CRAS Brasil à fora!!!!!!!
Prezados Profissionais atuantes nos CRAS de todos os Estados brasileiros!
Este blog pode divulgar a existência, os eventos e o fazer do seu CRAS. Basta enviar os dados para rozanafonsecapsi@hotmail.com, ou deixe os dados através de comentários.
Roteiro:
- Nome do(S) CRAS
- Tempo de funcionamento
- Endereço completo
- Cidade Porte (nº habitantes)
- Equipe profissional
- Eventos
- Principais atividades
- E outros dados que julgarem relevantes
Olá, sou psicóloga, trabalho no CRAS São Sebastião do Tocantins há um ano,o mesmo foi inaugurado em julho de 2009,contamos com assistente administrativo, auxiliar de cozinha, 1 assistente social.
Trabalhamos com 3 grupos,sendo eles:
Grupo de gestantes-nele temos palestras educativas com profissionais da saúde,orientações psicológicas,dinâmicas de grupos,fazemos entregas de kits maternidades de acordo com a participação das mesmas.
Grupo dos idosos – acontecem eventos em média 2 vezes ao;
mês;
Grupo família.
Estou interessada em montar o grupo com crianças, porém tenho a dificuldade de materiais pedagógicos.
No ínicio do ano,mudamos a sede, e agora estamos a realizando as reuniões no próprio CRAS.
Aos poucos a comunidade vai percebendo a importância deste no município e o quanto pode contribuir para uma melhora na proteção a criança e ao adolescente,interação social, orientação quanto aos direitos sociais.
Você está de parabéns quanto a divulgação, espero manter contato,depois mandarei fotos dos nossos eventos.
UM Grande abraço
CurtirCurtir
Oi Michelle,
vou divulgar seu CRAS!
as dificuldades em relação espaço físico e material de trabalho realmente são entraves para o nosso trabalho, mas o desejo de atuar para e com os usuários ultrapassa essa barreira tão comum nos CRAS.
obrigada e aguardo mais contatos
abçs
CurtirCurtir
Oi Imaculada,
Agradeço sua participação!
Bom, para eu tecer algumas sugestões de atividades, eu gostaria de saber:
Qual a faixa etária dos jovens? são participantes do PROJOVEM?
Será você a profissional facilitadora da oficina? quais profissionais fazem parte de sua equipe?
Quando vocês diz: “jovens descrentes” é porque não há aderencia deles nas oficinas já propostas? não há demanda? o que é?
Imaculada, fiz perguntas ao invés de respondê-la, mas não ficaria à vontade para sugerircomentar oficinas sem essas informações!
Espero que possamos trocar importantes experiências!
Aguardo suas colocações
um grande abraço.
CurtirCurtir
Estou iniciando no Cras de Bom Repouso-MG,como coordenadora pedagoga,e estou pedindo orientação de como trabalhar com jovens,como trazer estes jovens descrentes para asoficinas,e quais oficinas seria ideal para começarmos.Agradeço muito estas orientações,irá ajudar-me a começar este trabalho,muito agradecida e um grande abraço.
CurtirCurtir
1) Centro de Referência da Assistência Social de Munhoz de Mello – PR
2) Desde outubro de 2005. O nosso CRAS foi um dos primeiros a ser instituídos no Paraná e já tem quase 5 anos de atuação.
3) Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 680
4) Munhoz de Mello tem cerca de 3.500 hab. e a gestão do CRAS é básica, embora a gente desenpenhe algumas atividades relativas a gestão especial.
5) Nosso órgão gestor é separado do CRAS e tem 1 Assistente Social responsável por este departamento. Na Casa da Família contamos com 1 Assistente Social, 1 Psicóloga, 1 Secretária, 1 Advogada, 1 Responsável pelo cadastro do Bolsa Família, 1 Assessora Geral.
6) Realizamos diversos eventos, grupos, cursos, reuniões/encontros…basta acessar o blog de Munhoz para ter mais informações!
7) O que torna o CRAS de Munhoz referência no Paraná são os trabalhos com grupos. Atualmente temos 9 grupos em andamento e planejando mais 2 que será realizado em parceiria com a saúde.
CurtirCurtir