73 99981-0221

Psicologia no SUAS

Você está no Psicologia no SUAS

MDS lança caderno de Orientações SCFV e PETI


MDSClique para baixar o documento :Orientações Técnicas sobre o SCFV

Esta é uma publicação que se constitui em um importante instrumento para qualificar e dinamizar a organização e  implementação do PETI. As ações previstas neste documento servem como ponto de partida para que estados, municípios e Distrito Federal atuem fortemente na prevenção e erradicação do trabalho infantil e ampliem sua rede de proteção por meio da inclusão de crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Clique para baixar o documento: orientações técnicas PETI GESTÃO

Esta publicação que se constitui de um conjunto de diretrizes, conceitos, informações, orientações e procedimentos que tem como propósitos fundamentais orientar e apoiar os Estados, os Municípios e o Distrito Federal na coordenação, no planejamento, na execução e no acompanhamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

Boa Leitura!

Fonte: MDS

85 respostas para “MDS lança caderno de Orientações SCFV e PETI”.

  1. Avatar de Rose

    Obrigada pela colaboração com o trabalho dos Servidores do SUAS

    Curtido por 1 pessoa

  2. Avatar de Clemilda
    Clemilda

    ola Rozana, sou Coordenadora das Açoes e Estrategias do Peti no meu municipio. Voce poderia me ajudar, com algumas dicas sobre essas açoes?

    Curtir

  3. Avatar de ELIENE
    ELIENE

    Bom dia como faço para adquirir as cartilhas

    Curtir

    1. Avatar de Max Medeiros
      Max Medeiros

      Olá Eliene bom dia!

      Sou orientador Social do SCFV, da mesma forma como vocês, também estou sempre tentando me atualizar em busca de novos materiais que possam ajudar no desenvolvimento do meu trabalho. Acompanho este blog da Saudosa Rozana Fonseca há algum tempo, aqui encontrei vários materias que estão me ajudando muito. Vou enviar abaixo o link de alguns materias que encontrei no blog e também em pesquisas que tenho feito constantemente.

      Abraços e boa leitura.

      Max Medeiros
      Florânia/RN

      PERGUNTAS FREQUENTES – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Víncvulos – SCFV (Versão atualizada em 29 de Janeiro de 2016 – MDS) – http://painel.governomunicipal.com.br/uploads/pmmandaguari/noticia/arquivo/64252c72949a50cc2dcd48fe269294e86e825acb.pdf

      Novo Caderno de Orientações PAIF e SCFV – https://craspsicologia.files.wordpress.com/2016/01/caderno-de-orientac3a7c3b5es-paif-e-scfv-mds-2015.pdf

      Cadernos de orientações SCFV e PETI
      ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE O SERVIÇO DE
      CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 06 A 15 ANOS – https://craspsicologia.files.wordpress.com/2010/12/orientac3a7c3b5es-tc3a9cnicas-sobre-o-scfv.pdf

      Passo a Passo – Reordenamento SCFV

      Clique para acessar o passo-a-passo-reordenamento-scfv.pdf

      ORIENTAÇÕES TÉCNICAS GESTÃO DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO SUAS – https://craspsicologia.files.wordpress.com/2010/12/orientac3a7c3b5es-tc3a9cnicas-peti-gestc3a3o.pdf

      Coleção “Parâmetros Socioeducativos: proteção social para crianças, adolescentes e jovens”:
      (Caderno 1) Síntese – https://craspsicologia.files.wordpress.com/2013/04/parametros-acoes-socioeducativas.pdf

      (Caderno 2) Conceitos e políticas – https://craspsicologia.files.wordpress.com/2013/04/parametros-das-ac3a7c3b5es-socioeduc-cad-2.pdf

      (Caderno 3)Trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes de 6 a 18 anos – https://craspsicologia.files.wordpress.com/2013/04/parametros-das-ac3a7c3b5es-socioeduc-cad-3.pdf

      PERGUNTAS E RESPOSTAS – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( Versão atualizada em 23 de março de 2015 – MDS )

      Clique para acessar o PerguntasFrequentesSCFV_230315.pdf

      Caderno MDS: Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (2014) – https://craspsicologia.files.wordpress.com/2014/02/concepc3a7c3a3o-de-convivc3aancia-e-fortalecimento-de-vinculos.pdf

      Curtir

  4. Avatar de Helena
    Helena

    Oi Rozana, bom dia! todos os dias logo cedo acesso seu blog, as perguntas e respostas tambem respondem meus questionamentos.
    Rozana, Sou Coordenadora do Creas da minha cidade, Caetité-Ba. faz um ano que o Creas foi implantado aqui, ainda iremos iniciar atividades de grupo com crianças vitimas de violência e mulheres vitima de violência, para esses dois públicos distinto vc poderia me dar uma sugestão? gostaria de trabalhar algo diferente, entende? me ajude. Obrigada!!

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Helena, obrigada pelo comentário e pelas leituras constantes!
      Quanto a sugestão para trabalho em grupo fica difícil sugerir algo porque não conheço as demandas e o contexto. Mas posso dizer que o trabalho em grupo deve resultar das próprias demandas e desdobramentos do acompanhamento familiar com os sujeitos/famílias. Como está o acompanhamento familiar? tem um plano elaborado pela equipe de referência juntamente com a família? faça uma reunião técnica com a equipe para você identificar as principais demandas identificadas após os estudo dos casos e se todos entenderem que a metodologia de atendimento/acompanhamento em grupo é a mais indicada, lance mão dessas atividades – sendo, consequentemente vocês terão os temas a serem trabalhados – já apontados pelas famílias.
      Me retorne dizendo se o que pontuei tem sentido para a sua demanda, e se puder, deixe mais informações para continuarmos a trocar experiências.
      Um abraço e bom trabalho

      Curtir

  5. Avatar de Anelise Kelly
    Anelise Kelly

    Olá , boa tarde preciso do modelo de ficha e inscrição s.c.f.v sou Técnica de referencia do grupo de 06 a 15 anos , enviar no meu e-mail se possível. anelisepsi@hotmail.com

    Curtir

    1. Avatar de DIVANIA.
      DIVANIA.

      MODELO FICHA DE INSCRIÇAO DO CADASTRO DO SCFV

      Curtir

  6. Avatar de Denise Fernandes
    Denise Fernandes

    Bom dia! me chamo Denise Fernandes,gostaria de um modelo de ficha para cadastro de usuários ( crianças, adolescentes e idosos do SCFV,e se possivel algumas sugestões de atividades que possa ser desenvolvidas no SCFV. Obrigado

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Denise, eu não tenho este material para disponibilizar no momento! vamos ver se os leitores podem colaborar.. um abraço

      Curtir

  7. Avatar de thalyta
    thalyta

    oi , bom dia eu precisava de uma ficha e inscrição s.c.f.v ,meu email e; thalytaemaurilio@hotmail.com. Obrigada.

    Curtir

  8. Avatar de Rilza Alves

    muito legal, agora ficou mais fácil para entender, e tirar as dúvidas.

