRAS;modelo de relatórios, ficha de cadastramento no CRAS, fichas de atendimentos e encaminhamentos, fichas de atendimento do psicólogo para encaminhamento em outros serviços. Aqui funciona bem; O PETI,A BOLSA FAMÍLIA;O CENTRO CONVIVENCIA PESSOA IDOSA; BENEFÍCIOS EVENTUAIS E VISITAS FAMILIARES. GOSTARIA DE TROCARMO EXPERIENCIASOK ABRAÇOS ADEMILDES

    Curtir

  15. Olá Rozana,

    É sempre um prazer deixar um recadinho aqui, sinto-me honrada em fazer parte so seu grupo de AMIGOS…Parabenizo pelo belíssimo trabalho que desenvolve no CRAS – Eunápolis Ba.
    Mesmo distante, partilho desta alegria, vocês são profissionais excelentes, responsáveis e acima de tudo CORAJOSOS. Conheço as dificuldades encontradas p realizar os projetos e é por conhecer, que valoriso todos vocês.
    Parabéns pelo trabalho que vocês fazem. Ele é importante. Sempre estão fazendo algo pelos preferidos de Deus. Semeai sempre sem medo e sem esperar o dia da colheita.
    Que Deus abençoe a todos.

    Bjssssssssss,
    Zilda Seixas

    Curtir

  16. Ola Rozana!!!
    Mto interessante seu blog. Estou iniciando meu trabalho no CRAS depois de anos na saúde, mtos vícios e preconceitos a superar. Espero troicar informações contigo para melhorar minha pratica aqui.
    Abraços
    Lúcio

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: