73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

(Re)colhendo Cidadania: psicologia ambiental no CRAS


Compartilho com vocês o trabalho que apresentei no VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia em Salvador, que aconteceu nos dias 12 a 14 de maio. Apresentei uma experiência desenvolvida no CRAS  onde atuo, na cidade de Eunápolis/BA. Gostei muito da troca de experiências e acredito que o objetivo do trabalho foi alcançado, que era o de provocar aos colegas uma reflexão sobre a diversas possibilidades de fazer psi  no CRAS. Pois a experiência é bem incomum, através da qual pude favorecer a tomada de auto-gestão, autonomia, fortalecimentos dos vínculos familiares e sociais, mudança de percepção e de relações com o meio ambiente e modificação significativa de comportamentos acerca da produção e destinação do lixo. VEJAM O RESUMO E O SLIDE DA APRESENTAÇÃO.

Título
(Re)colhendo cidadania: psicologia ambiental no CRAS
ROZANA MARIA DA FONSECA

 Resumo

A presente experiência ocorreu no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, na cidade de Eunápolis/BA, através do Projeto Recolher e Transformar implantado em abril de 2010. O Direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado pode ser entendido como um pressuposto aos demais direitos, já que um ambiente de qualidade está relacionado com a dignidade de vida humana. Neste contexto, acredita-se que o Projeto é uma ferramenta importante para se trabalhar com as famílias a respeito de sua relação com o meio ambiente. O trabalho tem foco socioeducativo e de responsabilização acerca das questões ambientais. O projeto foi destinado aos usuários do CRAS com o objetivo de implementar um sistema de entrega voluntária de resíduos recicláveis, visando promover a educação ambiental; conscientização a respeito dos processos de reciclagem e reuso de resíduos; servir de modelo para aprimoramento de gestão de resíduos visando subsidiar, futuramente, a implementação de cooperativas, fornecendo alternativas de renda à população atendida pelo CRAS através da inserção da Economia Solidária a médio e longo prazo; facilitar e promover autonomia e autogestão. A implantação e execução do projeto se deram através da formação do grupo com os usuários do CRAS. Grupo com foco nas teorias e técnicas de Grupo Operativo de Pichón Rivière, psicologia ambiental e propostas da economia solidária. Cada integrante do projeto destinava o material reciclável doméstico para armazenamento e transporte conjunto num local indicado. Foram realizadas palestras interativas junto ao público envolvido, com as seguintes temáticas: Princípios básicos da coleta seletiva; Impactos socioambientais relacionados à disposição inadequada de resíduos; Classificação dos resíduos por origem e tipo e Reciclagem. Como resultados, ressaltamos: Auto-gestão, autonomia, fortalecimento de vínculos familiares e sociais, mudança de percepção e de relações com o meio ambiente. A experiência, portanto, nos indica um viés pelo qual a atuação do psicólogo no CRAS pode perpassar para atuar junto às famílias e comunidades. Palavras-chave: Atuação do Psicólogo no CRAS; Psicologia Ambiental; Meio Ambiente; Grupo Operativo; Economia Solidária.

Palavras-Chaves
1 – Atuação do Psicólogo no CRAS
2 – Psicologia Ambiental
3 – Meio Ambiente
4 – Grupo Operativo
5 – Economia Solidária
 
APRESENTAÇÃO
Clique abaixo para abrir o arquivo
(Re)colhendo Cidadania:Psicologia ambiental no CRAS
 

12 respostas para “(Re)colhendo Cidadania: psicologia ambiental no CRAS”.

  1. Avatar de luciane medeiros Machado
    luciane medeiros Machado

    Muito bom seu trabalho.também gostaria de ler seu artigo

    Curtir

  2. Avatar de Thiago Morilha
    Thiago Morilha

    Olá bom dia parece muito interessante seu trabalho. Poderia enviar-me mais material sobre??