    Curtir

  9. Avatar de Claudete Lisboa Gomes de Oliveira
    Claudete Lisboa Gomes de Oliveira

    Ola, gostaria de receber orientações SCFV e o caderno , Cras Itariri SP

    Curtir

  10. Avatar de Patrícia
    Patrícia

    Olá Rozana, boa tarde. Sou coordenadora do Serviço de Convivência da minha cidade. Gostaria de uma ajuda, para atividades para o grupo de adolescentes. Estou tendo um pouco de dificuldade com tal grupo, uma vez que esses são bastantes “inflexível” no que tange a respeito de atividades no SCFV. Não gostam de palestras, não gostam de dinâmicas. São um tanto complicados nas atividades, gostaria de saber o que posso fazer, qual atividades de estimulo. estou um tanto preocupada com esses jovens. Uma vez que esses precisam de ajudam, pois a situação desses é bem vulneráveis. Desde já agradeço, atenciosamente Patrícia.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Patrícia,
      Fica difícil comentar, sugerir uma atividade apenas com essas informações, pois é preciso um estudo aprofundado da realidade da oferta do SCFV na sua cidade. Porém, seus comentários me fizeram refletir o seguinte: será que o SCFV é realmente uma resposta para as demandas desses adolescentes? como está o acompanhamento pelo PAIF? o acompanhamento foi sistemático de fato? o que possibilitou aos técnicos realizarem estudo e planejamento de acompanhamento familiar? (etapa fundamental para analisar se o SCFV é realmente a saída para geração de impacto social na família – o que nem sempre acontece, uma realidade da precariedade dos PAIF e PAEFI). Diante dessas reflexões, será que podemos dizer que são, os adolescentes, realmente “inflexíveis”?

      O que você acha? (espero sua nova visita)

      Um abraço
      Um abraço

      Curtir

  11. Avatar de Fabíola Sobrinho

    Boa tarde, gostaria que me enviasse o modelo de ficha cadastral.
    Amei o blog.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Fabíola, que bom que gostou do Blog, obrigada!

      Favor se inscrever no Blog para receber as atualizações. Assim, quando eu publicar você recebe por e-mail, pois não tenho como prever a data da publicação e enviar e-mails particularizados.

      Um abraço

      Curtir

  12. Avatar de Maria do Socorro
    Maria do Socorro

    Boa Noite, Sou Técnica do CRAS e estou precisando de um suporte, se possível, que deixasse um link ou então enviar-nos um modelo de ficha cadastral para os usuários do SCFV nas modalidades: 0 a6; 7 a 15; idosos.
    Agradeço pela atenção.
    Maria do Socorro de Sousa

    Curtir

  13. Avatar de Silvio Rangel
    Silvio Rangel

    Bom dia, Rozana Fonseca!
    Gostaria, se possível, que deixasse um link ou então enviar-nos um modelo de ficha cadastral para os usuários do SCFV – 06 a 15 anos.
    Sou orientador social do Serviço, mas precisamente da cidade de Piripiri – PI.
    Nós temos um modelo, porém o mesmo é de difícil manuseio, por isso venho, através deste canal solicitar sua ajuda quanto à resolução do “problema”.
    Ademais, parabéns pela iniciativa de ajudar-nos quanto aos serviços de convivência.

    Abraço!

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Sílvio! seja muito bem-vindo! adorei o nome da sua cidade 🙂
      Vou enviar um modelo…

      abços e bom trabalho

      Curtir

      1. Avatar de Andressa Xavier
        Andressa Xavier

        Boa noite Rozana…

        Fazendo uso das palavras do nosso colega de trabalho da politica de assistência social, o Silvio gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa deste blog, rico de informações ainda mais para nós psicólogos que nossa inserção no SUAS, é muito valiosa, porém ainda bem confusa nos desempenho do papel, mas enfim quero lhe pedir se você também pode estar me enviando seus modelos de ficha e se também tiver modelo de parecer para inserção no SCFV, gostaria que me enviasse no meu email,ok…bjos lhe aguardo.

        Curtir

        1. Avatar de Rozana Fonseca

          Oi Andressa! Muito obrigada pelo comentário e considerações!

          Vou organizar os modelos de ficha para publicar aqui no Blog, quanto ao parecer, eu não tenho e nem sei se é necessário. Acredito que não.
          Um abraço

          Curtir

    2. Avatar de Rosália
      Rosália

      olá Rosana ! sou coordenadora do scfv 6 a 15 de VIGIA- Pará e tenho as mesmas dificuldades do Sergio..

      Curtir

      1. Avatar de Rozana Fonseca
        1. Avatar de MARIA WELLIANE VERAS
          MARIA WELLIANE VERAS

          Manda pra mim tambem modelo de ficha cadastral para os usuarios do SCFV

          Curtir

  14. Avatar de Bruno Galvão
    Bruno Galvão

    Olá Sou Bruno sou Coordenador do Peti de Acrelândia Acre….E NÃO RECEBI AINDA A CARTILHA DO PETI, NÃO TENHO CONHECIMENTO DO SITE PARA ABAIXAR A CARTILHA PODERIA ME AJUDAR ?? meu e-mail e : cacaac15@hotmail.com , desde ja meu Muito Obrigado.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Bruno! satisfação em receber sua visita, seja muito bem-vindo!
      Me permite reproduzir a resposta que fiz a Gizéli! …Enviei os cadernos, mas lembro aos demais leitores que estes documentos estão disponíveis para download nos links do Post:
      Para baixar é só clicar a seguir:

      Clique para acessar o orientac3a7c3b5es-tc3a9cnicas-sobre-o-scfv.pdf

      Clique para acessar o orientac3a7c3b5es-tc3a9cnicas-peti-gestc3a3o.pdf

      Assim, vocês podem ter acesso direto aos cadernos, ou acessar site do MDS: http://www.mds.gov.br/
      um abraço e bom trabalho!

      Curtir

  15. Avatar de Gizéli s. Fuchter
    Gizéli s. Fuchter

    Olá Rozana! sou coordenadora do PETI em Taió e não recebemos estes cadernos e tb não consegui baixar vc pode me mandar?

    obrigada Gizéli

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Gizéli! bem-vinda aqui!
      Enviei os cadernos, mas lembro aos demais leitores que estes documentos estão disponíveis para download nos links do Post:
      Para baixar é só clicar a seguir:

      Clique para acessar o orientac3a7c3b5es-tc3a9cnicas-sobre-o-scfv.pdf

      Clique para acessar o orientac3a7c3b5es-tc3a9cnicas-peti-gestc3a3o.pdf

      Assim, vocês podem ter acesso direto aos cadernos, como vocês têm acessando o site do MDS!
      um abraço

      Curtir

  16. Avatar de chris
    chris

    Sou Assistente Social do CRAS do município de Peçanha – MG e gostaria de receber as cartilhas para atividades com os Idosos, nós aqui temos publico diferenciado, temos idosos q/ virao ao CRAS, gostam de oficinas, atividades e outro grupo que sao mais carentes, temos q/ fazer busca ativa, teremos q/ fazer o trabalho nos bairros pr dps traze-los no CRAS . E precisamos de um maior conhecimento e aprendizagem.
    Atenciosamente.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Chris! quais são as cartilhas? eu não tenho, mas sei que tem um caderno de orientações sobre SCFV para idosos, que será lançado em breve pelo MDS!
      um abço

      Curtir

  17. Avatar de ernandes
    ernandes

    Olá Estou assumindo a Coordenação do peti em mundo novo – ms e gostaria de saber como faço um planejamento ideal para trabalhar com os monitores e também com as crianças e adolescentes?

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Olá Ernandes! Bem-vindo!
      Acredito que não consigo ajudá-lo em algo tão especifico assim, sem conhecer sua realidade de trabalho, equipe … creio que para isso precisariamos nos comunicar bastante!!
      Mas, você assumiu a coordenação do Programa, onde a gestão do PETI é da Proteção social Especial, não é? o local onde ocorre as atividades com as crianças e adolescentes retiradas do trabalho é um núcleo de serviço de convivência e Fortalecimento de vínculos – SCFV que é da Proteção Social Básica. Como funciona aí?
      Abços

      Curtir

  18. Avatar de valquiria dom ingues de souza lima
    valquiria dom ingues de souza lima

    Rozana adorei sua contribuição, muito louvável, estou assumindo 3 PETIs aqui em JARDIM-MS e ja fui coordenadora de LP em minha escola gostaria de saber exatamente como fazer um planejamento dentro da minha realidade? ah ja tenho as cartilhas do PETI, obrigada!