    Curtir

  3. […] porque junto encaminhava uma apresentação ppt com etapas e dados atualizados do Projeto e resumo do trabalho que apresentei  no VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia em Salvador, 2011 na […]

    Curtir

  4. Avatar de Gisela
    Gisela

    Oi Rozana!!!
    Parabéns pelo excelente trabalho! É muito bom saber que existem profissionais tão preocupadas com o desenvolvimento da comunidade como vc!!!
    Vc poderia me enviar seu projeto na íntegra? EU gostaria muito de implantar no CRAS aqui em Campos! Meu email é giselafonseca01@gmail.com
    Fico no seu aguardo!!!
    Sucessos!!!
    Bjks!

    Curtir

    1. Avatar de rozanafonseca

      Oi Gisela! Obrigada pela participação e pelos elogios! 🙂
      Projeto enviado! mas tb podem acessá-lo clicando AQUI e Slide – apresentação (mais atual) clique AQUI
      Bjos

      Curtir

  5. Avatar de priscila
    priscila

    Óla Rozana,
    Parabéns pela iniciativa!
    Gostaria de receber o artigo na intriga e dados sobre o projeto, gostaria de implantar esse projeto no CRAS onde trbalho. meu email prisfernanda@hotmail.com
    att
    priscila

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Olá Priscila! QUE EXCELENTE NOTÍCIA!

      Enviei por e-mail o Projeto e a apresentação. Não tem um artigo ainda!
      dê uma olhada e qualquer coisa nos falamos! o projeto precisa ser reformulado, fazer o cronograma e outros pontos que surgiram depois….
      Bom trabalho ai e não desanime diante dos impasses e olhares duvidosos quanto a importância deste trabalho! aqui, após 1 e meio é que o Projeto ganhou adeptos e consequencia da paresentação no CONPSI!! mas tudo é no seu tempo e este assunto ainda é visto muito isolado da prática de cidadania e outros direitos – MAIS isolado ainda da atuação do psi!! então, o desafio é grande, mas possivel!!
      um abraço e conte comigo!

      Curtir

    2. Avatar de Rozana Fonseca

      Qual Municipio você atua?

      Curtir

  6. Avatar de Marília
    Marília

    Olá Rozana…
    Gostaria de ter acesso ao seu artigo! Parece ser uma experiência bem interessante. Atuo em CRAS no sertão da Bahia (região da caatinga), aqui trazemos uma experiência com agroecologia muito bem sucedida, inclusive com matagem de um centro público de beneficiamento de frutas e hortaliças.
    Estamos empoderando nossos usuários! Isso é muito bom!
    Aguardo um contato teu: mariliapsic@gmail.com
    Abraços

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Marília!
      Enviei por e-mail o Projeto e a apresentação. Não tem um artigo ainda!
      Achei muito interessante esste trabalho com o centro público de beneficiamento. Logo pensei que a linha que estamos implantando junto com o RET – Ptojeto de Compostagem e uso deste produto em agricultura urbana e ou jardinagem – seria muito útil ai! quando implantar aqui envio os detalhes pra você.
      Um abraço e bom trabalho!

      Curtir

  7. Avatar de Rozana Fonseca

    Querida Marília!
    recebo com muito amor seu carinho! é sempre um prazer contar com sua mediação aqui no blog! e com certeza é muito bom ouvir isso de pessoas comprometidas com a prática psi como você!!!!
    obrigada pelo carinho
    um bjo

    Curtir

  8. Avatar de MARILIA REIS
    MARILIA REIS

    Lindo, Zana!
    Parabéns mil vezes pela iniciativa!
    Muitas vezes as pessoas não valorizam iniciativas como a sua, achando que pequenas ações não renderão grandes frutos. Penso diferente deste grupo… Gosto muito de um versículo bíblico que nos diz: “não desprezeis os pequenos começos”…Acho que tudo que começa pequenino, com continuidade vai se firmando e crescento com mais solidez.
    Abraços e parabéns mais uma vez!

    Marilia Martins de Araújo Reis
    Psicóloga CRP03/02210
    Representante CRP03 – Subsede Eunápolis-Ba

    Curtir

Comentários