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Valquiria, bem-vinda aqui e obrigada pelo carinho! Bom, acredito que precisariamos trocar mais informações sobre seu trabalho e sobre sua realidade aí, Não vejo como poderia ajudá-la apenas com essas informações repassadas. Quando vocÊ fala em 3 PETIs, como funciona aí? não seriam 3 unidades que ofertam Serviço de Convicência e Fortalecimento de Vínculos para crinaças e adolescentes – prioritariamente àqueles em situação de trabalho?
      Espero seu retorno!
      um abraço

      Curtir

      1. Avatar de maria neusa costa da silva
        maria neusa costa da silva

        Estou encantada com seu Blog, já tirei algumas dúvidas sobre o trabalho do PAIF, gostaria de um modelo de ficha para cadastro de usuários ( crianças, adolescentes e idosos do SCFV, se possível. Uma dúvida, a equipe técnica do CRAS, pode acompanhar outras famílias a não ser os familiares dos que participa do SCFV?

        Curtir

        1. Avatar de Rozana Fonseca

          Oi Maria,

          Fico muito feliz em saber que você gostou do Blog! Obrigada.

          Muitas pessoas me pedem essas fichas, mas eu sempre reluto em enviar porque considero difícil a apropriação de um instrumento sem as devidas orientações quanto ao uso e as finalidades de cada item, por exemplo: o que justificaria a existência de um item e não de outo? como e quanto preencher? a realidade de cada local e unidade precisa ser traduzida de alguma maneira no instrumento. Assim, penso que não resolveria muito. Mas vou analisar novamente e ver o que posso fazer.

          Quanto ao acompanhamento familiar, não só pode como deve. Lembrando que o SCFV é complementar ao PAIF e portanto é bom considerar que as famílias partem do PAIF para o SCFV e não o contrário. O que irá demonstrar efetividade e qualidade do acompanhamento do PAIF, e consequentemente, gerando um SCFV que responda às demandas dos usuários e faça sentido para eles e para as famílias.

          Um grande abraço e obrigada pela sua pergunta!

          Curtir

  19. Avatar de Francisca Neuma sarmento
    Francisca Neuma sarmento

    Bom dia!
    Sou Assistente Social do CRAS do município do Lastro – PB e gostaria de receber as cartilhas do PETI, não consegui baixar e o momento estamos capacitado os moitores. E precisamos de um maior cohecimento e aprendizagem.
    atenciosamente,

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Francisca! seja muito bem-vinda! e obrigada por me apresentar lastro! (adoro saber a cidade dos leitores 🙂 rsrs )
      Já atualizei o post, agora você conseguirá baixar os documentos! desculpe pela falha
      https://craspsicologia.wordpress.com/2010/12/10/mds-lanca-caderno-de-orientacoes-scfv-e-peti/

      Curtir

  20. Avatar de Carmen Pedroza

    Bom dia.,
    Sou Assistente Social e Apoio a Gestão e gostaria de receber os dois cadernos. E possível?

    Curtir

  21. Avatar de Andreia Luna

    Olá sou Coordenadora do Peti Santa Rita Pb , gostaria de receber os livros deste programa para melhor auxiliar a todos que fazem parte do Peti Santa Rita, Grata
    andreialuna@hotmail.com

    Curtir

      1. Avatar de Francisco Lopes R.Júnior
        Francisco Lopes R.Júnior

        Olá Rozana mim chamo Francisco e estou iniciando uma coordenação do PETI preciso de um material que mim deixe mas atualizado nesta aréa.Obrigado beijos

        Curtir

        1. Avatar de Rozana Fonseca

          Oi Francisco! bem-vindo e visite sempre!
          Atualizei a postagem sobre os doucuntos do PETI e SCFV
          Você terá acesso a 2 documentos:
          https://craspsicologia.wordpress.com/2010/12/10/mds-lanca-caderno-de-orientacoes-scfv-e-peti/

          Curtir

  22. Avatar de Erivaldo

    Olá sou Erivaldo coordenador do Peti,no municipio de Sape PB,e gostaria que alguem me enviasse estes manuais do programa.

    Curtir

  23. Avatar de Patricia lima Ortelhado
    Patricia lima Ortelhado

    Olá Rosana?!
    Me diz o material que está enviando sobre o Peti, poderia me enviar??
    Estou assumindo a coordenação, e está tão difícil de encontrar as diretrizes do Programa.
    Se tiver um plano anual do programa, e puder me enviar, seria muito maravilhoso.
    Abraços e adorei seu espaço…
    paty.ortelhado@hotmail.com

    Curtir

  24. Avatar de Elisete Pereira de Azevedo
    Elisete Pereira de Azevedo

    olá!rozana.me chomo Elisete sou de itacarambi,fiquei enteressada pela apostilla do peti,gostaria mito que mandasse para mim.obrigado.bjs….

    Curtir

    1. Avatar de rozanafonseca

      Oi Elisete, clique no link abaixo para baixar os cadernos:

      ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS

      Clique para acessar o pet-2-baixa.pdf

      Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS

      http://www.mds.gov.br/gestaodainformacao/biblioteca/secretaria-nacional-de-assistencia-social-snas/cadernos/orientacoes-tecnicas-gestao-do-programa-de-erradicacao-do-trabalho-infantil-no-suas/Miolo%20PET%201_alterado%202.pdf/
      Boa Leitura!

      Curtir

    2. Avatar de rozanafonseca

      Elisete, você consegue baixar os cadernos clicando nos links abaixo:

      ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS

      Clique para acessar o pet-2-baixa.pdf

      Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS

      http://www.mds.gov.br/gestaodainformacao/biblioteca/secretaria-nacional-de-assistencia-social-snas/cadernos/orientacoes-tecnicas-gestao-do-programa-de-erradicacao-do-trabalho-infantil-no-suas/Miolo%20PET%201_alterado%202.pdf/
      Boa Leitura!

      Curtir

  25. Avatar de maria nilza meira de souza
    maria nilza meira de souza

    preciso da cartilha nova do peti

    Curtir

    1. Avatar de rozanafonseca

      Oi Maria, clique nos links abaixo para baixar os cadernos:
      ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS

      Clique para acessar o pet-2-baixa.pdf

      Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS

      http://www.mds.gov.br/gestaodainformacao/biblioteca/secretaria-nacional-de-assistencia-social-snas/cadernos/orientacoes-tecnicas-gestao-do-programa-de-erradicacao-do-trabalho-infantil-no-suas/Miolo%20PET%201_alterado%202.pdf/
      Boa Leitura!

      Curtir

  26. Avatar de kassya
    kassya

    No primeiro momento quero parabenizá-la por sua atenção e partilha,creio que você seja um anjo na vida de todos que tem o compromisso de servir o próximo.Que Deus ilumine sempre seus caminhos e que sua luz possa resplandecer de graças a todos que precisem de sua ajuda.Gostaria muito de fazer parte de seu círculo de amigos on-line e receber informações inerentes ao SCFV de crianças ,jovens e idosos.Sou Técnica de referência dos serviços de convivência do CRAS Zita Cunha_Barcarena-Pará.meu e-mail kassyavls@gmail.com.

    Curtir

  27. Avatar de kerle santos da silva
    kerle santos da silva

    sou educadora social do peti,preciso da cartilha atual do peti .antas-ba.kerle…

    Curtir

  28. Avatar de Maria Aparecida Dantas
    Maria Aparecida Dantas

    Sou coordenadora do PETI do Meu município Aguiar -Pb e gostaria de receber modelo de plano de ação para o pETI

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Maria,
      O PETI, aí já está vinculado ao CREAS ( unidade de gestão e equipe de acompanhamento inicial?) eu não tenho esse documento!!

      Curtir

    2. Avatar de patricia
      patricia

      Olá maria aparecida, vc já conseguiu esse documento do PETI? Patricia CRAS Rio de Janeiro

      Curtir

  29. Avatar de KARLA PAIXAO
    KARLA PAIXAO

    DESCULPE ESPRESSEI ERRADO O QUE REALMENTE EU DESEJO.
    O NOME CORRETO É: Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS
    E TAMBEM O CADERNO DE OFICINAS DE POSSIVEL.
    OBRIGADA!
    KARLA PAIXÃO

    Curtir

  30. Avatar de KARLA PAIXAO
    KARLA PAIXAO

    OLÁ ! SOU KARLA PAIXÃO, ADOREI A 2 VERSÃO DA CARTILHA Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS. POR GENTILEZA SOU EDUCADORA SOCIAL DO PETI DE MINHA CIDADE EM MINAS GERAIS. ME ENVIE ESSA CARTILHA POR FAVOR. DESDE JÁ ! MUITO OBRIGADA
    MEU E – MAIL: karladapaixao@hotmail.com

    Curtir

  31. Avatar de valdiane gomes dos santos
    valdiane gomes dos santos

    Tambem gostaria de receber a cartilha do PETI gostei muito ,envia pelo meu email.

    valdianegsantos@hotmail.com

    abraços.

    Curtir

  32. Avatar de Denair Sagrilo
    Denair Sagrilo

    Oi, sou Denair – assistente social do CRAS de Firminópolis-GO, Gostaria de receber a cartilha para estar mais preparada no acompanhamento do programa em meu município.
    meu email desagrilo@yahoo.com.br
    aguardo resposta.

    Curtir

  33. Avatar de Silvia Regina
    Silvia Regina

    Oi meu nome é Silvia sou coordenadora do PETI em Casa Nova Bahia e queria por favor que me esclarecesse uma duvida,quem é beneficiario do bolsa famila não recebe o bolsa peti?
    E queria q me mandasse algumas atividades ludicas mais exercidas no peti.
    Att. Silvia

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Oi Silvia,
      Os dois programas são integrados, e depende da renda família: as famílias que recebem menos de 140 por pessoa, receberão o PBF e o PETI ( claro tendo algum membro em trabalho infantil) já aquelas que o recebimento ultrapassa 140,00 terá a transferencia apenas do PETI!

      Curtir

  34. Avatar de Flavia Dória
    Flavia Dória

    Rosangela mim tire uma duvida em relação a logomarca padronizada do PETI,
    se possivel envie uma pra mim.

    Flavia Dória de Feira nova-SE.
    Um abraço.

    Curtir

  35. Avatar de Flavia Dória
    Flavia Dória

    Oi Rosangela de Neópolis!Meu nome é Flavia, estou como Secretária dê Ação Social de Feira Nova-SE.
    Gostaria que você mim enviasse a cartilha do PETI, pois não tive acesso ainda.
    Agradeço desde já pela compreenção.
    Um Abraço!!

    Curtir

  36. Avatar de rosangela
    rosangela

    BOM DIA SOU ROSANGELA COORDENADORA DO PETI DO MUNICIPIO DE NEÓPOLIS E NÃO RECEBI AINDA A CARTILHA DO PETI, NÃO TENHO CONHECIMENTO DO SITE PARA ABAIXAR A CARTILHA PODERIA ME AJUDAR OU ENVIAR A NOVA CARTILHA O MEU. EMAIL: cras.neopolis@hotmail.com desde já agradeço e fico no aguardo

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Enviei por e-mail! mas segue
      link MDS onde as cartilhas estão disponiveis http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/biblioteca
      abços

      Curtir

  37. Avatar de Ana Gabriela Reis Pereira
    Ana Gabriela Reis Pereira

    Meu Município, ainda não recebeu o caderno, por favor enviar para o PETI de Icatu – MA, situado no Povoado Baiacui,CEP:65170-000 ou para o imail:anagabizinha2011@hotmail.com.
    De já agradecemos a sua atenção.

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Ana, já enviei por e-mail!
      caso tenha algum problema segue link site MDS onde as cartilhas estão disponiveis http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/biblioteca
      abços

      Curtir

  38. Avatar de
    Anônimo

    Meu Município, ainda não recebeu o caderno, por favor enviar para o PETI de Icatu – MA, situado no Povoado Baiacui,CEP:65170-000 ou para o imail:anagabizinha2011@hotmail.com.
    De já agradecemos a sua atenção.

    Curtir

  39. Avatar de
    Anônimo

    Bom dia, me chamo Jehnyffer e sou coordenadora do Sistema SUAS/WEB e SISPETI do município de São Miguel do Guamá, e gostaria que me enviasse via email as cartilhas para que sejam repassadas ao coordenador e demais funcionários do PETI. Desde já agradeço a disponilibiade. Att, Jehnyffer.

    jehnyffer@yahoo.com.br

    Curtir

    1. Avatar de Rozana Fonseca

      Olá,
      Já enviado!
      abços

      Curtir

  40. Avatar de Rozana Fonseca

    oi Pessoal,
    Por favor, deixem o e-mail ao solicitar o envio do material!!
    aguardo e-mail de vocês para resposta!
    abços

    Curtir

  41. Avatar de
    Anônimo

    Olá sou Arneudo Cesar coordenador do PETI ,no Município de Nova Russas,e gostaria que alguém me enviasse estes manuais do Programa.Grato,arneudocesar@hotmail.com

    Curtir

  42. Avatar de
    Anônimo

    Sou coordenador do PETI no municipio DE Nova Russas,Arneudo Cesar,e gostaria que alguem poderia me enviar,os cardernos aqui supracitados.Arneudocesar@hotmail.com.grato.

    Curtir

  43. Avatar de Nelci Bast
    Nelci Bast

    Olá, sou do municipio de Aral Moreira e gostaria de saber se toda criança cuja familia é beneficiária do Bolsa Familia deve ser inserida no PETI, ainda que ésta nao esteja no trabalho infantil ?Ou seja, familia benificiária, logo, filhos no Peti?

    Curtir

  44. Avatar de DANIELLA KARLA
    DANIELLA KARLA

    MEU MINICIPIO (PORTEIRINHA) AINDA NÃO RECEBEU O CADERNO, PODE ME ENVIAR POR EMAIL? OBRIGADA!

    Curtir

  45. Avatar de Silvana Souza Aux Adm PETI Três Corações MG
    Silvana Souza Aux Adm PETI Três Corações MG

    Favor alguém me envie por email a apostila pois não consigo baixar. Muito obrigada!!!

    Curtir

  46. Avatar de Alysson Urbano
    Alysson Urbano

    não consigo baixar os cadernos alguem pode me enviar?

    meu email é urbanoalysson@gmail.com

    desde ja agradeço

    boa tarde

    Curtir

  47. Avatar de rozanafonseca

    Oi Sandra,
    já enviei os arquivos para seu e-mail.
    confira se recebeu.
    bjos

    Curtir

  48. Avatar de sandra
    sandra

    Meu municipio ainda não recebeu, e eu também não consegui baixar, pois sempre aparece a mensagem que o arquivo está corrompido. Alguém que baixou pode me enviar por email? por favor

    Curtir

  49. Avatar de Lívia Costa
    Lívia Costa

    Muito obrigada por compartilhar estas informações preciosas.
    Abçs

    Curtir

  50. Avatar de Marilia Martins de Araújo Reis
    Marilia Martins de Araújo Reis

    Muito interessante!

    Marilia Martns

    Curtir

Comentários